PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Caem casos de irregularidade no teor de biodiesel


BiodieselBR.com - 23 mar 2011 - 06:49 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O número de casos de irregularidades no diesel B5 comercializado no Brasil continua em queda, de acordo com o Boletim da Qualidade dos Combustíveis divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O levantamento mostra que 3,2% das amostras coletadas no mês passado não estavam em conformidade com as exigências legais. Em janeiro, as irregularidades chegaram a 3,6%.

O principal problema encontrado em fevereiro foi o aspecto, que responde por 45,4% dos casos de não conformidade. No mês anterior, esse percentual era de 50,7%. O teor de biodiesel na mistura ainda ocupa a segunda posição, com 31,6% dos casos irregulares, situação menos ruim que a encontrada em janeiro, quando esse indicador atingiu 32,6%.

Na comparação entre as unidades da federação, que é feita trimestralmente, o Amazonas ampliou sua liderança nos casos irregulares, com 21% das amostras, contra 14,6% no trimestre anterior. Naquele estado, o teor da mistura foi a principal irregularidade, respondendo por 95,1% das amostras fora do padrão.

Já o Distrito Federal e os estados do Amapá, Goiás, Piauí, Rondônia e Tocantins não apresentaram registro de irregularidades no diesel no trimestre. Destes, só Goiás teve casos de não conformidade no trimestre anterior, atingindo 1,2% das amostras.

Ari Silveira - BiodieselBR.com