PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Brasil tem 11 usinas autorizadas a exportar biodiesel


BiodieselBR.com - 15 mar 2011 - 14:29 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O Brasil tem atualmente 11 usinas autorizadas a exportar biodiesel. As exportações, no entanto, ainda não ocorrem por falta de competitividade no mercado externo, em razão das políticas cambial e tributária do país e do protecionismo das nações ricas.

A autorização de exportação é emitida pela ANP, que também emite uma permissão para importação de biodiesel. Atualmente apenas quatro usinas receberam esta concessão. A legislação em vigor proíbe o uso de biodiesel importado ou produzido a partir de matéria-prima importada na mistura obrigatória, portanto as eventuais importações devem suprir apenas necessidades de consumo interno, como pesquisa e testes em laboratório.

Todas as autorizações fornecidas pela ANP foram concedidas em 2007, 2008 e 2009. Nenhuma nova autorização foi emitida nos últimos 17 meses.

Enquanto isso, a Argentina, que oferece redução de até 30% nos tributos sobre o biodiesel vendido ao mercado externo, é o maior exportador mundial do produto, destinado principalmente à Europa e aos EUA. O país vizinho também incentiva o mercado interno, onde o percentual da mistura obrigatória já está em 7% e deve chegar a 10% no próximo semestre.

Usinas autorizadas a exportar e importar:
ADM, Biopar, Fiagril
Usinas autorizadas a exportar:
Agrenco, Brasil Ecodiesel, BSBios, Caramuru Alimentos, CLV, Comanche, Granol e Oleoplan.
Autorizadas a importar
DVH Chemical

mapa_exportar.jpg

Ari Silveira - BiodieselBR.com