PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Aprobio quer PNPB 2 e entrega carta com reivindicações ao ministro da agricultura


BiodieselBR.com - 01 set 2011 - 15:35 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) entregou hoje uma carta com reivindicações do setor ao ministro a Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, que ficou de analisar as propostas. O documento – chamado Carta da Expointer – foi elaborado durante o painel organizado pela associação no último dia 29 de agosto durante a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) e leva as assinaturas de diversas entidades e organizações ligadas ao segmento.

A carta detalha as questões mais importantes para o crescimento do biodiesel, elencadas pelos empresários do segmento e representantes de outros elos da cadeia produtiva. A ideia é contribuir para o novo marco regulatório do biodiesel e chegar ao que a Aprobio está chamando PNPB 2. Segundo a associação, é preciso alcançar um equilíbrio entre a demanda e a capacidade instalada. A proposta é aumentar a adição de biodiesel no óleo diesel mineral para 10% até 2014 e chegar aos 20% em 2020.

Mas o aumento da demanda seria só a primeira demanda e propõe outras melhorias para o setor. A carta detalha a necessidade de correções na tributação do setor, de criar políticas que apóiem a exportação de biodiesel, de inclusão social para a agricultura familiar e de melhorias na logística. Segundo o presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella as medidas descritas na carta não trariam benefícios apenas para os fabricantes de biodiesel, mas para toda a cadeia produtiva desse biocombustível.

Cópias do documento também serão entregues à presidente Dilma Rousseff, ao ministro de Minas e Energia Edison Lobão, ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, a ministra da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, e ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel.


 

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Aprobio