PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

ANP segura o resultado do releilão de biodiesel


BiodieselBR.com - 28 jun 2011 - 07:56 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A Portaria 274 editada pelo MME em 26 de abril de 2011 estabeleceu as regras do 22º Leilão de Biodiesel da ANP e trouxe uma enorme novidade em termos de transparência para no mercado nacional de biodiesel: a partir de agora os resultados dos releilões pela Petrobras precisam ser publicamente divulgados. Contudo, dez dias após encerrado o releilão, a ANP ainda não deu qualquer sinal de quando pretende divulgar os dados.

Segundo BiodieselBR apurou, os resultados do releilão realizado entre os dias 13 e 17 de junho foram repassados à ANP na segunda-feira da semana passada, e, até o momento, eles ainda não foram divulgados pela agência reguladora. Contatos com a assessoria de imprensa da ANP não foram retornados até o fechamento desse texto.

Até hoje, o mercado de biodiesel é transparente pela metade. Os leilões de biodiesel da ANP – por meio dos quais a Petrobras e a Refap adquirem das usinas o biodiesel – são realizados pelo sistema ComprasNet que permite qualquer cidadão acompanhar os resultados das negociações com elogiável grau de transparência. Contudo, essa é só metade da história. O biodiesel adquirido nos leilões precisa ser repassado para as distribuidoras de combustíveis que, na prática, é quem faz a mistura do biodiesel no diesel fóssil, e é aí que os releilões entram. Estes releilões são realizados por meio da Petronect, sistema que só pode ser acessado por usuários cadastrados. Até hoje os resultados dessa etapa têm sido mantidos longe dos olhos do público e o preço final do biodiesel e o lucro da petrobras nessa operação é desconhecido . A Portaria 274 mudou isso ao determinar que ANP publique em seu website os resultados do releilão.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com