PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cooperativas

MDA prorroga prazo de chamamento para fortalecimento de cooperativas


MDA - 14 nov 2011 - 06:44 - Última atualização em: 28 fev 2012 - 11:44

A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) por meio da Coordenação Geral de Biocombustíveis altera para 18 de novembro o prazo para envio de propostas para o Chamamento Público Cooperativas.

A partir do Chamamento serão selecionadas oito projetos para o Fortalecimento da Participação de Cooperativas da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – PNPB, das Regiões Centro Oeste, Nordeste e Semi árido.

As cooperativas proponentes devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP jurídica, devidamente, regularizada ao MDA.

Para apresentação das propostas as cooperativas devem acessar o Portal de Convênios SINCOV e incluir a proposta no programa 4900020110120.

Os beneficiários diretos do chamamento vão ser agricultores familiares vinculados a cooperativas que tenha seus projetos selecionados pelo MDA. As três regiões foram escolhidas para participarem do processo seletivo por apresentarem fragilidades que dificultam a sua participação de forma eficiente e sustentável no PNPB.

Dados do último balanço do MDA de 2010 apontam que, atualmente, 16 cooperativas situadas na região centro-oeste, nordeste e semiárido participam do Programa, e que, as três regiões juntas entregaram no ano cerca de R$ 100 milhões em aquisição de matéria prima de aproximadamente 21 mil famílias de agricultores cooperados.