PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cooperativas

Governo do Ceará organiza seminários para produtores familiares


BiodieselBR.com - 06 nov 2012 - 15:11 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
seminarios af_ceara_061112
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará está organizando uma série de 12 seminários especialmente desenvolvidos para divulgar o Programa de Biodiesel entre os pequenos produtores rurais do estado. A programação se estende até o dia 30 de novembro e vai passar por 12 cidades.

O primeiro desses eventos está marcado para amanhã (7) no município de Itapajé – no norte do estado. As atividades começam às 08h no, no auditório da Ematerce.

De acordo com o assessor técnico do Programa de Biodiesel do Ceará, Carlos Alberto Farias, os encontros vão discutir sobre distribuição de sementes, plantio, capacitação para uso de batedeiras de mamona e a forma de pagamento dos incentivos oferecidos aos agricultores. “Cada evento contará com participação de uma média de 100 produtores. Vamos discutir com eles e nossos parceiros as estratégias e perspectivas do programa para 2013”, frisou.

Os seminários vão contar com a presença de parceiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Instituto Agropolos, cooperativas e secretarias municipais de agricultura.

Esse ano, o Programa Biodiesel do Ceará está acompanhando 25.000 agricultores familiares que cultivaram uma área superior a 30,5 mil hectares cuja produção superou a 3,6 mil toneladas de oleaginosas (especialmente mamona e girassol). Para apoiar esses produtores, a SDA entregou ao longo do programa 250 batedeiras de mamonas e construiu 07 minifábricas de adubo orgânico para os agricultores familiares – outras 10 minifábricas e uma extratora de óleo estão em fase de conclusão.

Recentemente uma equipe do Governo Estadual do Ceará realizou uma série de visitas técnicas em áreas de pesquisa da Embrapa para conhecer melhor experiências de produção de oleaginosas pela agricultura familiar.

Calendário dos seminários regionais do Programa Biodiesel do Ceará:
Dia 07 - Itapajé, no auditório da Ematerce
Dia 08 - Uruoca
Dia 08 - Aiuaba
Dia 16 - Assaré
Dia 19 - Choró Limão
Dia 20 - Itatira
Dia 21 - Boa Viagem
Dia 22 - Monsenhor Tabosa
Dia 26 - Cedro
Dia 27 - Saboeiro
Dia 29 - Croatá
Dia 30 - Viçosa do Ceará

Fábio Rodrigues – BiodieselBR
Com informações Assessoria SDA