PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
2007

Encerramento


Luiz Pereira Ramos - 08 nov 2007 - 13:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Boa tarde,

Neste momento, a sessão de encerramento do International Biodiesel Congress está em andamento. Nela tivemos a oportunidade de apresentar uma palestra sobre as perspectivas da indústria do biodiesel na América do Sul, com enfoque, é claro, no estado-da-arte em que nosso programa nacional se encontra. Mais do que comentar sobre esta inesquecível experiência, quero desde já divulgar a minha disposição em divulgar o conteúdo de minha apresentação oral através desta página, algo que deverei discutir com o “staff” do BiodieselBR tão logo retorne a Curitiba, no dia 12 de novembro.

Sobre o evento que ora se encerra, tenho a interpretação de que vivemos um dos melhores programas técnicos já elaborados sobre o tema, com sessões técnicas bastante objetivas e muito bem elaboradas, envolvendo temas de extrema importância para o setor.

Diferentemente de outros eventos em que tivemos a oportunidade de participar, muitas novidades bastante alvissareiras foram apresentadas e/ou discutidas, como os resultados da operação em larga escala de pelo menos três unidades de produção baseadas em catálise heterogênea, o despertar de um programa voltado à harmonização das especificações internacionais do biodiesel (incluindo ésteres etílicos), as repercussões bastante polêmicas do crescimento internacional (por muitos considerado desenfreado) da indústria do biodiesel, as dificuldades atualmente enfrentadas pela indústria para a aquisição de matéria-prima, a apreensão da Comunidade Européia sobre a expansão da produção em áreas como a Argentina, o Brasil e a Indonésia, dentre outras. Inicio agora o meu retorno a Curitiba, de onde pretendo redigir novas informações sobre o evento.

Luiz Ramos
Quarta-feira, 07/11, 16:40 h.

PS: Por dificuldades na conexão só consegui enviar o texto hoje.