Esgoto ou biodiesel?

// 31 março 2010 // Energia renovável

Esgoto ou Biodiesel?

Esgoto ou Biodiesel?

Depois de passar anos defendendo a produção de biodiesel na periferia das grandes cidades, uma boa noticia vem de Teresina no Piauí. A Agespisa, empresa pública de água e saneamento instalou uma pequena usina de biodiesel utilizando como matéria-prima o óleo de cozinha usado. É a primeira empresa de saneamento a investir em biodiesel no Brasil.

Para cada litro de óleo usado entregue pelo consumidor a Agespisa dá um desconto de R$ 0,30 na conta de água.

A decisão acertada da Agespisa em transformar em combustível o óleo de fritura carrega junto duas vantagens econômicas. Menores gastos com compra de diesel e redução dos custos no tratamento do esgoto e de manutenção da rede.

As empresas de saneamento em sua grande maioria são públicas, dos estados ou dos municípios e até hoje pouco ou nada fizeram em relação ao biodiesel. Como também nenhuma empresa de saneamento fez algum estudo técnico e de viabilidade, se o fez não foi divulgado.

Não se sabe até hoje se a transformação do óleo residual de cozinha em biodiesel é economicamente viável para as companhias de saneamento. Mas, pelo que a Agespisa está pagando pelo óleo usado, sem dúvida o biodiesel produzido com essa matéria-prima irá competir com o preço do diesel com boa folga, caso consiga escala.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login