Crescimento da canola: produzindo e vendendo

// 15 setembro 2010 // Matéria-prima

Produtor em campo de canola

Produtor em campo de canola

No último levantamento da produção divulgado pela Conab no início do mês foram apresentados novos números referentes ao plantio e produção de canola no Brasil. No relatório de agosto a área de plantio prevista pela Conab era de 33,9 mil hectares, agora são 45,9 mil hectares. A produção também subiu de 45 mil para 60,7 mil toneladas. Um salto de 43,9% em relação à safra de 2009.

Muito pouco, especialmente se levarmos em conta a área disponível brasileira. Entretanto, serve de alento o fato de que ano após ano a área de canola vem crescendo com o apoio das usinas de biodiesel. A venda da produção sempre foi um grave problema do produtor rural, que costuma dizer: produzir é “fácil”, difícil é vender. As usinas de biodiesel podem mudar essa situação.

Os estados que mais plantam canola são o Rio Grande do Sul e o Paraná, com o apoio de usinas de biodiesel que garantem a compra antecipada da produção a um preço idêntico ao da soja. Com essa garantia alguns produtores deixaram ou reduziram o plantio de trigo, que não tem garantia nenhuma de compra, e plantaram canola.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login