A poluição e o aumento no uso de biodiesel

// 06 julho 2009 // Biodiesel

“Com mais biodiesel cai a importação de diesel”. Esta foi a manchete que circulou em jornais na semana passada junto com a entrada do B4. As notícias ressaltavam a vantagem econômica proporcionada pelo biodiesel na nossa balança de pagamentos. No entanto este incremento proporciona muito mais que isso, tanto no aspecto financeiro como em outras áreas.

Com mais biodiesel teremos, além de menos dólares enviados ao exterior, menos poluição, mais empregos no campo e conseqüentemente mais renda. Com um ar de melhor qualidade nos grandes centros urbanos cai o número de internações hospitalares e reduz os custos do SUS – Sistema Único de Saúde, além do ganho na qualidade de vida.

Segundo a USP, o ar da cidade de São Paulo tem 28,1 microgramas de poluentes por metro cúbico, quando o limite aceitável da Organização Mundial da Saúde (OMS) são de 10 microgramas pro metro cúbico. 42% dessa poluição é ocasionada pelo uso do óleo diesel de petróleo.

Os ganhos financeiros proporcionados com a melhora na qualidade e tempo de vida são muito difíceis de mensurar, mas é fácil compreender que o valor economizado será muito maior que o gasto com as importações de diesel.

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login