Óleo de cozinha: dever do Estado

// 02 fevereiro 2009 // Biodiesel

Quem vai começar recolher óleo de cozinha usado precisa entender que esta tarefa não é uma coisa nova. O recolhimento de óleo existe há muito tempo. Novo é o seu destino. Antes virava sabão, detergente, massa de vidro, agora pode virar biodiesel.

Quem recolhia o óleo concentrava seus esforços nos grandes produtores de óleo usado, cozinhas industriais, restaurantes, pastelarias. Não se preocupava com o óleo domiciliar.

Uma coisa é recolher num único endereço 200 litros de óleo usado. Outra coisa bem mais difícil é recolher 200 litros passando por 100 endereços.

Porém, o principal problema a ser enfrentado é a mudança de hábito das famílias. Por décadas, o normal, o natural é despejar o óleo na pia da cozinha, isto precisa mudar. Mas mudar como? Nem um empresário tem o dever, tempo e dinheiro para a reeducação. Isto é obrigação do Estado. Já falei sobre isso anteriormente e a inércia do governo foi alvo de crítica em reportagem recente da revista BiodieselBR.

A quantidade de óleo de cozinha domiciliar é dezenas de vezes maior do que dos restaurantes, mas espalhados em milhares de endereços.

Por isso defendo há muito tempo que qualquer iniciativa dessa ordem passe por parcerias com prefeituras ou estado.

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login