Nova Especificação para o Biodiesel Americano

// 30 outubro 2006 // Biodiesel

BQ-9000 Accredited Producer

A ASTM International lançou novo padrão para o biodiesel a fim de garantir que as misturas até 20% sejam compatíveis com as novas tecnologias do diesel. O novo padrão D 6751-06a modifica os limites de cálcio e magnésio, que podem ser adicionados durante a fabricação do biodiesel.

A especificação americana já tinha sido modificada no início desse ano, quando foram estabelecidos novos limites para o sódio e potássio no biodiesel. Dois elementos que são encontrados nos catalisadores.

Ao contrário do Brasil, os EUA não possuem uma especificação única para o biodiesel, assim como não tem um percentual de mistura definido. Cada estado americano adota uma política e um padrão para o biodiesel. Vocês podem imaginar a desconfiança que isso provoca nos consumidores preocupados com seu carro diesel.

ASTM logoPor isso já há muito tempo tenta se estabelecer um padrão único, como está propondo a NBB (National Biodiesel Board), que em conformidade com os estados, pretende adotar o ASTM D6751, avaliar os procedimentos e analisar as amostras. Mais ou menos o que já está definido como responsabilidade da ANP aqui no Brasil.

Também surgem iniciativas voluntárias que ganham força, devido a grande desconfiança dos consumidores, como o BQ-9000. Um programa que visa identificar nos EUA todos os produtores e distribuidores que comercializam biodiesel dentro do padrão ASTM D6751.

Fica claro para nós que o modelo americano apresenta diversas fragilidades e quando o colocamos em comparação com o programa brasileiro, percebemos que no Brasil foi criada uma estrutura mais sólida e teremos condições de desenvolver um programa muito mais ambicioso.

Catálogo do biodiesel 2010



Um comentário em “Nova Especificação para o Biodiesel Americano”

  1. […] A quantidade de produtores americanos que atendem as especificações (certificado BQ-9000) está crescendo rapidamente. […]

Deixe o seu comentário

Login