Scania libera 100% de biodiesel em seus caminhões

// 22 setembro 2006 // Biodiesel

Na Europa, no início do mês, a Scania divulgou nota permitindo o uso de b100 em caminhões sem qualquer modificação nos motores:

Devido ao crescimento da demanda por biocombustíveis, a SCANIA decidiu depois de muitas investigações, permitir o uso de 100% de biodiesel. O objetivo é dar aos nossos clientes a possibilidade de usarem biodiesel em seus veículos Scania.

ScaniaEsta autorização faz da Scania a primeira e por enquanto a única do setor a permitir o uso de B100. Em breve veremos as demais empresas seguindo pelo mesmo caminho, uma vez que não se encontram problemas causados pelo biodiesel nos motores e este ainda apresenta diversas vantagens técnicas e ambientais.

Mas se você é um feliz proprietário de um caminhão Scania, não pense em amanhã já encher o tanque com biodiesel B100, primeiro porque você não vai encontrar lugar nenhum vendendo biodiesel puro e depois a autorização é válida apenas para o biodiesel dentro da especificação européia.

Catálogo do biodiesel 2010



10 Comentários em “Scania libera 100% de biodiesel em seus caminhões”

  1. Carlos disse:

    Uma otima ações, essa medida deveria se estender por todo o planeta e para todas as montadoras, a humanidade deveria cobra mais isso.

  2. Oscar Armando Baldoni disse:

    Naturalmente. Parabenizo à Scania (o “Rolls Royce” dos caminhões. Minha formatura de técnico em automotores em 1960 foi calculando um caminhão na ponta do lapis (não tinhamos outra forma). A especificação européia deve passar a ser mundial. Uma campanha deve ser feita, esclarecendo todos os perigos da adulteração dos combustíveis. Aos poucos vamos ter um esclarecimento amplo e total. Hoje não é muito dificil e com umas aulas de televisão, a maioria entenderá.
    Sou a favor da descentralização da produção futura dos combustiveis vegetais. Pode ter normas, que sejam simples, claras e objetivas, sem coibir a produção, orientando no sentido da perfeição. Na realidade, assim como estados recebem participação pela extração de petróleo (regalías ou royalties), os estados que produzam no futuro combustível vegetal que permita sustar importações, DEVERIAM receber os mesmos canons, regalias ou royalties por ser justo.
    Os produtores locais vão começar por se autoabastecer. Usando o combustível nos seus proprios veículos e máquinas, tem que entender a importancia de colocar um produto bem elaborado. Em caso contrário, em vez de poupar, vão ter um estrago, um verdadeiro prejuízo.
    Estamos no limiar de uma nova era. Paralelo ao combustível vegetal líquido, deverá ser criado um combustível vegetal em forma de gás. Os pesquisadores devem insistir neste ponto.
    Do mesmo jeito que o petróleo, Brasil não pode ficar à reboque das decissões de países inestáveis em materia de fornecimento de gás natural. Com a centésima parte do valor absurdo de um gasoduto, poderiamos ter milhares de pontos de produção de “gás verde” liquefeito. Esse futuro gás pode ser gás pobre de origem vegetal, enriquecido com gás de álcool etílico, mas isso em pequenas plantas de produção, evitando no possível levar e trazer inutilmente cargas e produtos.
    Se temos um consumo de “N” bujões de GLP em Alta Floresta ou Sinop, por exemplo a um valor absurdo de R$ 40,00 ou 42,00 a carga, com certeza o novo gás tem que custar metade disso.
    Quando esse novo gás estiver normalizado, com o mesmo valor calorífico, o próximo passo é empregar o mesmo nos motores diesel, sem modificação nenhuma, podendo poupar desde 50 % até um 75 – 80 % do óleo diesel consumido. Eu vou morrer antes, mas em 2026 não vamos ter mais petróleo e então até esse resto de óleo diesel será biodiesel vegetal.

  3. valdir Brandao disse:

    Muito boa materia, excelente comentario do Baldoni, discordo no tocante a nao ter mais petroleo em 2026 pois com a aceleraçao e aumento do uso Bio-combustíveis certamente este prazo se alongará, gostaria de estar aqui para ver a cara dos grandes produtores de petróleo implorando para comprarmos. Sonha marcelino !!!!!

  4. Edgardo Lozada disse:

    O pensamento de forma global torna-se fundamental nos tempos atuais. Para ilustrar, comparemos nosso ecossistema ao corpo humano. Tudo funciona perfeitamente. Há equilibrio nos diversos orgãos que o constituem, bem como, uma harmonia entre eles. Sobrecarregar um desses sitemas de produção, automaticamente é alterado o todo o complexo orgânico. Sobre essas ótica,temos a necessidade urgente de repensar nossas atitudes na busca de geração de novas fontes de nergia, pois hoje, estamos sentindo, na pele, as consequencias desses nossas irresponsáveis ações. Ações essas, como a montadora Scania, vem demonstrar a preocupação da forma global que todos nós temos diante destes novos tempos. Chegamos a um dilema, ou nós cuidamos de forma global nosso planeta, sem poluição, sem canibalismo capitalista, ou teremos que amargar o fim de nós mesmos. O Biodiesel vem como uma forma de amenizar parte do nosso complexo planeta, nas questões de poluição ambiental. Temos que vender essa idéia, pois ela dá e dará certo. A Comunidade Européia deveria ser nosso foco de propaganda, pois eles já desenvolveram essa coresponsabilidade global de preservação. Vamos fazê-los parceiros nessa nova era de combustível ecologicamente correto?

  5. […] Vocês se lembram que Scania foi a primeira empresa a garantir a utilização de biodiesel puro (B100) em seus motores, e falávamos que esta seria a primeira empresa de muitas que viriam. […]

  6. Alexandre disse:

    o link correto da noticia:
    http://www.scania.com/news/press_releases/2006/q2/n06015en.asp
    Pionerismo interessante.
    Outros já seguiram os passos.

  7. thiago disse:

    eu queria um manual de escania DSI 14 E DS 11

  8. fabricio leal vieira disse:

    a scania como sempre inovando em busca dos seus ideias !
    acho que issu é muito bom pos temos que pensar no amnhã bem proximo que estamos viveciando bom acho issu muito im,portante pla natureza a scania mas uma vez fazendo sua parte em casos importantesna vida do caminhoneiro
    xau

  9. VALDOMIRO LOURENÇÃO RIBEIRO disse:

    E MUITO BÃO SOBER QUE TEM GENTE ADOTANDO O BIODIESEL , SO ASSIM COMESAMOS A RESPEITAR A NATURESA.PARABÉNS E CONTINUEM POIS ESTE É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO.

  10. vçs sao incrivil para faze uma coissa linda dessa

Deixe o seu comentário

Login