Opiniões

Rafael Menezes


BiodieselBR.com - 02 jan 2014 - 12:27 - Última atualização em: 16 mai 2014 - 12:07
Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) possui papel significativo no processo de aprimoramento tecnológico do biodiesel brasileiro. No âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), o módulo de Desenvolvimento Tecnológico é coordenado pelo MCT e objetiva organizar e fomentar a base tecnológica existente no País e norteá-la a gerar resultados que atendam às demandas do PNPB.

Nesse sentido, foi implantada a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB), que articula os diversos atores envolvidos, permitindo a convergência de esforços e a otimização de investimentos públicos na busca por soluções para os desafios tecnológicos da cadeia produtiva, levando em consideração aspectos de sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional.

Atualmente, a RBTB conta com aproximadamente 250 pesquisadores e 80 instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) envolvidas nos vários projetos em execução. A RBTB possui cinco áreas temáticas de atuação: Matéria Prima; Estabilidade, Armazenamento e Problemas Associados; Produção; Caracterização e Controle da Qualidade; e Co-produtos.

Paralelamente à RBTB, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCT) coordena um Comitê com a participação de órgãos do governo, institutos de pesquisa, fabricantes de veículos e autopeças para realização de Testes e Ensaios em Motores. O objetivo principal desse comitê é a validação no Brasil da utilização de biodiesel em misturas superiores a dois por cento ao diesel comercializado.

Os investimentos em P,D&I estão sendo executados através de encomendas e editais (CNPq e FINEP), em função das prioridades definidas no Plano de Ação de Ciência Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010), em articulação com as ações da EMBRAPA, PETROBRAS e ANP.

Rafael Silva Menezes - Coordenador de Ações Desenvolvimento Energético do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)