PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Os leilões de agosto


BiodieselBR - 20 jul 2008 - 21:03 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A expectativa dos usineiros para os novos leilões de biodiesel que acontecerão no começo de agosto é quanto ao limite máximo de preço que a ANP estabelecerá nos editais. Nos últimos leilões da ANP o teto foi de R$ 2,80 por litro, sem frete. Já nos últimos leilões promovidos pela Petrobras os preços alcançaram R$ 3,30 o litro, com frete incluso. Um detalhe importante: mesmo com esse preço, a Petrobras não conseguiu comprar todo o biodiesel que precisava.

Para a formação do preço máximo, a ANP deverá levar em conta que no segundo semestre o preço do óleo de soja descola da bolsa de Chicago. Essa sazonalidade ocorre todos os anos no mercado interno e é ocasionada pela elevada exportação brasileira de soja em grão, incentivada pela Lei Kandir. Neste semestre, com o aumento do consumo interno de óleo de soja para a produção de biodiesel o ágio sobre o óleo deverá ser superior à média dos últimos anos.

Vale lembrar que mesmo durante o pico da safra, no primeiro semestre deste ano, no mercado interno o óleo de soja trabalhou com preços acima da cotação da bolsa de Chicago. É a primeira  vez que isso acontece.

A análise desta semana continua na página:
A disputa pela Agrenco
Os estoques de biodiesel