PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 24.nov.08


BiodieselBR.com - 24 nov 2008 - 06:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Análise Semanal 24.nov.08

Conferência Internacional sobre Biocombustíveis
A Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, realizada em São Paulo durante a semana passada, nos dias 17 a 21, organizada pelo Governo Brasileiro, foi um sucesso de público. Noventa e dois países mandaram representantes, com destaque para os países do continente africano além de milhares de participantes brasileiros.

Dentre muitos assuntos abordados durante a conferência, três merecem destaque. O primeiro pela polêmica que causou no último ano. A acusação de que os biocombustíveis causavam a alta do preço dos alimentos, agora ficou devidamente sepultada. Não encontra mais eco qualquer citação ou referência que possa de qualquer forma envolver os biocombustíveis no aumento do preço dos alimentos. O mercado está provando o contrário. O ano de 2008 baterá recordes de produção de biocombustíveis e de produção de alimentos e os preços estão nos patamares de dois anos atrás.

O outro assunto debatido que ganhou força foi a necessidade de regionalizar a produção de matérias-primas para a produção de biocombustíveis. Cada região ou país deverá priorizar suas vocações agrícolas. E há a necessidade dos países detentores de tecnologias transferi-las para países com grandes áreas para a produção agrícola, porém carentes de tecnologias de produção.

E o terceiro ponto discutido e debatido com grande apoio foi de que os biocombustíveis poderão provocar uma revolução na agricultura. A produção de energia que tem demanda garantida e bons preços poderá gerar empregos e rendas adicionais no campo, proporcionando com isso melhores condições de vida principalmente para os pequenos agricultores.


Preço máximo do leilão
O valor de R$ 2,40 por litro de biodiesel como preço máximo para o leilão de hoje forçará as usinas que vencerem os leilões a entrar no mercado comprando óleo de soja já a partir de terça-feira. A ANP ao determinar este preço não parece ter levado em conta a sazonalidade do preço do óleo de soja. Os meses de dezembro, janeiro e boa parte de fevereiro correspondem ao auge da entressafra da soja. Período em que o preço do óleo de soja no mercado interno fica mais distante do preço da bolsa de Chicago. A maior procura por óleo de soja a partir da semana que vem poderá ajudar a forçar ainda mais a alta do preço e antecipar o pico na entressafra.


Capacidade instalada
Esta semana a ANP alterou a forma de cálculo na capacidade anual das usinas de biodiesel. Passam a valer agora 360 dias de produção e não mais 300. Com essa medida o Brasil acabou a semana com 20% a mais de capacidade autorizada.

Apesar do que aparenta em uma primeira análise, essa mudança não é sem fundamento. A escolha de um total de dias produtivos maior do que a utilizado na Europa (lá utilizam 330 dias) não é por que a indústria brasileira é mais eficiente que a européia. O real motivo é que as indústrias brasileiras contam com uma dupla limitação.

Além da produção ser limitada pelo capacidade anual calculada pela ANP, os leilões atuam como outro fator limitante. Nenhuma usina pode vender em um leilão mais do que 80% de sua capacidade autorizada. Como em razão do preço do biodiesel praticamente não existe venda de biodiesel fora dos leilões, em regra as usinas não ocupam mais do que 80% de sua capacidade.

Fazendo a conta em dias de produção, uma usina, antes do aumento do número de dias produtivos para 360 dias, não trabalhava mais do que 240 dias por ano. Isso porque ela era autorizada a produzir no máximo 300 dias por ano e só podia vender 80% desse volume nos leilões, o que na prática representava o equivalente a 240 dias de produção no ano.

Com a mudança para 360 dias as usinas podem vender nos leilões até 288 dias por ano de sua produção. Um número muito mais próximo do que uma usina realmente pode operar no ano.

O problema dessa mudança é que ela permitirá que usinas que não vinham conseguindo produzir nem o equivalente a 240 dias por ano, arrematem ainda mais biodiesel. Se essas usinas forem irresponsáveis e aumentarem o volume vendido, esse leilão pode bater o recorde de usinas inadimplentes.


As mais lidas da semana

1 Capacidade de produção de biodiesel no Brasil aumenta 20%

2 Petrobras pesquisa microalgas para biodiesel

3 [Análise] A maior usina de biodiesel do Brasil

4 [Video] Conferência Internacional de Biocombustíveis ao vivo

5 Biodiesel brasileiro tipo exportação

6 ANP divulga preço máximo do 12º leilão

7 Quattor inicia fabricação de 'resinas verdes' em 2009

8 Conferência sobre biocombustíveis é quase só de elogios

9 A estratégia para o 12º leilão

10 Alemanha pode barrar biodiesel de soja e dendê