PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Venda da Agrenco: valores e vantagens


BiodieselBR.com - 23 mar 2009 - 12:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08

A compra da usina da Agrenco de Marialva (PR) pela BSBios de Passo Fundo (RS) deve colocar em funcionamento a primeira grande usina de biodiesel do Paraná. O estado possui apenas a usina da Biopar, considerada de médio porte, produzindo e participando ativamente da produção de biodiesel brasileira.

O Paraná é o campeão em anúncios de projetos de usinas de biodiesel no Brasil que não saem do papel. O último foi da empresa CBear, anunciada para iniciar a produção em fevereiro de 2010 com a maior capacidade de produção do mundo, 600 milhões de litros por ano, e que ainda não iniciou a construção.

O Paraná tem algumas vantagens a serem exploradas, como o fato de ser o maior produtor de grãos do Brasil e contar com uma boa logística para abastecer os grandes centros consumidores e também para exportar.

Esse diferencial logístico pode não ser tão interessante hoje com o sistema de leilões, mas a partir do momento que o mercado for liberado, as distribuidoras darão preferência às usinas com menor custo do biodiesel, incluindo o frete.

E é bastante provável que a BSBios decidiu pela compra ao analisar este futuro do setor.

Valores
Os números envolvidos na transação não foram informados, mas o valor estimado do complexo de Marialva é de cerca de R$ 23 milhões. Sendo 3 milhões no terreno de 393 mil m2, e 20 milhões nas construções, máquinas e equipamentos. Cerca de 75% a 80% de toda a estrutura já está concluída.

Tags: Agrenco