PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

[Vídeo] Aprobio quer aumentar para 20% o percentual obrigatório


Mercado&Cia - 04 fev 2013 - 11:42 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

No Brasil, desde 2008 é obrigatória a adição de biodiesel ao óleo diesel. Atualmente, o percentual é de 5%. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, destaca que é preciso aumentar esse número para que o setor consiga continuar crescendo. Segundo ele, seria viável chegar ao B20 nos próximo 10 anos.

“Isso é possível haja vista que o país possui uma disponibilidade grande de matéria prima, e importamos muito combustível, esse ano batemos o recorde de compra de diesel quase US$ 20 bilhões”, explica Battistella.

Por outro lado, as usinas brasileiras estão com capacidade ociosa de esmagamento de mais de 60%. E em decorrência desse cenário, os empresários e a cadeia como um todo que fizeram investimentos reivindicam junto ao Governo Federal um novo marco regulatório. 

“Que é um conjunto de leis que irão nortear o futuro desse programa. Defendemos que o percentual do biodiesel pode chegar a 20% no diesel, subindo para 7% agora, depois passando para 10% e nos próximos dez anos atingir o patamar de 20%”, afirma Battistella. 

Além disso, o presidente da Aprobio sinaliza que, o setor não consegue exportar devido ao custo Brasil e custos tributários. Por isso, a única maneira de expandir o setor é aumentar o percentual no mercado interno, que é viável, conforme ressalta Battistella.

“Temos dados da Fipe [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas] demonstram que o biodiesel gera 113% a mais de emprego em relação ao diesel. E agrega 35% a mais no valor do PIB. Entretanto, caso não haja uma medida urgente do Governo as empresas do setor poderão fechar as portas”, afirma.

Com adaptações BiodieselBR.com
Tags: Aprobio B20 Video