PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

[Atualizado] Sai com erro a lista final de habilitadas para o 28º Leilão


BiodieselBR.com - 23 nov 2012 - 11:14 - Última atualização em: 27 nov 2012 - 12:55
leilao anp_habilitação_231112
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no final da tarde de ontem (22) em seu website a relação final das usinas que estão habilitadas a participarem do 28º Leilão de Biodiesel. A disputa está marcada para acontecer nos dias 3, 6 e 7 de dezembro e será o primeiro a ser realizado com periodicidade bimestral.

A nova lista não chega a trazer surpresas. A única modificação notável em relação à habilitação prévia é a confirmação da exclusão da Bunge que ainda não obteve o Registro Especial de Produtor de Biodiesel da Receita Federal – última barreira a ser vencida antes das usinas de biodiesel entrarem no mercado. 

Quando a ANP publicou a primeira versão da lista preliminar, a Bunge aparecia como se estivesse habilitada a participar do leilão. O engano foi discretamente corrigido pela agência algumas horas mais tarde.

Instalada em Nova Mutum (MT), a usina Bunge tem capacidade para fabricar até 148,9 milhões de litros de biodiesel por ano e adicionaria 24,8 milhões de litros na oferta total desse certame.

41 usinas
A ANP habilitou 41 usinas totalizando uma capacidade produtiva bimestral de 970,3 milhões de litros. Destas, somente três – Amazonbio, Bio Vida e Bioverde – não possuem o Selo Combustível Social e, portanto, só poderão entrar na disputa durante 5ª etapa da negociação, onde não a exigência do selo.

Conforme esperado, a unidade da Granol de Porto Nacional (TO), que inicialmente aparecia entre as usinas sem selo, mudou de grupo. A titularidade do Selo Social da fábrica foi transferido pelo MDA na última terça-feira (20).

Deslize
A ANP cometeu mais um deslize ao cadastrar a capacidade máxima de oferta das unidades produtivas pertencentes à Petrobras Biocombustível. 

A lista mostra os números das usinas de Candeias (BA) e de Montes Claros (MG) trocados. 

Para acessar a lista completa, clique aqui.

Atualização 12h50: Ontem (26), a ANP corrigiu a relação das usinas habilitadas. Agora os números das usinas da PBio de Candeias e de Montes Claros estão corretos. A agência também registrou em seu website que o documento foi editado.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com