PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Abiove lança programa de incentivo à reciclagem do óleo de cozinha


BiodieselBR.com - 20 set 2012 - 14:19 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
abiove oleo_usado_200912
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) está prestes a lançar um programa de incentivo à reciclagem de óleo de cozinha usado. A campanha tem como foco a conscientização do público para os problemas causados pelo descarte incorreto do material. Batizado de Programa Responsabilidade Pós-Consumo de Óleo Comestível, a iniciativa terá início em outubro.

O programa será amplamente divulgado no meio virtual e conta com diversas parcerias de entidades associadas – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Instituto Triangulo e Trevo. Um site será criado especialmente para a iniciativa no qual a população poderá encontrar orientações sobre a forma correta armazenar o óleo pós-consumo para evitar odores e também os locais corretos para descarte. 

Segundo o economista da Abiove, Gabriel Levy, a participação do usuário será fundamental para a ampliação do programa, uma vez que ele poderá informar sobre postos de coleta que ainda não tenham sido mapeados. “Até o momento já foram levantados, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mil postos de coleta. Como o programa tem âmbito nacional, este número tende a aumentar gradativamente”, comenta Levy.

Redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube e blogs também serão utilizadas para a divulgação do programa. Em nível estadual, ações serão desenvolvidas em parceria com redes varejistas e ONGs locais.

Questionado sobre o destino que será dado ao óleo arrecadado nos posto de coleta, Levy explicou que, num primeiro momento o material deverá ser aproveitado na produção de sabão, tintas e vernizes. Embora o entrevistado tenha destacado que os óleos e gorduras reciclados (OGRs) são matérias-primas promissoras para a produção de biodiesel.

Segundo dados dos boletins de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no primeiro semestre de 2012 foram produzidos pouco menos de 7,5 milhões de litros de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado. Ainda é muito pouco e as campanhas de conscientização e reciclagem do óleo usado podem ser justamente a porta que vai permitir uma maior representatividade desta matéria-prima. 

A coleta de OGRs pode representar uma oportunidade adicional para a geração de renda para catadores de materiais e empresas de reciclagem.

Renata Alves – BiodieselBR.com