PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Girassol

ADM entra no mercado brasileiro de girassol


Valor Econômico - 12 abr 2013 - 10:22 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
girassol ADM_120413
A multinacional norte-americana ADM, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, vai começar a atuar no mercado brasileiro de farelo e óleo de girassol no segundo semestre deste ano. Grande esmagadora de soja no país, a ADM já trabalha com girassol em países como Alemanha, Ucrânia e Bolívia.

A companhia já apoia dezenas de agricultores na região de Campo Novo do Parecis, no oeste de Mato Grosso, dos quais comprará a colheita que será processada na fábrica que a empresa Terasol possui no município. Parte do óleo seguirá para uma unidade de refino da ADM em Rondonópolis.

Tanto a Terasol quanto a unidade de refino da ADM estão em obras e deverão ficar prontas em agosto, logo após o início da colheita de girassol na região. A ADM não divulga o valor dos aportes que estão sendo realizados nas plantas.

De acordo com Alex Maccioni, diretor de processamento de grãos da ADM do Brasil, a fábrica da parceira Terasol terá capacidade para processar 100 mil toneladas de grãos por ano, mas deverá começar a operar com entre 30 mil e 40 mil toneladas.

Conforme a Conab, o plantio de girassol ocupa 70 mil hectares no Brasil nesta safra 2012/13, 6% menos que em 2011/12. A produção deverá ficar em 100,2 mil toneladas, 13,9% menos. Mato Grosso lidera a produção, com 40,5 mil hectares e previsão de colheita de 60,8 mil toneladas em 2012/13 – retrações de 14% e 23,4%, respectivamente.

Segundo Maccioni, o foco principal do projeto de girassol da ADM é a produção de óleo voltada ao mercado doméstico. O executivo destaca que a demanda dobrou nos últimos dez anos e o potencial de crescimento ainda é grande. consumo interno de óleo de girassol é de cerca de 60 mil toneladas por ano, ou pouco mais de 0,3 quilo por habitante. Na Europa a demanda per capita de óleo de girassol chega a 8 quilos.

No segmento de óleos vegetais, a ADM atua hoje no Brasil com o produto feito a partir do processamento de soja, vendido com as marcas Concórdia e Corcovado. A companhia tem unidades de produção de óleo de soja em Rondonópolis, Campo Grande (MS), Joaçaba (SC) e Uberlândia (MG). Também conta com uma planta de biodiesel em Rondonópolis, a maior do país, e desenvolve um projeto com palma no Pará.

A ADM mantém operações diretas no Brasil desde 1997. A múlti não divulga os resultados da filial, mas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), suas exportações, puxadas pela soja, renderam US$ 3,8 bilhões em 2012, 15,1% mais que em 2011. A empresa foi a sexta maior exportadora do país em 2012.

Fernando Lopes – Valor Econômico
Com adaptações BiodieselBR.com
Tags: Adm Girassol