PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

[Vídeo] Produtores de canola comemoram boa safra em Guarapuava, no Paraná


G1 - 23 ago 2012 - 09:32 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

O tempo seco que parece ser prejudicial para alguns agricultores veio em boa hora para quem produz canola, pelo menos é o que afirmam os produtores de Guarapuava, na região central do Paraná.

Eles estão otimistas com relação a próxima safra principalmente porque a criação de uma indústria de óleo em Candói, município vizinho, deve aumentar ainda mais os lucros. A produção deve ser 16% maior em relação à safra passada, chegando a 17 mil toneladas.

"A expectativa é muito boa. Os produtores estão animados porque as lavouras estão com um potencial muito bom de produção e, com os altos preços da soja, a rentabilidade, sem dúvida, vai ser muito boa", explica o produtor rural Giovani Teixeira.

O baixo custo da produção foi o que motivou o produtor Reni Kunz a investir na canola. "O custo de produção fica na faixa de 60% mais barato em relação ao custo de uma cultura de inverno, como trigo e cevada, por exemplo. Nós acabamos usando menos adubos, sementes e agrotóxicos.

A canola é destinada tanto para a fabricação de óleo de cozinha quanto de biodiesel. Desde 2010, com a exigência do Governo Federal da adição de 5% de biodiesel no diesel comum, a canola passou a ser uma boa alternativa de matéria-prima para a fabricação do combustível.
Tags: Canola