PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Indonésia

Indonésia prevê que demanda de biodiesel chegue a 13 milhões de m³


BiodieselBR.com - 29 fev 2024 - 08:14

De acordo com estimativas divulgadas pelo Ministério da Energia da Indonésia, o país asiático deverá demandar entre 12,5 e 13 milhões de m³ de biodiesel ao longo deste ano. Esse volume representa um crescimento entre 2,5% até 6,6% em relação aos 12,2 milhões de m³ que foram demandados no último ano.

As novas estimativas são menos otimistas do que as que haviam sido divulgadas no final de 2023. A previsão de Jacarta era que o país fosse usar até 13,4 milhões de toneladas.

Pouco mais de ano atrás, o nível da mistura obrigatória adotada pela Indonésia chegou a B35. A implementação desse novo mandato, no entanto, não se deu de forma imediata por todo o território nacional.

{viewonly=registered,special}De acordo com estimativas divulgadas pelo Ministério da Energia da Indonésia, o país asiático deverá demandar entre 12,5 e 13 milhões de m³ de biodiesel ao longo deste ano. Esse volume representa um crescimento entre 2,5% até 6,6% em relação aos 12,2 milhões de m³ que foram demandados no último ano.

As novas estimativas são menos otimistas do que as que haviam sido divulgadas no final de 2023. A previsão de Jacarta era que o país fosse usar até 13,4 milhões de toneladas.

Pouco mais de ano atrás, o nível da mistura obrigatória adotada pela Indonésia chegou a B35. A implementação desse novo mandato, no entanto, não se deu de forma imediata por todo o território nacional.

Disputa pela liderança

A Indonésia vem disputando cabeça a cabeça com os Estados Unidos a liderança do mercado internacional de biodiesel. No ano passado, as usinas indonésias fabricaram um pouco mais de 13,1 milhões de m³ de biocombustível.

A produção de biodiesel foi a forma que o governo da Indonésia encontrou para dar sustentação à sua enorme indústria de óleo de palma. O país é – de longe – o maior produtor de óleos vegetais do mundo. Só no ano passado, os produtores indonésios foram responsáveis por praticamente um quarto da oferta global totalizando 52,7 milhões de toneladas.

O segundo colocado foi a China com uma produção de 29,2 milhões de toneladas.

E a oferta deverá crescer consideravelmente este ano. Pelas contada da Associação da Pala-de-Óleo da Indonésia (GAPKI, na sigla original), a oferta do produto poderá chegar a 57,6 milhões de toneladas à medida que novas áreas produtoras atinjam a maturidade. Segundo a entidade, há cerca de 300 mil hectares nessa condição.

Em 2018, a Indonésia adotou uma moratória contra a abertura de novas áreas, mas têm adotado políticas para incentivar o replantio em áreas mais antigas – e menos produtivas. Para acelerar os ganhos de produtividade nos dendezais, o governo vem estudando dobrar os subsídios dados aos agricultores de pequeno porte para perto de US$ 3.840,00 – R$ 19 mil – por cada hectare replantado.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com