PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Lula: Países ricos precisam usar mais energia renovável


Agência Estado - 07 mar 2006 - 07:52 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado hoje pelo jornal The Guardian coincidindo com o primeiro dia de sua visita ao Reino Unido, exorta a comunidade internacional a buscar fontes alternativas e renováveis de energia e ressalta os avanços do Brasil nessa área. "O século 21 será marcado por um debate crucial: como poderemos fazer com que o desenvolvimento social e econômico seja compatível com a preservação de nosso ambiente natural?", afirma Lula.

"O desafio é enfrentado tanto por países desenvolvidos como em desenvolvimento, mas o peso deve ser dividido de uma maneira mais equilibrada." Segundo o presidente, a distância entre os países ricos foi dobrada ao longo dos últimos 40 anos. "Enquanto o mundo rico tem se beneficiado da prosperidade gerada pelo progresso econômico, os países pobres sofrem as conseqüências da degradação ambiental resultante do crescimento descontrolado."

Ativos naturais


Lula observa que a escala dos ativos naturais do Brasil é extraordinária. Segundo ele, ao assumir o governo, a taxa de desflorestamento do País vinha crescendo 27% ao ano, mas, desde o segundo semestre de 2004, ela "vem caindo dramaticamente".

"Ao longo dos próximos 10 anos, vamos colocar 13 milhões de hectares adicionais da região Amazônica sob regime de gerenciamento que garantirá o ciclo de regeneração da floresta", disse. Além disso, acrescentou, é imperativo que todos os países coloquem em prática os compromissos do protocolo de Kyoto.

Paradigma ambiental


O presidente afirma que a comunidade internacional já reconhece o Brasil como um país que está respondendo ao problema ambiental, mediante a utilização cada vez maior de fontes de energia limpas, renováveis e alternativas. Segundo ele, mais de 40% da energia brasileira é gerada por fontes "verdes", antes 7% registrados nos países ricos.

Além disso, observa que o etanol da cana-de-açúcar produzido pelo país está atraindo interesse. Segundo Lula, o governo tem implementado iniciativas ambientais que também estão gerando benefícios sociais, como, por exemplo, sob a forma do projeto de biodiesel.

"O Brasil está se preparando ativamente para um novo paradigma de desenvolvimento ambiental que vai atender aos desafios sociais e ambientais das próximas décadas", disse. O etanol e o biodiesel são componentes chaves da nossa estratégia, e estamos determinados a plantar o óleo do futuro."
Tags: Guardian