Projeto de megausina escolheu Irati (PR) para instalação
A usina de biodiesel anunciada a cerca de um mês será construída na cidade de Irati, região Centro-Sul do Paraná. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12) pela diretora-executiva da Companhia Brasileira de Energias Alternativas e Renováveis (CBEAR), Christianne Fullin. Serão investidos cerca de 300 milhões de euros na construção da empresa, que terá capacidade de produção de 600 mil toneladas de biodiesel por ano.
A produção, 50 mil toneladas por mês, terá início em 2010 e vai abastecer o mercado externo. A empresa deve gerar de 100 a 150 empregos diretos e milhares de indiretos com a inclusão de famílias que vivem no meio rural. “A cidade já está pronta para receber o investimento, com ótima infra-estrutura logística, uma ferrovia próxima, além de o município estar próximo ao Porto de Paranaguá”, destacou Christianne.
Além de Irati, outros 68 municípios vão participar do projeto fornecendo as oleagenosas girassol e canola, culturas cultiváveis em período de entressafra nas propriedades rurais. Serão instalados 15 entrepostos nas cidades, onde ficarão armazenados os grãos para que a empresa faça o transporte até Irati. Também haverá participação de cooperativas que trabalham fornecendo soja.
Em um segundo momento, será utilizado o tungue, oleagionosa de cultura perene que pode ser implementada em locais onde não existe aproveitamento do solo para cultivos tradicionais. “Todo o projeto significa renda extra para o agricultor, do pequeno ao grande. Renda que eles vão gastar na cidade, levando mudanças para o município, que terá mais recursos para investir em serviços públicos, como segurança”, destacou Christianne.
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgilio Moreira Filho, destacou que a instalação da empresa será em uma região carente de investimentos privados e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. “Em época de crise, uma grande empresa como esta vai gerar emprego e renda tanto na área urbana quanto na rural em uma região que precisa dessas novas vagas”, disse ao ressaltar que foram sete meses de negociação para a instalação da empresa.


.gif)

