PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Óleo de tungue para fazer biodiesel


Globo Rural - 23 jun 2008 - 09:30 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Produtores da região da serra, no Rio Grande do Sul, retomam a cultura do tungue. O interesse aumentou porque a semente, que contém um óleo usado na indústria química, também é aproveitada pra fazer biodiesel.

O tungue é o nome popular de duas espécies de árvores pertencentes à família das euphorbiaceas. Nativas da Ásia, as árvores produzem sementes de onde se extrai o óleo de tungue, usado internacionalmente pela indústria de resinas e tintas.

“O tungue nada mais é que um fruto que possui sementes em seu interior. Ele envolvido por uma casca muito dura, que pode ser fonte de energia para a queima em caldeiras e também como substrato para floriculturas. Dentro do fruto possui de quatro a cinco sementes de onde é extraído o óleo de tungue”, explicou o agrônomo Samir Piccoli.

Há aproximadamente dez anos muitos produtores da serra praticamente abandonaram a produção de tungue porque, além de serem raros os compradores, os preços não compensavam. Mas com o biodiesel, esse cenário está mudando.

Com o aquecimento do mercado de biodiesel, o óleo de tungue passou a ser uma alternativa e o fruto ficou valorizado. No ano passado, o quilo do fruto saía por menos de R$ 0,30. Hoje está sendo vendido por uma média de R$ 0,35.

O agricultor Arlindo Pértile conta que cultiva o tungue há 40 anos, mas que reduziu o número de árvores porque o preço do óleo não era atraente. Mas se arrependeu.

O seu Arlindo vende o tungue para outro agricultor, o seu Antônio Rigo. Ele é um dos maiores produtores do fruto no Rio Grande do Sul. Em 30 hectares pretende colher nesta safra 300 toneladas. O produtor também é dono de uma indústria de óleo de tungue no município de Fagundes Varela. A fábrica recebe a produção de aproximadamente 300 agricultores de 23 municípios gaúchos. Com a experiência de quem está há 15 anos na atividade, ele percebe a reação do mercado.

“Está um pouco melhor a venda do óleo. Está aparecendo mais comprador. Vai ser um bom negócio”, avaliou Rigo.

O teor de óleo da semente do tungue chega a 45%. Um pouco mais do que o pinhão manso, que tem 37%

Tags: Tungue