PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Biodiesel de girassol já movimenta motores


Gazeta do Sul - 13 jun 2008 - 06:30 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

O trator Massey Ferguson do agricultor Hedio Bohrz, morador de Sinimbu, vai lavrar as terras da família alimentado com um combustível ecologicamente correto. O equipamento é o primeiro da região a ser abastecido com biodiesel feito de girassol resultante de um projeto experimental desenvolvido com o objetivo de promover a diversificação das pequenas propriedades rurais.

Lançada em 2005 com a ratificação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, a iniciativa é mantida por meio de uma parceria entre a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com recursos captados junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As primeiras lavouras de girassol foram plantadas entre 2006 e 2007 em 22 municípios onde o fumo é cultivado com maior intensidade. Nessa fase, no entanto, o governo federal acabou não repassando os recursos e o custeio das lavouras ficou por conta da Afubra.

Dessas plantações é que resultou a remessa de biodiesel entregue ontem nas terras de Hedio Bohrz. Ele foi um dos produtores escolhidos para participar do programa e, em troca, teve que destinar 0,8 hectare para o plantio do girassol. Em contrapartida, assegurou 75% de tudo que fosse produzido. “Se não tivesse arriscado não saberia se daria certo. Hoje estou satisfeito e espero que mais famílias participem”, disse. Embora sem ter tido ganhos financeiros o fumicultor analisa a economia que fez com a plantação experimental. “É dinheiro que deixo de gastar em óleo diesel”, comemorou.

Confiante de que conseguirá poupar mais ainda, Bohrz já faz planos para quando receber o biodiesel resultante do girassol que cultivou no ano passado e já planeja o plantio da próxima lavoura a partir de agosto. “Foi bom e por isso quero continuar participando”, disse.

Dentro das próximas semanas a Afubra e a Unisc vão realizar mais entregas de biodiesel produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Ao todo foram produzidos nessa primeira fase 6,2 mil litros de combustível.

USINA
Além de repassar o produto, uma equipe da Unisc vai acompanhar o desempenho dos motores a partir da alimentação com o óleo. Serão realizados testes periódicos para identificar possíveis desgastes nas peças. “Queremos saber se o funcionamento será de acordo com o esperado e se não houve nenhum dano”, disse o bolsista do projeto e engenheiro mecânico Jonas Kaercher.

Enquanto isso, continuará sendo feita a adaptação de uma usina de biodiesel junto aos laboratórios da Unisc. Embora o equipamento já esteja funcionando, ainda serão necessários mais testes para tornar o processo de produção mais simplificado. Segundo Kaercher, a intenção é possibilitar que esse sistema possa ser instalado diretamente nas propriedades para que os agricultores tenham condições de fazer o próprio biodiesel em casa a um custo relativamente mais baixo.

NÚMEROS
Na safra 2006/2007, quando ocorreu a plantação das primeiras lavouras de girassol em 22 municípios, foram produzidos 20.097 quilos de sementes que resultaram em 6,2 mil litros de biodiesel. Desse total 60% resultou em torta, 30% em biodiesel e 10% em glicerol (usado para produção de cosméticos). A produtividade foi de 1.512 quilos por hectare e o custo chegou a R$ 512,00 o hectare. No ano passado o rendimento foi de 23,3 mil quilos de sementes, que ainda não foram processadas.

Dejair Machado