Faça sua Assinatura
  Mapa das Usinas de biodiesel 2009
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Catálogo do biodiesel 2010
Início arrow Notícias arrow Valtra lançará motor movido a biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Valtra lançará motor movido a biodiesel

Imprimir E-mail
terça, 04 novembro 2008 . Gazeta Mercantil   
Catálogo do Biodiesel 2010
Comprar
Após cerca de 4 mil horas de teste, a Valtra, pioneira no mercado de motores movidos a biodiesel, anunciou que os motores movidos com B-100 (100% de biodiesel de soja) reagiram de maneira positiva aos testes em condições normais de trabalho e a expectativa é que os produtores tenham a partir do próximo ano a tecnologia disponível para uso diário. Segundo informações da empresa, todos os modelos da marca estarão aptos a utilizar o combustível vegetal, desde que passem por uma adaptação com instalação de um filtro sedimentador antes da bomba de combustível para reter as impurezas do óleo vegetal.

Jak Toretta Júnior, gerente de Produto e Exportação da Valtra, explica que o custo para instalação da peça varia entre R$ 100 e R$ 170. "Colocamos motores movidos com óleo de mamona, que é considerado o mais agressivo ao motor, e óleo de soja. Os resultados foram muito positivos", disse. Segundo ele, a potência, torque (força) e consumo se mantiveram praticamente nos mesmos níveis. Ele explica que o combustível deve ser regularizado pela ANP.

"Apesar de os preços dos combustíveis vegetais não serem muito atrativos, os produtores poderão contar com mais um instrumento de produção sustentável no campo", destaca Júnior. Ele revela que dependendo da aplicação do equipamento, o consumo do biodiesel pode ser até 10% superior na comparação com o diesel convencional. O consumo médio de um trator convencional é de 20 litros por hora, dependendo da lavoura.

Os testes foram realizados em uma usina em Catanduva e contou com a colaboração de indústria como a Delphi, fabricante de injeção, e da Texaco, que forneceu os lubrificantes para o motor. "Os motores terão garantia original de fábrica e não demandará custo algum por parte do produtor além da bomba", explica o gerente. A empresa já contava com o B-20 (20% de biodiesel e 80% de diesel no tanque) desde maio de 2007. Em dezembro, a montadora deverá desmontar os componentes para avaliar o desgaste das peças.

Roberto Tenório

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (0)add comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Senhor Teodoro...  seus comentarios cada vez melhores e contundentes ...
cada vez melhor  Os melhores sempre estão na frente e sempre dá r...
Para finalizar  Após estes 5 anos de discussão, aprendemos que u...
Projeto escolar interdisciplinar  Se pudéssemos comunicar com todas as autoridades ...
poderosa  De onde será que esta vindo tanto biodiesel? Se r...
sentimento  Caro amigo Quando se fala em energia não se esque...
Mais comentários...