BiodieselBR.com

Qua01102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Biodiesel Reciclagem de óleo de cozinha

Reciclagem de óleo de cozinha

Sabe o óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, freqüentemente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz um enorme ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

Pensando nisso e em uma outra finalidade para o óleo usado, Marcos Menami e seu irmão, Robson, moradores de Birigüi, oeste paulista, iniciaram há dois meses uma coleta pelo município. "Mapeamos a cidade em cinco regiões e cada dia da semana passamos em uma delas para coletar óleo de cozinha em pontos comerciais.

Em cada comércio geralmente sobram, por semana, 50 litros de óleo", conta. E apesar de muita gente, principalmente no interior, fabricar seu próprio sabão com o resíduo, ainda há muitos outros que não sabem o que fazer com o material usado. "Em parceria com uma emissora de rádio local, passamos a divulgar o telefone da empresa para que quem não tiver um destino para o óleo possa nos procurar que vamos até o local recolher o material."

{sidebar id=13}Além de realizar esse trabalho, a cada cinco litros fornecidos, a Biom oferece algum produto de limpeza como detergente, amaciante, sabonete (adquiridos em outra parceria com um fabricante da cidade) ou mesmo uma nova lata de óleo por apenas 20% do preço do produto adquirido no supermercado.

E para estender o projeto também às residências os irmãos estabeleceram um trabalho conjunto com uma cooperativa que já realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos, como latas, vidro e papel, em condomínios. Pretendem aproveitar a logística já existente, investir e ampliar a tarefa incluindo o resgate do óleo usado e estender a atuação para outros pontos de Birigüi.

No mês de agosto iniciarão uma ação nas escolas, pegando carona em um ciclo de palestras com o intuito de desenvolver a consciência ambiental, realizado pela prefeitura, estimulando os alunos a trazer de casa o óleo usado para que seja reciclado. Em troca, a cada 100 litros, eles levam doces e pipocas para serem distribuídos. Segundo Menami, isso é apenas o começo. Pretendem expandir a coleta por cidades da redondeza por um raio de 100 quilômetros, incluindo Araçatuba, Penápolis, Lins e Guararapes. O intuito final do trabalho consiste na produção de biodiesel, que já conta com uma usina piloto realizando os primeiros testes.

Quem leu esta notícia também se interessou:

Comentários  

+79 Vera Lä Bosquê
11 Julho 2007 - 07:50 am

Penso que o governo federal deveria acreditar mais na reciclagem e criar um plano nacional de coleta e distribuição do óleo de cozinha para usinas de produção de biodiesel, pois existem lugares nesse pais onde a população não sabe o qe fazer e nem onde colocar o material para ser reciclado. Aqui em Porto Seguro, por exemplo, a população não tem a menor idéia da contaminação que o lixo espalhado pelas ruas e estradas pode provocar, muito menos o óleo despejado na rede de esgoto.
1
+86 Maria aparecida
14 Julho 2007 - 16:48 pm

tambem tenho intereses pela reciclagem do óleo de cozinha para a conservação do meio ambiente... assim poder desenvolver uma maneira de colaborar.
2
+113 Vanessa
18 Julho 2007 - 08:42 am

Eu tenho ou - uns 4 litros de óleo de cozinha em casa guardado em recepientes conforme sugerido, mas não conheço ninguém pra retira-lo e nem sei onde entregar....não estou vendendo só apenas quero doar e colaborar com nosso meio ambiente!!
3
+36 TerezinhaAntunes de Paraibuna-SP
19 Julho 2007 - 11:26 am

Tendo a possilibidade de arrecadar quantias significantes de óleo de cozinha nos restaurantes da região, gostaria de poder fazê-lo, para venda, com o objetivo de estar colaborando com o meio ambiente, e com o auxílio para a construção da Igreja de São Francisco de Assis( padroeiro da ecologia na minha cidade.Porem não sei como comercializa-lo numa usina de reciclagem. A região é do Vale do Paraiba.
4
+23 mara flores
23 Julho 2007 - 10:54 am

Eu gostaria de entrar em contato com irmãos Marcos menami ou Robson Menami,eu tenho interesse de começar a coleta em meu município e desenvolver este sistema de reciclagem de óleo, mas preciso de alguém que compre, pois eles estão mais próximos da minha região.
Grata. Mara
5
+17 Ananias Baracuhy
06 Agosto 2007 - 16:37 pm

Trata-se de um trabalho necessário e urgente,atende 'as necessidades de produção de energía limpa e renovável,despolui muitos esgotos de cidades que não têm para onde jogar os óleos de fritura,dissemina conciência ecológica.Alô Petrobras,Alô Ministério de Ciência e Tecnologia,alô Ibama e etc...
6
+51 Bruno Sanches
08 Agosto 2007 - 20:33 pm

Tenho uma empresa em São João de Meriti no estado do rio de janeiro RJ e por mês consigo armazenar ou - 40 litros de óleo..
Tinha uma ong que fazia a coleta desse óleo na minha loja. e por algum motivo eles não estão mais recolhendo .
Queria uma ajuda de vcs..
Uma indicação de alguma entidade que esteja interessada em recolhe todo o óleo da minha empresa.
Não quero danificar a natureza e quero evitar.
Estou no aguardo de alguma resposta....
É muito urgente pois ja tenho uma quantidade grande de óleo na minha loja e não tenho local para armazenar.
7
+9 marcelodonizete machado
11 Agosto 2007 - 06:25 am

moro em uma cidade do interior de São Paulo e gostaria de ver o rio que corta a cidade limpo pois paresce com o rio tiete só que em menor proporção.
Sou tecnico em manutenção e gostaria de montar uma estação de bio diesel em minha cidade
8
+18 Mauricio Godoy
04 Setembro 2007 - 05:29 am

Moro na região de Campinas e gostaria de iniciar a reciclagem do oleo de cozinha, s etiver alguem querendo montar uma cooperativa por aqui ou algo parecido entre em contato.
9
+10 Flavia
24 Outubro 2007 - 08:24 am

estou com aproximadamente 150 garrafas de oleo para doar o que faço tenho até 5° feira proxima para evitar mais um desastre na nossa natureza
10
+23 Eduardo - Taubaté
14 Novembro 2007 - 09:29 am

Tenho uma empresa de reciclagem em Taubaté e na coleta estou recebendo muito óleo de fritura, hoje devo estar com aproximadamente 600 litros, mas não sei onde posso vender esse material. Na procura pela NET achei extremamente interessante o tema do Biodiesel e vou estudar uma maneira de implantar um sistema de coleta mais aprimorada desse produto.

Preciso achar compradores urgente, entretanto, no momento não tenho condições de me cadastrar no portal p/ receber tais informações. Com certeza em breve tendo condições farei o cadastro.

Agradeço
11
+4 Luzinete Aparecida da Silva
21 Novembro 2007 - 08:51 am

Sou de Ribeirao Preto, estamos montando uma ong de reciclagem inclusive hoje tenho uma reuniao com a professora Angela Maria de saude ambiental da facudade USP.para fazermos uma possivel parceria, nao so com oleo de cozinha, como tambem telha feita de tetra park e muito mais inclusive , foi da propria USP que uma aluna de quimica a Camila , quem ganhou em primeiro lugar e com uma viagem para a Espanha como premio de primeiro lugar na pesquisa de biodisel.
reciclagem acreditem e o emprego do futuro.
12
+9 billy
26 Janeiro 2008 - 23:28 pm

oi, trabalho com oleo reciclado á 15 anos, estou muito contente,com os comentarios sobre o oleo vegetal
na internet.È claro que com isso averá mais disputa mas sou a favor do progresso e com isso mais oportu-
nidades de trabalho. contato email:
13
+12 Lauana
03 Março 2008 - 13:54 pm

Boa Tarde
Como vai

Tinhamos uma empresa de sabão
que estamos fechando por falta de incentivo do governa paranaense
enfim temos 20.000 kg de Oleo de Cozinha filtrado
gostariamos de saber se alguem compra ou se há alguma entidade aqui no paraná
que compra para refinar em Biodiesel

Obrigado
14
+3 flavio barbosa
05 Março 2008 - 14:13 pm

eu recolho oleo de cozinha usado em niteroi e no grande rio ,e nas regioes de nilopolis,são joão de meriti ,edem ,mesquita,guadalupe,anchieta,r icardo ,deodoro e adjacencias .para trabalho de inclusão social querendo colaborar , entrar em contato meu email é
15
+10 Alessandro Ayudarte
07 Março 2008 - 17:49 pm

TRATANDO O ÓLEO DE COZINHA DE FORMA RESPONSÁVEL



Desde sua criação em 2003, o Instituto Lotus tem se voltado às reflexões e propostas sobre os problemas da água e, em 2007 passamos a nos concentrar nas questões do óleo de cozinha usado: um vilão que trabalha em silêncio, tanto no meio ambiente como em relação à saúde pública.

Como entidade cuja missão é promover ações em prol do desenvolvimento sustentável, estamos defendendo que todas as esferas de abordagem do óleo, como o uso, a coleta e destinação do resíduo gerado, sejam tratadas com muito cuidado e total responsabilidade. Isso porque, em nossas pesquisas e estudos, observamos que o foco do mercado reside apenas na destinação do resíduo sem a preocupação com aspectos importantes como os mecanismos usados na coleta e qual o uso dessa matéria-prima no destino final. Vimos que muitas empresas atuam no mercado de óleo de forma mascarada com o selo ONG, e acabam por explorar mão de obra barata e de crianças com a “justificativa” de estar gerando emprego e renda ou até que estas crianças praticam educação ambiental quando passam pelas casas pedindo óleo. Isso vem corrompendo totalmente as boas práticas de responsabilidade social que uma instituição do terceiro setor tem por obrigação e fé publica praticar.

Importante levantar essa bandeira. Não basta usarmos discursos de responsabilidade social se de verdade isso não é praticado. Assim, importante levantar estas questões em forma de alerta, pois, ao vincular seus nomes através da divulgação destas “entidades” sem antes checar todo o circulo formado pela coleta do óleo corre-se o risco da responsabilidade subsidiária.



Nessa linha, o Instituto Lotus trabalha hoje pela construção de uma nova postura de mercado para esse que vem se consolidando como um importante mercado de resíduos, e para isso vem colhendo pareceres de órgãos oficiais como a ANVISA, apoio de entidades públicas como o IBAMA, parcerias institucionais com associações de classe e profissionais da área de saúde como nutricionistas e médicos bioquímicos.



Entendemos que não devemos como entidade do terceiro setor, almejar lucros com a coleta e destinação do óleo. Assim, para sustentabilidade do projeto, o Instituto Lotus busca patrocinadores que apóiem nossa iniciativa dentro de sua política de responsabilidade social. Nossa operação do óleo se baseia integralmente na atitude voluntária, preconizada por entidades como o CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo), seja para o ato da doação do óleo como aos associados do Instituto que de se dedicam a esse estudo. Não defendemos a fabricação de sabão ou outros saneantes caseiros que muitas ONGS usam em troca do óleo coletado porta a porta assim como não somos a favor de que coletores de óleo trabalhem de sol a sol em troca de centavos, enquanto empresas e “ONGs” se beneficiam usando o apelo enganoso da geração de emprego e renda irresponsável . Quem acredita que pagar alguns centavos de real por óleo coletado é uma ação responsável?



E por fim reforçamos nosso modelo de ação:

Responsabilidade no uso, através da informação aos consumidores. Responsabilidade na coleta, feita por empresa habilitada pela CETESB (SP) para tal fim com destinação a indústria do biodíesel e de raça animal e finalmente, responsabilidade social, pela destinação dos recursos gerados integralmente a projetos sociais rigorosamente selecionados.
16
+11 Jaqueline Machado Ferreira
04 Abril 2008 - 06:25 am

OLá! Estou começando na Secr. do Meio Ambiente em uma cidade do interior do RS, e a primeira solicitação q tive foi trabalhar a destinação do óleo de cozinha. A cidade tem aproximadamente 6000 habitantes,e pelo q pude perceber, há bastante óleo descartado. Gostaria de achar uma solução para esse problema, estou buscando material e ajuda para elaborar um projeto. Aqui na cidade existe uma associação de coletores de matrial reciclável, mas não sei se eles aceitariam recolher esse material, pois eles teriam que ter algum comprador para o mesmo. Se puderem me informar algumas alternativas, fico grata.
17
+5 utinguaçu barbosa
08 Abril 2008 - 14:14 pm

pelo que percebi nos comentarios todos ou a mamioria recolhe poucos reciclam . bem em vista disso onde esta o comprador para tanta demanda nao seria o governo ?? estou incentivado para montar uma usina de biodisel , mas vou repensar pois o investimento eh alto tenho milhares e milhares de litros de oleo para recolher o que farei ???
18
0 Ariane
12 Maio 2008 - 12:19 pm

eu acho q deveria ser mais divulgado isso, pois os jornais só falam de tragedias como mortes entre outros
aqui em Bragança Pta.não há muitos lugares para reciclagem e se ha deveriam divulgar,pois minha professora separa o lixo mas depois não sabe para quem dar...
19
+7 Luiz Cezar
14 Maio 2008 - 16:57 pm

Realmente lastimável o problema gerado pelo óleo de fritura. Visitei uma recicladora de óleo de fritura aqui no Rio de Janeiro e fiquei ciente dos perigos a que o meio ambiente está sujeito quando esse tipo de material não é reciclado em uma empresa realmente projetada para realizar a reciclagem desse material.
20
+2 rodrigo da silva neves
19 Maio 2008 - 11:05 am

O óleo é muito importante para reciclagem de sabão e para nossa cozinha.
21
-2 Daniela Renata
19 Maio 2008 - 11:19 am

Pelo visto ainda está um pouco longe a consciência ecológica da ação,Sabemos o que é importante ser feito e como deve ser feito, Temos a informação só falta ação.
22
+3 Miguel
04 Junho 2008 - 18:19 pm

Eu acho que todos as cidades estados e países deveriam começar a fazer propagandas de reciclagem de óleo.
Muitas pessoas não sabem oque fazer com o óleo depois de usado e jogam na no ralo da pia, isso está muito errado pois o óleo pode entupir a pia e prejudicar o sistema de saneamento básico.
23
+9 flavio nit
06 Julho 2008 - 15:57 pm

amigos estou vendo muito interresse nessa questaõ de coleta de óleo mas acho q as pessoas deviam procurar a pessoas q realmente fazem a reciclagem desse material ,empresas legalizadas e q paguem impostos e tenham empregados ,e ñ na mão de qualquer um q busca ter lucro facil ,procurem empresas q realmente fação as coisas certas ,eu so conheço a ação triangulo ,e a reveg residuos .pois pesquisei e tenho certeza q as duas trabalham corretamente .
24
+1 ANTONIETA NEVES
12 Julho 2008 - 07:24 am

Irmãos em Cristo Jesus, vejo a proecupação de muita gente querendo ajudar a preservar o Meio Ambiente, só não tem conhecimento como faze-lo. Isso e uma questão Política, os Governantes do nosso País tem que se concientizarem. Nós poderemos ajudá-los, na época das eleições, dizendo NÃO para aqueles que não tem comproisso com o Meio Ambiente.
25
-5 Lucas Amoroso
17 Julho 2008 - 17:06 pm

Realmente lamentável o que estão fazendo. Há muitas pessoas que não tem a mínima condição para reciclar óleo vegetal mas mesmo assim estão se valendo da boa fé das pessoas e montando ongs, cooperativas e tudo o mais para conseguirem lucro fácil. Onde estão os Órgãos Públicos que deveriam fiscalizar essas pseudo recicladoras? A maioria alega ter a licença da FEEMA e que geram renda às comunidades carentes ao redor desses depósitos.Mas quando vemos os locais em que operam ficamos assustados e estranhamos como podem ter licença de um òrgão que justamente deveria fiscalizar esses abusos. Os que trabalham lá não tem carteira de trabalho e operam em ambiente insalubre. Os vizinhos reclamam do mau cheiro, de roedores e comentam que nem energia elétrica ou água eles pagam.
Realmente lastimável essa situação.
26
0 solange amo o meio ambiente
08 Agosto 2008 - 22:50 pm

Essa ideia é muito boa, estar aproveitando para gerar empregos,recursos financeiros aos de
baixa renda e conscientizar a preservar o meio ambiente.
27
+7 César A. Costa
31 Agosto 2008 - 11:28 am

Não acredito neste tipo de coleta descrita texto acima.
Acho que reciclaveis por doces pipocas e coisas de valor muito baixo não vai levar a nada, somente um meio de vida para alguns aproveitadores. Estas pelo o que entendi do texto querem o óleo praticamente de graça para revende-lo.
Nunca vi ninguem falar quanto vale 1 litro de óleo usado.
Nunca vi uma relação de locais onde se pode vender este óleo em São Paulo, por exemplo.
Alguem poderia me dizer?
28
+11 flavio nit
01 Setembro 2008 - 12:50 pm

posso sim amigo
os coletores pagam ate 30 centavos no litro do oleo e o revende a 60 a 70 centavos
por isso o valor pago e baixo por q c ñ ñ da pra ganhar nada
c tem custo de tranporte e das bombonas para armazenar
espero ter ajudado
29
+3 cah
07 Setembro 2008 - 21:41 pm

acho que deveriam ser implantados nos colégios projetos de reciclagem , pensando em quantidade ( muitos alunos) , em vontade ( a juventude consciente) , faria enorme diferença , se cada aluno que levasse a maior quantidade de óleo ao mes , ganhaasse algum título ou passeio grátis no colégio , seria um tipo de incentivo .
eu tenho 15 anos e digo isso porque nas escolas falta muito isso , e eu creio que a força maior , quem mais pode estar colaborando com melhorias para nossa cidade nosso pais somos nós os jovens , pois temos energia para Tal .
os colégios deveriam ter esse tipo de Projetos ,alguém pensa em algo parecido ??
30
-3 Denize Amélia
18 Outubro 2008 - 08:39 am

Estou convencida que essa prática da reciclagem do óleo de cozinha é muito importante para o meio. Onde moro estamos juntando e já temos em torno de 50 litros mas, não sabemos a quem nos dericionar.
31
+1 uilton
31 Outubro 2008 - 09:09 am

eu gostei muito das ideias principalmente a de divulgar tem que divulgar ao maximo nas escolas principalmente e uma otima ideia mtem tudo pra da certo e agente aqui do trilha jovem ja ta aderindo a divulgação
32
+4 Carlos Marcelo
17 Novembro 2008 - 18:54 pm

A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial. Aquecimento global, poluição, doenças respiratórias e de pele, intoxicação, problemas climáticos, são alguns dos problemas que já afetam os seres humanos e que tem piorado a cada ano. Todos nós podemos contribuir para melhorar esta situação e é isso que se espera dos bares, restaurantes, indústrias, todo quanto é tipo de empresa que tem no óleo de fritura seu maior poluente.

Quando descartados indevidamente na rede de esgoto os óleos se acumulam nos encanamentos, causando entupimentos, refluxo de esgoto e até o rompimento das redes de coleta. Para desentupir esses encanamentos é necessário usar substâncias químicas altamente tóxicas, que além de encarecer o tratamento da água, também podem causar prejuízos ao meio ambiente, como mortandade dos peixes e o aparecimento de algas tóxicas que prejudicam o ecossistema.

Além disso, os óleos podem causar danos irreversíveis quando despejados nos córregos, rios e lagos, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água além de formar uma camada gordurosa nas margens dos lagos e rios piorando os quadros de enchentes. A boa convivência com a sociedade exige que todo bar ou restaurante contribua pela reversão desse problema no meio ambiente.
33
-2 Luiz Carlos Ferreira
12 Janeiro 2009 - 15:48 pm

Precisamos ter consciencia cada vez mas quanto a pratica de reciclagem do oleo de cozinha, mas parece que nossas autoridades não estão nem ai para o nosso problema, moro em Belém do Pará, pois aqui não existem nenhuma destinação final do referido oleo, atualmente estou interessado em montar uma fabrica de sabão com o uso do oleo de cozinha, pois a burocracia é muito extensa todos temos que pensar com mais carinho pois o nosso planeta não espera mais tanta agressão, cada vez estamos vendo a sua resposta.
34
+2 Maria das Graças Valgas
18 Janeiro 2009 - 09:54 am

Aqui vai uma receita.4 L oleo comestivo usado;2Lde agua, 1/2coposabão em po, 1Kg soda(NaOH). Disslver osabao em po1/2Lagua quente,dissolver a soda em 1 1/2 de agua quente. Adicionar lentamenteas duas soluça~es ao oleo. Mexer por 20 minutos .Aespejar em formas . Desenforar no outro dia.É muito bom. So deve ter cuidado com a soda.
35
-1 cleide leide figueiredo duarte:
04 Março 2009 - 22:20 pm

aqui em pesqueira-PE na sala verde eu tenho aproximadamente 2-000 litros de oleo comestivel usado para vender, nao para me beneficiar e sim para re- verter em consientizaçao tipo divugaçao do cuidado com a natureza em geral pois trabalho para minizar as agressoes feitas para com o nosso meio ambiente.
36
+1 Paulo Gonçalves
05 Março 2009 - 07:28 am

e achar soluções criativas para o recolhimento, armazenamento, preparação e processamento deste óleo reciclável...

Todos querem ajudar, sob variadas justificativas, e isto é bastante louvável, mas não esperemos nada do governo, seja em qual âmbito for.

A criação de cooperativas é uma boa solução. Já dei partida em unidades baratas de produção de biodiesel neste tipo de organização, e o maior problema, é sem dúvida, a coleta.

Estou à disposição para sugestões e/ou ações que se façam necessárias para uma produção de biodiesel, atendendo quaisquer parâmetros de qualidade exigidos.

37
-1 erik gonçalves
11 Março 2009 - 05:54 am

Trabalho na prefeitura de Lauro de Freitas região metropolitana de salvador, Temos vários projetos em pró ao meio ambiente um deles é a coleta do óleo de cozinha.Coltemaos e enviamos para uma cooperativa que reeaproveita o mesmo.O inicio para esse projeto da certo é a conscientização da população como o povo sabendo o porque da reciclagem fica tudo mais facil.Informação é a base de tudo,sou estudante de Engenharia Ambiental e faço de tudo para beneficiar o meio ambiente pois ele pode viver sem agente mais nós não.
38
+3 Raissa Ribeiro Lucca dos Santos
14 Maio 2009 - 05:32 am

Estou na 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Rômulo Pero e nós estamos com um projeto sobre a Sustentabilidade.O projeto tem vários temas mas o que eu estou trabalhando mais , é sobre a reciclagem do óleo de cozinha.Professores e alunos estão fazendo cartazes de conscientização
para as pessoas e para o resto dos alunos,você sabia que 1 litro de óleo polui 20.000 litros de água potável?Já é um começo para nós podermos nos conscientizar e tomar uma atitude.O óleo de cozinha que você joga fora , comece a colocar em garrafas PET e doar para ONG'S que recolhem e pagam por esse óleo.Essa Ong irá reciclar e depois fazer sabão com esse óleo.
PENSE NISSO.
39
-2 DUARTE
25 Junho 2009 - 07:58 am

bem todo mundo sabe que a informação e a alma do negocio e falta divulgação parece que alguém tem medo de perder a boca ao dar informação sobre quem compra o óleo que empresa presta serviço de coleta sei lá FLAVIO disse que pagam mal ate 0,30centavos então alguém já deu a receita Eu usoo oleo usado para fazer sabão.
Aqui vai uma receita.4 L oleo comestivo usado;2Lde agua, 1/2coposabão em po, 1Kg soda(NaOH). Disslver osabao em po1/2Lagua quente,dissolver a soda em 1 1/2 de agua quente. Adicionar lentamenteas duas soluça~es ao oleo. Mexer por 20 minutos .Aespejar em formas . Desenforar no outro dia.É muito bom. So deve ter cuidado com a soda.viu a gente tem e que se informar e mandar estes cras que so pensam no lucro pegar no pesado e pra @@%$¨&&
40
+3 Marcelo Batista Raymundo
09 Julho 2009 - 17:05 pm

Ola a todos
Discordo de alguns amigos que derão sua opnião sobre a compra do oleo usado, pois eu tenho uma empresa em Santos/SP e fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação, onde recolhemos o oleo das escolas e damos uma bicicleta a cada 500litros coletado, em bares ,restaurantes e similares pagamos por esse oleo, se voce não der um tipo de incentivo inicial para as pessoas com certeza a maioria não iria se preocupar em armazenar este olleo e ele acabaria nos ralos e redes de esgoto. Estou com este Projeto a 2 anos e ainda não
tive nenhum lucro financeiro,mas tenho com certeza a conciencia de que estou fazendo a minha parte, para que meus filhos e netos não sofram com a falta Dágua no futuro.
41
+1 rose
27 Julho 2009 - 20:18 pm

queremos ver o oleo recilado, tristemente aqui em salvador, nao consigo quem pegue em nossa loja, sabendo de algum projeto dentro das normas ecologicamente correta entre em contato (40 a 50 litros por semana)
42
+1 Emanuela Cunha Diógenes
03 Setembro 2009 - 16:14 pm

Esse é o tema do meu projeto que é desenvolvido em uma escola de Jaguaribara/CE. Nós reciclamos o óleo de cozinha usado produzindo sabão e doamos o que sobra para a produção de biodiesel. É o que fazemos pra não poluir o Meio Ambiente.
43
+1 Luiz Alberto Romualdo
14 Setembro 2009 - 14:08 pm

Desenvolvo um projeto independente de coleta de óleo proveniente de domicilios e comércio da região do pantanal, Aquidauana Mato Grosso do Sul, tenho armazenado em minha residência de 1000 a 2000 mil lts.
tenho que levar até a cidade de Dourados onde é usado como materia prima para a fabricação do Biodisel, todo este trabalho é feito sem nenhum recurso do governo ou de empresa privada.Como posso enviar meu projeto e assim divulgar e despertar a conciência ambiental de todos, nas cidades da região pantaneira, e aumentar o numeros de cidades para recolher o òleo.
O projeto é formidavel e a satisfação do dever cumprido é melhor ainda....
44
+2 Carlos A. Strello
12 Outubro 2009 - 10:39 am

Sou do interior de RS, estou com o interesse de iniciar o trabalho de coleta de óleo de cozinha, em uma cidade de 200.000 habitantes, consegui reunir idéias para promover e incentivar a coleta, entretante ainda não estou seguro sobre o destino desse produto, investimento, e o retorno sobre essa trabalho, pois além da trabalho ambiental estou preocupado em manter e dar continuidade a coleta, se tiverem algum materias ficaria grato.
45
-2 Michele
12 Outubro 2009 - 19:15 pm

Acho muito importante a reutilização de óleo, pois com certeza fazendo isso estamos a judando o planeta
46
-5 Paulo Carvalho
14 Outubro 2009 - 06:27 am

são as aplicações mais viáveis para a maioria dos óleos recicláveis. Tenho obtido ótimos resultados nas instalações onde realizo a posta em marcha.$$$$$$$$
47
0 Regina
16 Outubro 2009 - 08:07 am

Sou fabricante de sabao aqui em Vila Velha no ES e uso o oleo saturado estou tendo um grande retorno e me sinto felz em ajudar a natureza!
Todos poderia estar colaborando nao jogando esse oleo em locais indevidos!

Seja inteligente, reciclar e preciso ame a natureza!

Regina - sabao lele
48
-3 tania mara brito braga
03 Novembro 2009 - 16:49 pm

isso e uma polemica por nos tentamos ajudar pessoas carentes ensinamos como fazer o sabão mais muitas mão liga estou trabalhando a sete mes tentando comsentizar a população estou canhiando de vagar mais que sabe eu chego la
49
0 Regina Célia de Oliveira
30 Novembro 2009 - 14:43 pm

O IMPORTANTE HOJE É A RECICLAGEM!
Temos que estar pensando em nosso futuro e na nossa mãe natuteza. Vamos ajuda-la, é nosso lar, nossa casa, o local onde vivemos.
Vamos preserva-la e ajuda-la.
Não JOGUE LIXO NA RUA, Não JOGUE GORDURA SATURADA EM LOCAIS INDEVIDOS.
Faço sabão reciclado e estou tendo um bom retorno e concientização das pessoas.
O FILTRO DE CIGARRO LEVA 05 ANOS PARA SER ELIMINADO NA NATRUREZA, VC SABIA?
A MADEIRA PINTADA 13 ANOS. Enfim.... tudo é sujeira e agride nosso lar. Não vamos deixar isso acontecer.
Vamos ser educados e inteligentes.

Regina e Caíque
e-mail:
50
0 Denise Ciabattari Marcondes
14 Dezembro 2009 - 19:13 pm

Parabéns pela iniciativa. É deste tipo de gente que o mundo precisa. Tenho um site www.buitinha.com.br e estou fazendo uma campanha pelo planeta usando o espaço e a personagem que criei, a Buitinha. Gostaria de citar seu site e indicar para que as pessoas possam ler mais a respeito. Colocarei uma parte de sua explicação inicial e depois cito o endereço, ok? Espero que as pessoas entrem, leiam e se concientizem sobre isto. Grande abraço, Denise
51
-2 Gilson Felipe
15 Abril 2010 - 11:41 am

Olá pessoal venho pesquisando o fato de reciclar o óleo de cunha usado, e podemos perceber que tem muita gente envolvida neste negocio, eu queria coletar o óleo nos estabelecimentos, mas eu não sei onde distribuir e qual seriam o valor desse material. Mas de uma coisa estou ciente o retorno é bem agradável, esse tal vês seria a o incentivo de tantas pessoas estarem querendo coletar esse material
52
+2 kevin
19 Abril 2010 - 16:21 pm

podera distribuir a uma industria de sabao porque o oleo é reciclavel para fazer o sabao.
53
-2 kevin
19 Abril 2010 - 16:25 pm

O QUE EU ACHO É QUE oleo da UM LUCRO PARA UMA INDUSTRIA PORQUE SERA REUTILIZAVEL PARA SER UM NOVO SABAO PARAAS MERCADORIAS NOS SUPERMERCADOS.
54
+1 rosemary
28 Abril 2010 - 11:28 am

Reciclagem nos dara um mundo melhor,e pode ser uma fonte de renda.Robson,gostaria de mais informações sobre como armazenar o oleo,devo ter um projeto.e quem compra .Parabens por tornar um mundo melhor.
55
-1 Daiana
17 Maio 2010 - 09:32 am

Olá a todos, Parabéns pela inciativa, estava lendo os comentários e vejo a grande preocupação sobre o destino final do óleo, há pouca informação a respeito desse assunto infelizmente.
56
-4 giovana
30 Maio 2010 - 16:01 pm

eu já sabia que faziam isso na minha escola tem e com o oleo eles fazem sabam !!!!!!
57
-4 Jéssica
01 Junho 2010 - 11:04 am

Bom sou moradora da região de Diadema e gostaria de fazer doações de oléo porém aki não áh nenhuma cooperativa para reciclagem.Obg.
58
+1 Claudia Roberta
03 Junho 2010 - 11:05 am

Se esse resíduo não for utilizado para a fabricação de sabão ou outro produto, deverá ser armazenado em garrafas de plásticos (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), que devem ser fechadas e colocadas no lixo normal (ou seja, o orgânico), que será encaminhado ao aterro sanitário da cidade, para que ele seja tratado juntamente com o chorume – líquido originário da decomposição das substâncias presentes no lixo.
Muitas pessoas lidam com grandes quantidades de óleo de cozinha, como por exemplo, quem trabalha na própria residência fazendo salgados para vender, mas não sabem o destino certo desse óleo e acabam jogando-o em lugares impróprios. O mesmo acontece em lanchonetes, bares, pizzarias e que, em muitos casos, desconhecem a reciclagem. Muitos que utilizam o óleo de cozinha, não tem informação sobre os malefícios que podem estar causados ao meio ambiente. Na maioria dos casos, despejam-no em ralos, pias, que por consequência, acabam atingindo esgotos e os rios.
Parte do óleo que é jogado pelo esgoto adere às paredes e absorve outras substâncias, essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora. E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano). O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.
Aqui em Maringá - PR existem empresas que destinam de forma correta o óleo usado.
59
-2 edna
04 Junho 2010 - 09:57 am

Sempre tive muita preocupacäo com o óleo de fritura., sem ter onde colocar, näo gostaria de jogar no ralo da pia. Por causa disso, deixei de fazer fritura em casa. Achei o conselho da Claudia Roberto , bem interessante.
60
-3 Wagner Mateus Sales
21 Junho 2010 - 08:30 am

Após a coleta
Sou do interior de GO, estou com o interesse de iniciar o trabalho de coleta de óleo de cozinha, em uma cidade de 100.000 habitantes, consegui reunir idéias para promover e incentivar a coleta, entretante ainda não estou seguro sobre o destino desse produto, investimento, e o retorno sobre essa trabalho, pois além da trabalho ambiental estou preocupado em manter e dar continuidade a coleta, se tiverem algum materias ficaria grato.
61
-2 SOLANGE SILVA
30 Junho 2010 - 15:26 pm

Boa tarde em setembro vou fazer um trabalho sobre a reciclagem do oleo para o sabao...
e preciso saber o endereço de uma fabrica.aquim em recife estou no 9º ano. E sera realizada uma feira de ciencias na minha escola.FICAREI MUITO GARTA.
62
-4 BRUNO VIEIRA
12 Julho 2010 - 17:18 pm

Amigos (as), penso que o maior o problema é falta de empresas que utilizem o óleo de cozinha.
As famílias e as empresas cada vez mais estão conscientizados que é importante não jogar o óleo usado nos ralos.
Até tudo bem, mas qual o destino a ser dado no óleo de cozinha utilizado em nossas residências.
Entendeo que o pode público precisa incentivar a criação de cooperativas e empresas que se destinam a reciclagem do óleo de cozinha usado.
Se alguém souber de alguma empresa ou cooperativa que recicle o óleo no Estado do Pará, faço o favor de responder para o meu e-mail: .
Saudações ambientais.
Bruno Vieira - Belém-PA
63
-1 Claudia Matos
11 Agosto 2010 - 07:11 am

Bom, Sou estudante da universidade metodista de São Paulo, localizada em SBC, estamos desenvolvendo um projeto sobre reciclagem de diversos materiais e a terceira fase do nosso projeto é a reciclagem do oleo de cozinha, atraves de uma associação aqui da Região.
Estamos em busca de parceiros e interessados, além da reciclagem iremos melhorar as condição de vida inicialmente de 30 familias carentes.
Firmando que isto não se trata de assistencialismo e sim mudança de vida, pois estaremos ensinado praticas e novas habilidades de trabalho. Tornando possivel um desenvolvimento profissional e pessoal.
Interessados na Região do ABC, enviar email para

Claudia Matos
ADM GERAL
Diretora de Projetos
Time Sife Metodista
64
-5 graciano
11 Dezembro 2010 - 19:03 pm

todo tipo de reciclagem que se inventa, para a natureza mais saudavel tem sempre os espertos ou safados pois esta reciclagem alem de fazer bem. pode ter certeza que tem muita gente se dando bem, naõ sei porque tanta ganacia nós naõ vamos levar nada, daqui uns tempos vão querer reciclar defunto que vai ter de neguinho querendo vender a mãe não vai ser bricadeira. paz de cristo a todos.
65
0 MARY COELY FERNANDES DIDI
23 Dezembro 2010 - 08:14 am

eu sou mary coely fernandes didi, agente comunitaria de saude,já tenho muita participação,porque falo muito para meus pacientes a importância da reciclagem de todos os produtos que venham poluir o nosso meio ambiente,um dos pioneiros é o oleo de cozinha,VOCÊ pode ajudar tambem espalhe essa ideia nos blogs nos foruns, faça sua parte,é muito importante.
66
-2 Celia
11 Janeiro 2011 - 20:16 pm

Existe aqui em Guarulhos, região de Cumbica algum posto de atendimento de compra deste oleo? Precisa de fazer mais propagandasa respeito da destruição da natureza.Para que o povo fique ciente do grande problema.
67
-2 giovani
20 Janeiro 2011 - 13:16 pm

eu trabalho num traialler e tiro aproximedamente 10 litros de gordura limpa por semana
asvezes eu mando pra minha vizinha fazer sabao
mas tirar toda quela gordura da muito trabalho
pois quero saber se da pra VENDER a gordura q eu tiro toda semana
quanto?
moro em limeira e queria saber o ponto de ''compra ''desse oleo''
68
-2 LUIZ
29 Março 2011 - 07:26 am

SOU DO INTERIOR DE MINAS E QUERIA DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO E SE POSSIVEL JUNTAR O UTIL AO NECESSARIO.QUERO RECEBER IDEIAS E/OU PROJETOS DE RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA. AQUI NA REGIAO NÃO TEMOS RECICLAGEM NENHUMA
69
-4 João
03 Maio 2011 - 09:21 am

Por que não há propaganda sobre o óleo de cozinha ?
70
-2 valcilene
30 Maio 2011 - 16:55 pm

eu achei interesante queria saber muito + do que issomais é bem legal:-)
71
-1 Carolina
13 Setembro 2011 - 18:49 pm

Eu achei a parte que fala sobre o òleo de cozinha quando cai no ralo legal porque assim pessoa pararão de jogà-lo pela pia.Tambèm gostei da parte da reciclagem.
72
-3 wellington
27 Setembro 2011 - 07:33 am

Ao despejar o òleo de cozinha usado na pia,ralo ou bueiro,muitas pessoas nao se dao conta dos danos que estao causando Ele provoca o entupimento de esgoto aumentando os custos com o tratamento de àgua alèm de poluir rios e represas um unico litro de òleo contamina centenas de litros de àgua.
Voce pode ajudar a mudar esse quadro!junte o òleo que voce usou em casa em garrafas pet,ou em um recipiente de plastico assim voce estara preservando o meio ambiente e contribuindo para um futuro melhor. Na pia nem pensar òleo nusado è para reciclar.
73
-2 valdeto dos santos Rocha
20 Março 2012 - 08:23 am

Estou cursando o curso de serviço social e penso em efetuar um projeto sobre o reaproveitamento do óleo a fim de termos um meio ambiente limpo ,moro em uma cidade de porte um então pode ser mais fácil aplicar esse projeto ,parabéns pela a sua iniciativa vou enviar para outro colegas
74
-2 Antonio Carlos
10 Maio 2012 - 19:45 pm

Eu acho muito estranho a possível quantidade de óleo que é desperdiçado, considerando a campanha acirrada sobre o caso, uma vez que na minha casa não jogamos óleo fora! Óleo comestível, como o próprio nome já sugere é para ser consumido, pois;

1- Óleo utilizado no arroz e cozido é somente o necessário;
2 - quase não fritamos e quando isso acontece, o pouco óleo utilizado é consumido normalmente;
3 - utilizamos pouco óleo em uma chapa de ferro, quando fazemos assado no fogão.

Cadê o óleo que sobra para jogar fora? Fritura de batata, uma vez a cada 6 meses. Fritura faz mal!

Sabem qual a campanha que precisa ser feita por parte do Governo? Fritura faz mal para a saúde e estimula a obesidade.

Campanha; Não desperdiçe óleo! O que foi feito para comer, não se pode jogar fora!

Até a próxima!
75
-2 mary coely fernandes didi
13 Junho 2012 - 21:06 pm

SUSTENTABILIDADE...
são açoes a favor do meio ambiente,e que garantem futuro para as proximas gerações- abrace essa ação.
SABÃO DE COCO
4 litros de oleo morno
1 litro de soda liquida
1e meio de agua morna 1 detergente ypê de coco
1 copo americano de sabão em pó
mexa todos ingredientes por 40min,espere esfriar
e corte as barrinhas.
coco
76
-2 thais
26 Julho 2012 - 20:52 pm

penso que todos os politicos podem acreditar e fazer a reciclagem nao so com o oleo mais tambem com papeis vidro latas e ETC.
77
-3 neyde
09 Outubro 2012 - 17:50 pm

Elegemos nossos prefeitos, que tal incluirmos em nossas cobranças, uma atitude da prefeitura, para que haja no munício uma coleta de óleo de cozinha ?
Uma campanha em todas as escolas, municipais e particulares, ensinando as crianças sobre a utilidade da reciclagem do óleo.
Nossas esperanças ainda estão só nas crianças, pois os adultos, huuuuum
78
-3 João Aldair Neves
19 Outubro 2012 - 08:44 am

Moro na cidade de Buritis RO,á 15 anos estou trabalhando com alunos dos sextos e sétimos anos este ano minha prioridade é tentar acabar com o óleo de conzinha velho,esta mensagem veio como luva me ajudar em minha disciplina que é matemática,pois me abriu um leque maior para convidar os moradores da cidade para estarem aprendendo a fazer o sabão com o óleo velho.Com 5litros de óleo velho podemos fazer um exelente sabão de álcool.
79
-3 MARCO AURELIO
19 Outubro 2012 - 23:36 pm

Ola caro João Aldair, fazer sabão de qualquer maneira pode proporcionar riscos em seu manuseio, principalmente na mistura da soda com água(lixivia), você poderia trabalhar com seus alunos a coleta do óleo e destinação a outras atividades que proporcionaria menor risco a saúde de quem manuseia e confecciona o sabão e quem o utiliza, pensando em sustentabilidade e no bem estar da cidade.
80