Sex31102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Biodiesel Produtores de Porangatu (GO) serão fornecedores de biodiesel

Produtores de Porangatu (GO) serão fornecedores de biodiesel

Será feito nesta terça-feira (14-03) em Porangatu (GO) o lançamento da pedra fundamental da maior indústria de biodiesel em construção do Centro-Oeste. As obras da Bionasa, Combustível Natural S.A. tiveram início na semana passada. A expectativa do presidente da Bionasa, Francisco Barreto, é que a usina entre em operação nos próximos 16 meses já que a construção deve ser concluída em 12 meses. A usina terá capacidade de produzir 10 mil toneladas/ano, sendo 85 mil toneladas de biodiesel e 15 mil toneladas de glicerina, o correspondente a 6% de todo o consumo de diesel do Estado de Goiás.

A obra vai demandar investimento da ordem de R$ 40 milhões e após sua conclusão vai gerar 107 empregos diretos e outros 1.500 empregos indiretos nas proximidades de Porangatu. De acordo com Francisco Barreto, este total de empregos refere-se aos micro e pequenos produtores de soja e girassol da região, que serão fornecedores de matéria-prima para a indústria. “Nós queremos ainda promover a criação de uma associação de pequenos produtores rurais que farão o esmagamento da produção, com garantia de compra, e poderão utilizar o resíduo (bagaço) como adubo e ração”, explica. Segundo ele, a Bonasa vai utilizar ainda como matéria-prima o sebo de boi, abundante em Goiás.

O presidente da Bonasa afirma que Goiás é geograficamente estratégico no que se refere ao Brasil e até ao mundo. Segundo ele, o Estado é um celeiro de matéria-prima nacional e precisa agregar maior valor ao seu produto. Francisco Barreto conta que um dos motivos que levaram a empresa a investir em Porangatu foi sua localização: próxima à Ferrovia Norte-Sul e à Belém-Brasília.

Leia também

Comentários  

+10 Josias Leite de Freitas Jùnio
08 Dezembro 2006 - 07:18 am

Acredito que esta empresa - irá promover uma revolução no desenvolvimento de Porangatu e Região do médio norte goiano. É substancial que combustiveis alternativos surjam para suprir a escassez de petróleo, que virá nas próximas décadas, bem como dar tranquilidade ao mundo, com fontes alternativas de energia. Fico feliz, sendo um porangatuense, mesmo morando longe, que a região se desenvolva, que novos horizontes surjam para os jovens, para a sociedade porangatuense.
O Brasil tem tudo para ser o celeiro do mundo, produzindo alimentos, bem como, é um país inovador, sendo um dos que mais domina a tecnologia de combustiveis alternativos.
Desejo sucesso a Bionasa, a sociedade porangatuense, e acredito que estamos conduzindo o Brasil para um novo tempo, elevando-o a condição de pontência mundial,onde casa, comida, trabalho, dignidade e ética, sejam presentes na vida de todos os brasileiros.
Dr. Josias Leite de Freitas Júnior
Diretor Geral FACESA
Acad. Direito.
1
0 Pe. Marcos A. Belarmino
14 Março 2007 - 07:44 am

Acompanhando a comitiva da Ilma.Sra. Maria Beatriz Alves Azambuja DD. prefeita de Mundo Novo,fomos a convite do Dr. Carlos Rosemberg conhecer a plantação do Pião Manso e as instalações da futura Insdústria do Biodísel em nossa região de um modo particular no município de Porangatu-Go. Fomos muito bem acolhidos pela equipe de técnicos e responsáveis pelo audacioso projeto que já é realidade. Voltamos dispostos a fazer o que for preciso para incentivar o plantio do Peão Manso em nosso município com todo o apoio e colaboração da Prefeitura Muncipal de Mundo Novo. Que esta inciativa venha de encontro ao grande desafio que é a superação das desigualdades sociais do nosso povo sofrido e marginalizado, que todos de fato possam ganhar com o advento desta Insdústria do Biodísel aqui no norte de Goiás. Promovendo a pessoa humana, proporcionando-lhe uma vida mais dígna e sem agressão à Mãe Natureza, seja bem vinda, e que Deus ilumine a todos nós!
Pe.Marcos Antônio Belarmino
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Mundo Novo-Go
2
0 Agricola valerio
14 Março 2007 - 12:46 pm

Gostaria so de retificar algumas informações aqui descritas.

1- A maior empresa de biodiesel do Centro Oeste sera a da Adm em Rondonopolis, em GO as empresas Granol e Caramuru terão capacidade, cada uma de 100 toneladas ano, em dezesseis meses se preve que estas terão capacidades maiores.
2- o sebo não é mais abundante em goias, tanto que esta havendo importação de sebo de outros estados, e segundo noticias publicadas neste mesmo site, já houve a desvinculaçao do preço do sebo em relação a arroba de boi,
finalmente pinhão manso - a EMBRAPA e a EPAMIG, as duas entidades que mais entendem de pinhão manso no Brasil e provavelmente no mundo, já que a Africa e India estão com pesquisas pifias em seua paises, estão listando as doenças e pragas desta cultura, onde em situação comercial tem apresentado altos indices de doenças e pragas tanto em MG como MS, em lavouras com mais de 3 anos. Portanto sugiro calma, pois o que estao fazendo são laboratorios em lavouras de agricultores. Ninguem diz que ira pagar R$ 12,50/sc, que a colheita não é uniforme (6 a 8 meses), feita toda semana.
3
+5 Waldir
30 Março 2007 - 10:10 am

esta usina em Porangatu-Go e muito importante pra o Norte Goiano por ter, varias proposta de emprego para a sociedade...
4
+2 SELMO MORAIS
10 Maio 2007 - 09:17 am

Ola pessoal da bionasa sou Tecnico Agricola,e vem atravez desse fala que e muito importante a istalaçao da mesma em nossa regiao,pois ira gira muitas oportunidades de emprego diretos e indiretos,e o que a regiao precisa pois com sua istalaçao o fluxo de empresas ira crescer na regiao dando ainda mais oportunidades as pessoas daqui. Sejam bem vindos aqui na regiao.
5
-1 SELMO MORAIS
10 Maio 2007 - 09:40 am

Aos senhores produtores,que estao pensando em produzir piao manso acreditem nessa ideia pois sera uma grande revoluçao em uma regiao que a muito tempo deixou de ser produtora na area agricola,mas nunca deixando de se alto tecnifica pois nao adianta quere produzir de qualquer jeito e depois joga a culpa em cima da cultura,sempre e bom produzir sabendo onde escoa sua produçao e sabendo aonde vender,com essa empresa acredito eu que sera uma porta para a entrada de outras culturas na regiao, almentando assim o leque de pessoas qualificadas no ramo para melho orienta aos produtores que pensao em se torna agricultores.
6
-2 julia
14 Junho 2007 - 05:03 am

Voces poderiam adsionar mais sobre o biodiesel, vou dar um exmplo: os maiores produtores mundias do biodiesel entre outros .


obrigado escutarem miha opinião.
7
0 Telmo Heinen - Formosa - GO
14 Junho 2007 - 06:59 am

Júlia, preste atenção: O que você procura está bem aqui neste site. Não existe
nenhum lugar na internet que tenha mais informações sobre biodiesel do que aqui.

Quem procura, acha! Não faça o papel de jovem acomodado. Entretanto, cada um é
livre. Já tentou deixar sua pergunta no Yahoo! Respostas? Tente:

http://br.answers.yahoo.com/

Abs, telmo heinen @yahoo.com.br
8
+2 Moises - Porangatu
24 Agosto 2007 - 18:18 pm

Extremamente importante!!!
Mas acreditar que isso resolverá situaçoes outrora em deficiencia é um erro fatal. É preciso criar politicas economicas necessarias ao crescimento do municipio e nao somente a geraçao de emprego.
O que qualquer empresario entende por crescimento?
Algo que traga o minimo de desenvolvimento a regiao. Nao adianta trazer emprego se as dificuldades em outras areas continuarem.
É necessario iniciar em Porangatu uma forma de giro capital capaz de fortalecer a economia.
Creio eu que a Bionasa vem para cooperar no crescimento e no desenvolvimento local, ms acreditar como muitos estao fazendo que, ela, por si só, é capaz de sustentar a economia de quase 50 mil hab é insustentavel.
Precisamos mesmo é acentuar a atraçao de empresas grandes para cá, no intuito de dar aos nossos jovens nao somente emprego, mas tambem a possibilidade de se orgulharem da nossa cidade, fazendo com que a migraçao juvenil seja ao todo destruída.
Sei que existem soluçoes, porém, quem se aterá a faze-las?
Abraços a todos e PARABENS aos (verdadeiros) responsaveis pela iniciativa...
9
+1 Glaucia Lucia da Silva
01 Setembro 2007 - 15:51 pm

Nao sou daqui , vim morar aqui pouco tempo, estou gostando muito , li sobre a materia da biodiesel, fiquei interessada , e um investimento alto, e que tem tudo para dar certo, e vai dar certo, Porangatu tem tudo para vencer essa etapa. obrigada!
10
+4 Eduardo M
19 Setembro 2007 - 10:23 am

Eu sou graduando em engenharia agronômica(UFG), sendo membro de Porangatu,fico feliz pela a iniciativa e confiança da bionasa em nossa regiao . Espero excelentes resultados desse avanção de tecnologia que veio revolucionar a historia da agricultura, e que os agicultores participem dessa ideia! Agradeço a todos , e boa sorte.
11
+1 Roberto - Porangatu
23 Setembro 2007 - 14:18 pm

Creio que com o advento da Bionasa para Porangatu, toda a região se valorizará e ganhará com isso. Essa região tem grande potencial a oferecer: Exemplo: o comércio, a agropecuária, etc. Mas precisa ter um reconhecimento maior, e, esperamos que a Bionasa venha confirmar esse potencial que temos. É uma coisa lógica, a Bionasa não iria para uma região que fosse mais ou menos ou que fosse fraca. Então certamente é uma região forte e que tem tudo para crescer junto com a Bionasa. Parabéns aos Dirigentes e obrigado pelo espaço cedido.
12
-3 Sara
29 Setembro 2007 - 16:36 pm

Sabe que dia que porangatu terá industria? NUNCA, deixem de ser otários, a melhor saída para a cidade é a BR 153, quem é daí já tá careca de promessas, ELES plantam essas notícias para ter acesso a mais dinheiro.
13
+3 João Paulo ANAPOLIS
02 Outubro 2007 - 14:25 pm

Discordo por completo com a SARA, acho que isso comtribui muito para a desistencia de muitos, pois são pessoas como ela a desacreditar no potencial do municipio!!
Acredito em Porangatu e na Bionasa, que essa aliança dê certo! Todos nós ganharemos, Porangatu merece, ja chega, o Norte já ficou muito esquecido!
BioNasa e Porangatu parceria que vai dar certo!
14
-1 leandro goiania
20 Outubro 2007 - 15:34 pm

Não acredito que porangatu terá uma usina de biodisel. Ai não tem politica pra isso! É so promessa.
15
+2 MARIA HELENA PINHEIRO Profª Leninha
07 Novembro 2007 - 13:00 pm

Diante de todas mudanças climáticas, as quais estamos vivenciando, se faz urgente e necessária tomada de atitudes que possam minimizar tais efeitos.
As altas emissões de Monóxico de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOX) e Dióxido de Enxofre (S02), são apontados como principais causadores das chuvas ácidas, extremamente prejudiciais às florestas, lavouras e animais. Além disso, esses combustíveis fósseis possuem uma taxa de emissão de CO² muito alta, fator diretamente relacionado com o problema do Efeito Estufa e suas consequências (aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, desequilíbrio ecológico, entre outros).
O uso do BIODIESEL traz uma série de benefícios associados à redução dos gases de efeito estufa, além de reduzir o consumo de combustíveis fósseis (o petróleo).
Nosso país é hoje o maior produtor mundial de ETANOL (um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da cana-de-açúcar, do milho, da uva, da beterraba, ou de outros cereais, produzido através da fermentação da Sacarose. Comercialmente, é conhecido como Álcool Etílico.
Estou super feliz com a presença da BIONASA em nosso município. Desejo muito sucesso!
Tenho certeza que muito em breve nosso Estado estará despontando a mível nacional através da NORTE-SUL. Essa foi uma notícia alvissareira. Ela constituirá em uma grande e importante via nacional de escoamento de bens. E o melhor: passará por nosso município.
E para aumentar ainda mais meu entusiasmo, recebemos a notícia de que o Brasil sediará a Copa de 20l4. Aconselho a todos aqueles apaixonados por nosso País, por nosso Estado e por nosso Município que leia no Jornal O Popular de 31/out/2007 na página Opinião, o artigo escrito por José Roberto Bernasconi, intitulado COPA 2014, BRASIL 2015.
Bárbaro! Fantástico!
Por favor, leiam.
Nada melhor para estar bem informado.
E se Deus quiser, esta Copa nos trará tanto progresso quanto levou à Barcelona.
Será o Brasil crescendo, como ele bem disse: 2l anos em 7.
Obs: Quero estar viva para ver!
16
0 Lindaura Rodrigues Uruaçu -Go Sou Universitária em Agronégócio participei da palestra da Bionasa no ultimo dia 09/11/2007 realizada em Uruaçu.
14 Novembro 2007 - 14:23 pm

Recebi o convite para esta palestra no dia 07/11 onde estava participando de outra palestra do Sebrae,fui e adorei como a nossa região tem potencial para estar desevolveldo este projeto tão conceituado como e o biocombustivél,como pode estar produzindo tanto em tão pouco tempo.Como se diz o futuro economico se tem base sólida e no Agronegócio........Estarei buscando junto a equipe da Bionasa mais informações sobre o assunto.
17
0 Andressa Salazar
21 Novembro 2007 - 19:03 pm

Eu acredito no crescimento de Porangatu, sou moradora daqui de Porangatu e vejo o quanto anda rapido a construção da empresa e parabenizo quem acreditou em nos do norte de Goias. Pode até ter politica no meio, mais que esta crescendo a cada dia isso sim, esta!!!!!
18
+1 Greison moreira
29 Dezembro 2007 - 23:42 pm

Até que enfim Porangatu recebe uma empresa de grande porte e de grande impotância para ao meio ambiente.
19
+2 Danyllo Durão
23 Janeiro 2008 - 11:46 am

Fui morador de Porangatu 11 anos agora estou em Brasilia mas eu acho Porangatu um lugar exelente para morar e acredito no densevolvimento deste municpio quem sabe agora gere emprego para essa população q tanto precisa de emprego desejo tudo de bom e boa sorte para PORANGATU-GO
20
-1 ROSE AMORIM
24 Janeiro 2008 - 13:50 pm

É !!!
Em meio de tantos desturbios climaticos , temperatura , poluição , total desequilibrio na natureza plantações em que infelismente vivemos hoje , Acredito que com o uso do Biodiesel nos trará uma notável serie de beneficios , na redução efeito estufa um assunto realmente de tremer as bases viu .
Espero e acredito no sucesso da Grande BIONASA pois alem de nos proporcionar c/ o uso do Biodiesel beneficios à nossa saude / natureza e tão logo p/ nossos filhos netos , ja que ,se algo nao for feito pra melhorar todo esses desequilibrios , O VAI SOBRAR PRA GERAÇÃO FUTURA ? nossos filhos , netos , Meu desejo é que proporcione à Porangatu novos horizontes e oportunidades futuras .
** ESTOU CERTA DE QUE PODEMOS APOSTAR E ACREDITAR NISSO **

PORQUE A ESPERANÇA É A ULTIMA Q DEVE MORRER !

Rose Amorim
21
0 Gizelda Rodrigues de Araújo
08 Março 2008 - 13:31 pm

Fico feliz com a instalação da Bionasa em Porangatu.Porangatu merece.
Com certeza tem tudo pra dar certo.
Entrei no site porque estou fazendo um artigo sobre os biocombustíveis.
E, pelo que já li sobre o assunto, torço para que outras grandes empresas como a Bionasa escolham Goiás
para investir nos biodiesel.
Gostaria de receber imais informações sobre o assunto.

Respirem melhor!
22
0 Liliane Parreira de Matos
07 Maio 2008 - 06:37 am

Gostaria de parabenizar a Bionasa e a Porangatu, essa parceria só trará benefícios a todos, inclusive ao nosso meio ambiente, que está precisando de formas inovadoras, para que ele não se transforme apenas em uma "lembrança".

Obrigada.
23
0 Antonio Ismar
02 Julho 2008 - 15:11 pm

EU MOREI EM PORANGATU DURANTE 19 ANOS DE MINHA VIDA ,E FOI UMA DAS MELHORES FASE DE MINHA VIDA ,POIS FI MINHA ADOLECENCIA .HOJE MORA EM FORTALEZA-CE ,E FICO MUITO FELIZ DE SABER QUE PORANGATU PODE CONTAR COM ESSE IMPREEDIMENTO TÃO IMPORTANT,E PARA ESSE POVO MARAVILHOSO ... UM ABRAÇO À TODOS ,TD DE BOM
24
+2 Valdivino Mendonça de Sousa
30 Julho 2008 - 12:19 pm

Sou filho de Porangatu, estudei na escola paroquial N.Srª de fátima,que foi a melhor escola que estudei
na minha vida.Sempre procuro me informar do que acontece na cidade (moro e trabalho atualmente em
Palmas-TO.) E é com grande satisfação que vejo, a Bionasa instalar um grande empreendimento de
biocombustível na cidade, pois gerará empregos e renda para todos os moradores, proporcionando
crescimento da população, de tão grande é essa indústria.Com a ferrovia Norte Sul que terá uma
plataforma multimodal, a futura universidade federal, e tantas outras empresas se instalando na cidade,
é precisol o prefeito, os políticos e a população em geral iniciar uma campanha de chamamento às
grandes empresas a se instalarem na cidade, por exemplo: uma fábrica de cerveja e refrigerantes, a
Mabel,etc.Parabéns Bionasa, Parabéns Porangatu, rumo ao desenvolvimento do norte goiano.

25
0 Assis Marinho
31 Julho 2008 - 19:43 pm

Fui aluno da professora Leninha (saudade!) e conheço alguns autores de comentários acima.

Trabalhei na Embrapa durante 18 anos e ví grandes empreendimentos fracassarem por falta de planejamento.
Concordo com os comentários da "Agricola valerio".
No Brasil politicos e lobistas conseguem aprovar em Bancos públicos (BASA, SUDAM, BB, BNDES, ETC) projetos desfocados da realidade que fracassam e, nós pagamos a conta.

Veja alguns exemplos:

1. Em 1987 participei de um Seminário em Goiânia onde o Sec. de Agricultura prometeu a construção de 20 CEASAS no estado. O de Porangatu nunca funcionou. Motivo: nunca teve produção horti-futigranjeiro suficiente para manter o négócio funcionando. Virou quartel da PM;

2. Em Jaraguá empresários recentemente prometeram um novo eldorado com uma USINA de ÁLCOOL a partir da MANDIOCA. Até agora nada! Não tem produção suficiente. O elefante Branco e está lá para todos verem;

3. O passos para um negócio agrícola funcionar são:

a) boa disponibilidade hídrica na região (Porangatu tem forte veranico em janeiro);
b) Estabelecimento de uma forte rede de pesquisa agrícola envolvendo cooperativa local (Como anda a de Porangatu?) X empresas de pesquisa (Embrapa e Agenciarural);
c) facilidade de escoamento ( A BR 153 ......);
d) mão-de-obra qualificada na região para a agroindústria (já vi negócio falir por falta de pessoal qualificado);
e) gestão eficiente de negócios (alguns dos gestores possuem experiência em agronegócios de biocumbustível?);
f) Elaborar um plano de negócios eficaz em que garante boa remuneração do produtor rural senão......
g) contratos que não dependam de política de governo que sempre mudam....

4) Nem sempre Fundos de Investimentos Eestrangeiros dão segurança ao negócio. Alguns levam investidores a perderem dinheiro.

5) Sempre fique triste por Porangatu ficar a margem da Revolução Verde do Cerrado Goiano (Soja, milho, girassol, milheto, milho, Cana, etc). Portanto, não temos o direito de errar e nem enganar o povo. Invistam em pesquisa e profissionais capacitados. Caso o negócio dê certo distribua lucros e invista no parte social do município (escolas, creches, praças, treinamento, esgoto, saúde, etc...)

Abraços.
A discussão está boa. É só o início.

4)
26
+1 Lucivânia
09 Setembro 2008 - 14:24 pm

bem eu vou fazer um trabalho sobre o biodisel e quero dar o melhor no trabalho. pois vou colocar varias materis sobre a bionasa de porangatu!
27
+1 Juarez Virgilio
02 Novembro 2008 - 11:49 am

O Brasil é exemplo de domínio desta tecnologia e o estado de Goiás ganha com mais uma unidade de Biodiesel. Porangatu com certeza irá se desenvolver muito mais, pois irá gerar muitos empregos trazendo mais desenvolvimento para a região e absorvendo grande parte da mão de obra ociosa do município e dos circunvizinhos.
Sou filho de Niquelândia (município com duas grandes indústrias e tantas outras de pequeno porte), o que quero alertar é o seguinte: por décadas foi arrecadados milhões em impostos e muito pouco foi feito para que toda a sociedade fosse beneficiada com estes recursos. Hoje moro em Anápolis também uma grande potência industrial do estado, no entando pouco fazem (poder executivo) pelo município. Quero apenas chamar a atenção dos futuros administradores que irão por quatro anos administrar estes três municípios e também pra os demais, que procurem aplicar os recursos de forma que toda a popuação se beneficiem e com isto poderão chamar atenção de muitos outros investidores, só assim poderão colocar seus nomes na história de seus municípios e melhorar a condição de vida de milhares de pessoas...acima de tudo ajudar à colocar o estado como uma referencia econômica para o país.
Um Graaaaaaaande abraço!!!!
28
+1 Paulo Gonçalves
02 Novembro 2008 - 14:06 pm

Como consultor na área (oleaginosas e derivados) há muitos anos, gosto sempre de parabenizar os empreendedores, pois a região nem sempre lhe dá as condições ótimas de trabalho, mas eles sempre acreditam em seus projetos e apostam todas as suas fichas na idéia. Muitos porém não se cercam de profissionais experientes, por desconhecê-los e muitas vezes o projeto não alcança resultados almejados.
A falta de cuidados na escolha das matérias-primas e outros desdobramentos, às vezes inviabilizam o projeto.
29
0 janete viana soares
25 Maio 2009 - 18:35 pm

Por eu ser uma uma recem formada em geografia, posso dizer que voces foram sabeis em escolher
PORANGATU para construir esse empreendimento, primeiro porque a regiao e propicia em relacao a clima solo etc...portanto geograficamente tudo esta favoravel, segundo pelo fato dos cidadaos po
rangatuenses terem oportunidades de trabalho os quais ganharao experiencia e uma conciencia ecologica
alem dos pequenos produtores que produzirao sementes oleaginosas que automaticamente estarao
contribuindoem em parte para um mundo menos poluido,parabens a producao de biocombustivel e glicerina
de graos oleaginosas e sebo so trarao bons frutos a PORANGATU.Bola pra frente....
30
+6 jenner borges de morais
17 Julho 2009 - 15:06 pm

prestei serviços para bionasa "divisorias no laboratorio e no 2o piso " e fico feliz em ter somado uma pequena parte para este grande empreedimento. parabens aos responsaveis pela bionasa e ao povo de porangatu
31
+1 Luis henrique
20 Julho 2009 - 17:55 pm

Bionasa fico muito feliz em saber que minha cidade natal esta evoluindo, hoje resido em goiânia + estou estudando, pretendo fazer Química Industrial, hoje um sonho amanha quem sabe eu fassa parte do quadro de pessoas que coperam para o desenvolvimento desta empresa. Espero muito do seu trabalho,
BIONASA.
32
+8 Dra.Bianca Ferreira de Lacerda
05 Outubro 2009 - 05:46 am

Tenho raízes em Porangatú, que tem muito a oferecer para a população que busca melhorias. Minha certeza é que a Bionasa tem a acrescentar na economia e na saúde ambiental do país com o estímulo á cultura de oleaginosas para produção de petróleo. E que a tecnologia está presente para aproximar o país ao desenvolvimento.
Dra. Bianca Ferreira de Lacerda
Bióloga
33
+1 Thaline Borba de Oliveira
14 Outubro 2009 - 20:30 pm

Aos pessimistas diria para acreditarem mais nessa cidade e que é possível ver esse advento designado por muitos como "promessa" instalado na cidade. SOU PORANGATUENSE COM MUITO ORGULHO!
Não só Porangatu mais o mundo precisa de empresas que tenham responsabilidade sócio-ambiental.
Como futura administradora especialista em biocombustíveis entendo que a Bionasa não será a única responsável por empregar toda população e pelo desenvolvimento da cidade, mais é preciso pensar nos adventos que trará. A economia de uma cidade ou região nem sempre é responsabilidade de uma única empresa, a população precisa também se especializar para concorrer justamente neste mercado.
Conhecedora de biodiesel e do papel social proposto pelo Governo Federal desenvolvo um diagnóstico no assentamento Vale Verde em Gurupi-TO para ver a viabilidade e disponibilidade dos produtores rurais produzirem matéria-prima para o biodiesel, sobre essa realidade o que se percebe sobre os " privilegiados" pelo PNPB é a falta de informação.
A intenção é boa e a causa justa, mas saber que biodiesel é um combustível somente não adiante. Sei que existem várias formas de se obter informação sobre tal, principalmente pela internet, mais nem todos tem acesso a esse meio. As informações (matéria-prima, técnicas de produção, plantio, colheita, escoamento da produção, valor de mercado, etc.) devem chegar onde é preciso.
Thaline Borba de Oliveira
34
+1 Eremita dos Seis Caminhos
17 Outubro 2009 - 23:46 pm

Sempre observSempre observei Porangatu, mas desde a década de 80 à cidade vêm entrando em declive tanto na produção agrícola quanto na pecuária.
Pré-suponho que nenhuma atitude foi tomada, pois nenhum progresso ocorreu desde o fato.
Acredito que o município será beneficiado com a construção da usina de biodisel, pois conforme dito o presidente da Bionasa Francisco Barreto, a indústria de biocombustível irá gerar 107 empregos diretos e outros 1.500 empregos indiretos que “a meu ver é uma grande especulação política”. Em outras palavras uma mentira, pois o povo continua desempregado de fato.
Quem irá se beneficiar será o prefeito e seus vereadores, pois irão desfrutar de uma verba governamental que de fato deveria ser investido na população da cidade. Em outras palavras, o prefeito e os vereadores deviam as o imposto que a Bionasa paga de fato. Prefeitos e vereadores entram de mão vazia e saem de capanga cheia de dinheiro público de impostos de indústrias como a Bionasa e diversas outras cujo nome não irei citar de fato, pois não será preciso.
A verba chega e o investimento na cidade não sai. Digo lhe mais, a Bionasa nasceu morta, ou seja, veio para Porangatu para políticos corruptos de nossa cidade com de todo o País roubarem e lavarem dinheiro sujo. De fato Porangatu foi o maior produtor de arroz do Brazil e hoje mau planta para a subsistência do povo porangatuense e continuará do mesmo jeito, pois, o governo empresta dinheiro a juros altos com condição de que para poder pegar o empréstimo é necessário ter renda e bens para serem penhorados caso a dívida não seja paga. Até concordo mais quando seja a época da colheita o governo inventa uma inflação sobre o produto e faz com que o produtor tome prejuízo para que o próprio governo lucre tomando a terra do agricultor.
Quem se beneficiará dos ganhos da Bionasa são os “puxa sacos” além dos políticos.
Podem até me perseguirem por isso, mas nunca calarão o povo.
Exijam seus direitos como cidadãos não fiquem acomodados com a situação atual quem “paga o pato” somos nós mesmos.
35
-1 paulo caldas
28 Setembro 2010 - 16:07 pm

Lendo detidamente e analisando o comentário do (a) "eremita dos seis caminhos", vê-se claramente tratar-se de alguem ou algo desprovido de visão de futuro e mal resolvido na vida. Esses "tipos" são os que nunca acreditaram no empreendedor brasileiro, bem como, nunca fizeram alguma coisa que viesse a somar a favor do país e seu povo. A Usina BIONASA é uma realidade de quem acredita em Porangatu/GO como um dos celeiros do bio-combustível desse estado. Se voce "mal-resolvido" e "traumatizado" não possui horizontes de progresso em sua vida, desista dela e deixe os outros trabalhar, dos seus SEIS CAMINHOS - só vislumbrei UM - o do desespero, Vá procurar um trabalho.
36
+1 manoel messias barros
28 Maio 2011 - 21:00 pm

eu acredito que o brasil pode ser um pais respeitado e nos devemos ser os primeiro a fazer isto,somos um dos poucos pais a ter recursos naturais,uma grande area de taerras a ser aproveitadas para agricultura,usando com responssabilidades,e preçiso agrgar valores a tudo que produzimos,para que o bolo seja dividido entre os brasileiros.tem gente revoltada com maus politicos, isto nos damos jeito,e so demiti los na hora do voto.porangatu tem uma usina p fabricar biodiesel e outros,quem duvida vem ver,nos moramos no melhor pais pode acreditar,somos responssavel por ele,
37