Sab25102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Biodiesel Prensas irão extrair a frio óleo de girassol

Prensas irão extrair a frio óleo de girassol

Uma parceria entre o governo estadual e produtores rurais irá possibilitar a produção de óleo de girassol nas propriedades. O governo está finalizando a compra de 16 miniprensas que irão extrair o óleo a frio. Os locais de instalação ainda estão em estudo, mas já se sabe que os equipamentos ficarão em propriedades que cultivam o girassol, em parceria com o governo, e que também criam gado de leite. A estimativa é que a extração de óleo comece em um mês.

A idéia é utilizar a torta resíduo do esmagamento do girassol na alimentação animal, uma vez que o produto proporciona maior rendimento na produção de leite. Ontem, o assunto foi abordado na 16 Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol pelo coordenador estadual do Programa de Bioenergia, Richardson de Souza. No Estado, o biodiesel ainda está em fase de estudos, mas está apoiado em duas vertentes: geração de emprego e renda em pequenas propriedades e identificação das melhores variedades de oleaginosas para produção de biodiesel.

''Hoje tudo que sabemos sobre biodiesel é de bibliografia. Estamos investindo em pesquisas para desenvolver uma tecnologia paranaense e também para trabalhar com possíveis investidores'', disse Souza. Inicialmente, estudos realizados em parcerias com diversos órgãos de pesquisas indicaram que todos os óleos vegetais têm potencial para serem usados como combustíveis.

Atualmente, o foco da pesquisa estadual é na produção de girassol. A intenção é identificar as principais cultivares de girassol para produção de biodiesel e as melhores regiões para adaptação da planta. O girassol está sendo cultivado em 6 mil hectares nas regiões Norte, Noroeste e Oeste durante a safrinha. No entanto, neste ano os pombos atacaram a colheita. Nas regiões mais próximas aos canaviais foram as mais afetadas. Neste locais, as perdas chegaram a 40% sobre o total produzido.

No entanto, as aves não devem inviabilizar a cultura. Já foi feita uma parceria com o Ibama que deve identificar maneiras alternativas de controlar a sua reprodução. Na próxima safra, o Paraná deverá conseguir o reconhecimento agroclimático de produção em girassol, concedido pelo Ministério da Agricultura. Com esse ''título'' os agricultores poderão ter acesso ao crédito rural e ao seguro agrícola.

Segundo Souza, a produção do biodiesel gera três vantagens: ambiental, econômica e social. O produto é uma alternativa de combustível menos poluente, substitui parcialmente o óleo diesel reduzindo os custos com a importação e desenvolve a agricultura familiar.
Leia também

Comentários  

+2 Joao de castro sobrinho
16 Março 2006 - 07:36 am

Espero que o biodiesel nao nos deixe de fora como alcoo.Por isto espero resposta de como produzir biodiesel em minha propriedade.
1
0 Carlos Augusto
16 Março 2006 - 11:40 am

Aos pequenos produtores que se interessarem em produzir seu próprio combustível (biodiesel), nos colocamos a auxiliá-los, não somos empresa!
2
+11 ziraldo almeida
17 Março 2006 - 05:15 am

peço se possível informar uma fórmula caseira de produzir o biodiesel e o oleo comestivel de girassol
3
+46 jorgemor
13 Agosto 2006 - 14:40 pm

quais as principais fornecedoras de prensas?
4
+13 Arnaldo Ribeiro da Fonseca
15 Agosto 2006 - 08:10 am

Tenho uma pequena propriedade, quero produzir biodiesel com a mamona. Onde posso comprar uma pequena usina? Onde posso conseguir as sementes de mamona? Posso fazer a venda direta para o consumidor? Assisti uma reportagem na TV Globo, feita na Unicamp e entrevistado revelou que a usina que desenvolveram tinha custo de 18 mil reais. Preciso de mais informações. Será que vale investir neste seguimento?
5
+16 Nelson José da Silva
21 Agosto 2006 - 11:01 am

Gostaria de fabricar óleo para combustível e para alimentação, como poderei obter informações reais de custo das máquinas e onde compra-las.
6
+3 Altair Lamim
22 Agosto 2006 - 15:40 pm

Gostaria de saber onde comprar as prensa, e qual a forma dos bancos levar mais a sério os comentário sobre o biodisel, pois tento entrar em contato com o Banco do Nordeste em Pi-centro, mas o banco não passa melhores informações.
7
+1 Getúlio Guglielmi
23 Agosto 2006 - 12:33 pm

Estamos situados no maior munícipio do RS cidade Legrete pólo geográfico considerando o
eixo da BR290 limites Uruguai e Argentina produção arroz,soja e pecuária.Idéia Biodiesel[farelo de arroz,soja e sebo de frigorífico]
8
+38 Teresa
24 Outubro 2006 - 08:41 am

Gostaria de saber aonde encontro óleo de girassol extraido
a frio?
Descobri que os benefícios deste óleo são de grande poder pra saúde.
9
+9 Gelson Pedron
05 Julho 2007 - 17:44 pm

Tenho vinicola de vinhos, gostaria de saber uso e interese no oleo de semente de uva.
Preciso mais informacoes para extracao do oleo
10
+9 Luiz Humberto dos Santos
17 Julho 2007 - 16:39 pm

Tenho uma chácara na região metropolitana de Curitiba. Nela tenho procução artesanal de vinho de uva. Gostaria de extrair o óleo da semente de uva bem como de outras sementes.
11
+7 Alexandre Bueno
18 Julho 2007 - 12:29 pm

Gostaria de saber onde posso comprar equipamento para extrair óleo de girassol, soja e outros graus.
Se alguem conhecer empresas que vendam esdas penças me comuniquem obrigado.
12
+1 BiodieselBR.com
18 Julho 2007 - 16:11 pm

Alexandre, já conhece o catálogo da indústria do biodiesel? Nele estão listadas mais de 370 produtos e serviços ligados ao setor de biodiesel de centenas de empresas. O guia é dividido em diversas categorias, para conhecê-lo clique no link abaixo:
Catálogo do biodiesel.
13
0 o problema é outro
10 Setembro 2008 - 19:52 pm

Quem vai ganhar é o Estado nos impostos que aplicam.......
14
+10 Gernold
20 Setembro 2008 - 05:06 am

Que biodiesel que nada, o negócio é a utilização do óleo vegetal ( prensado a frio) direto. Tenho utilizado óleo de canola e de soja com excelentes resultados.
15
+5 Horst
13 Novembro 2008 - 09:30 am

óleo vegetal ( prensado a frio) direto no tanque a 100% e pronto, se o pessoal usa óleo de cozinha Liza nos motores a diesel a 100% e funciona imagina o óleo vegetal.
16
+1 Haulyson
23 Junho 2010 - 13:04 pm

Esqueçam a tal mamona para biodiesel.
É muito boa para exportação vcs ganham dinheiro; mas para o biodiesel é como se estivessem dando um tiro no pé.
Para o pequeno médio e grande produtor, o negócio e utilizar a extrusão e prensagem e utilizar o OV, no caso da soja degomado e super filtrado como combustível e o outro óleo apenas muito bem filtrado, para que perca a viscosidade.
Utilize no seu motor e pronto.
Abraços,
Haulyson
17
-1 antonio l de souza
11 Fevereiro 2011 - 20:00 pm

amiga quero saber como conseguir uma mini prenssa e e cara ? algem podi enforma eu gostei da ideia de extrair o olelo de girasol e muito boa ...
18
0 Wilson de Oliveira
15 Fevereiro 2011 - 09:27 am

Prensas irão extrair a frio óleo de girassol
A hora e a vez do Banco do Nordeste
Foi assim com a apicultura. Em maio de 1994 eu chegava da Paraíba a São Raimundo Nonato no Piauí. Naquela época a apicultura estava se iniciando. Surgiam as associações de pequenos produtores rurais. Fui convidado para participar de criação de uma associação de apicultores. Fiz questão de participar como ouvinte. Ao final o líder dos participantes me franqueou a palavra e foi logo me indagando o que eu achava da ideia. Então, eu elogiei a ideia, pois na micro região de São Raimundo Nonato não existia nenhuma forma de associativismo específica para a criação de abelha. Entretanto, fiz ver aos presentes, postulantes da criação, que para a aquisição de colméias não era necessariamente ser associados de uma associação de apicultores. O associado de uma associação de pequenos produtores rurais poderia incluir em seu financiamento as colméias. Esta reunião aconteceu no domingo e, logo na segunda feira eu convoquei uma reunião com os gestores da agência do Banco do Nordeste e lancei a ideia de financiarmos o máximo de 10 colmeias para todos os pequenos produtores rurais que demonstrarse interesse em criar abelhas. Foi uma verdadeira revolução. Hoje temos um número razoável de verdadeiros apicultores não só na micro como na meso-região da grande São Raimundo Nonato.
O Banco do Nordeste poderia financiar prensas para o esmagamento do Girassol e de outras oleaginosas para os produtores que se interessarem em adquirir, pois, a exemplo do que aconteceu com a Apicultura, o mesmo poderia se dar com o Biodiesel.
Gostaria de saber detalhes sobre as prensas: preço unitário, assistência técnica, produção mínima anual (para que a referida prensa não venha a ficar ociosa) etc. Para tanto, deixo aqui o meu e-mail: . Sou técnico agrícola aposentado do Banco do Nordeste. Minha função no BNB era de Orientador de Crédito. Como foi importante o financiamento de material apícola para as associações bem como maquinas e implementos agrícolas, principalmente tratores.
Hoje o Banco do Nordeste deixou de financiar tratores para as associações. Não sabe o BNB o crime que está fazendo. Não temos estatísticas, porem afirmo com todo segurança: 50% dos filhos dos associados são bons tratoristas e se deve exclusivamente ao financiamento dos TRATORES para as ASSOCIAÇÕES.
Wilson de Oliveira – São Raimundo Nonato Piauí
19
+1 Paulo Carvalho
15 Fevereiro 2011 - 12:46 pm

de girassol é uma balela ! Pode-se encontrar dessas prensas às dúzias, de compradores insatisfeiros e desiludidos...
20
0 Paulo Carvalho
15 Fevereiro 2011 - 16:28 pm

essa foi a desculpa de um antigo gerente de fábrica, meu conhecido e amigo, justificando o péssimo desempenho da fábrica ao final de uma safra anual de esmagamento ...

Recomendo muito cuidado ao trabalhar com essa oleaginosa! Quando o investidor se dá conta, o prejuízo já aconteceu. E não é por causa das pombas !!!
21
0 Wilson de Oliveira
17 Fevereiro 2011 - 10:51 am

Ataque de pássaros ao Girassol
Na região semi-árida o ataque maior é de papagaios e periquitos. Tanto atacam o Girassol como o Sorgo granífero. Se não proteger a plantação com espantalhos, foguetões etc. -, adeus girassol e sorgo... As pombas, aqui conhecidas como aves de arribação, já estão chegando em busca das sementes do marmeleiro, e , também, realizarem a reprodução.
Wilson de Oliveira - São Raimundo Nonato - PI
22
-1 oscar hernandez
08 Maio 2011 - 11:00 am

Amigos produtores ñ se façan problema como producir biodiesel com girasol,e muito facil,vc mesmo pode fazer uma prensa mecanica para exprimir o girasol e obter o óleo,logo vc esquenta esse oleo em um tambor de 200 lts,a uma temperatura q ñ passe dos 90 grados,depois do calentamento vc deixa descansar minimo 15 dias ,se é por mais tempo melhor,logo desse processo vc podeusar no tanque d seu trator ,maqinario agrícola ou seu vehículo a diesel,antes d introducir o óleo ao tanque use um pano p filtrar as impuresas,o mesmo processo pode se fazer com o óleo de frituras de frango e peixe
23

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel