Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Petrobras tem projeto de 4ª usina de biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Petrobras tem projeto de 4ª usina de biodiesel

Imprimir E-mail
terça, 16 setembro 2008 . Agência Estado   
Revista BiodieselBR
Assinar
A Petrobrás estuda a construção de sua quarta usina de biodiesel, a primeira de grande porte, com capacidade de produção anual de 300 mil toneladas ou 295 milhões de litros. Essa unidade teria produção mais de cinco vezes superior à de cada uma das três atuais da companhia - as já inauguradas em Quixadá (CE), Candeias (BA) e a de Montes Claros (MG), prevista para entrar em operação até meados de outubro.

De acordo com o diretor industrial da Petrobrás Biocombustível, Ricardo Castelo Branco, a quarta unidade será ainda um projeto inédito de produção de biodiesel com 30% de óleo de mamona misturado ao de soja já utilizado no sistema de produção. "Até agora, nenhum fabricante nos dava garantias para um projeto como esse, mas desenvolvemos reatores, separadores que são capazes de superar essa dificuldade adicional", explicou o diretor, que não revelou data e nem local do projeto.

Como a utilização do óleo de mamona no processo, a Petrobrás espera atingir os padrões de especificação europeus para o combustível, os quais não são atendidos pelo combustível só de soja. "A mamona aparece como uma solução, pois, na mistura, há melhora nas propriedades a frio, que consistem no desempenho do funcionamento dos veículos, prejudicado no rigoroso inverno europeu", disse.

Apesar das perspectivas para esse biodiesel na Europa, o diretor disse que não há negociações da companhia para a exportação do combustível para o continente. "Não há negociação para exportação, mas toda vez que se discute exportação para a Europa aparece como uma das dificuldades a rigorosa especificação de lá", disse. A Petrobrás espera chegar em 2012 com participação de 40% no mercado brasileiro de biodiesel, estimado em 938 milhões litros ao ano.

Ele não descartou o interesse da Petrobrás também na aquisição da participação em empresas produtoras de biodiesel. "As parcerias não estão excluídas, principalmente com empresas bem posicionadas", concluiu o executivo, que participou da Rio Oil & Gas Conference.

Castelo Branco também admitiu que companhia iniciou a revisão das metas de exportação de etanol até 2012. Os novos dados serão divulgados até o início de outubro. "As metas ano a ano, até chegar aos 4,75 bilhões de litros em 2012, estão sob reavaliação", afirmou.

Ele evitou falar sobre os novos números, mas deu a entender que a meta deverá ser maior que a atual e pode haver variações nos dados de exportação de álcool nos próximos anos. "Se é para cima ou para baixo, vamos avaliar de acordo com o mercado. A tendência (em 2012) é ser maior, mas, se num determinado ano teremos o mercado para uma determinada quantidade, isso vai depender das condições externas."

Até 2012, a Petrobrás espera ter um volume de pelo menos 4 bilhões de litros produzido em 20 unidades das quais será sócia minoritária, no modelo de parceria que une a companhia a produtores, que têm participação majoritária e uma trading.

Gustavo Porto, Kelly Lima e Nicola Pamplona

Revista BiodieselBR
Comentarios (10)add comment

Arlindo Porto :

...
A construção de usinas de biodiesel deste porte, pela Petrobrás, não esta alinhada com o pensamento do Presidente Lula. Usinas muito grandes são um problema enorme para o seu abastecimento, mesmo pelo agronegocio da soja. Estão querendo colocar esta usina na Bahia, em Candeias, onde a Petrobrás inaugurou recentemente uma usina de biodiesel.
Deveria haver bom senso neste pessoal do governo e construir usina de menor porte e distribuidas geograficamente. Somente dete modo a agricultura familiar poderia contribuir para o abastecimento das usinas de biodiesel.
 
18.09.2008 - 22:03
Votos: +1

Aldecyr J. Martins :

usina de biodiesel
para uma usina deste porte vejo que teria que estar localizada de forma bastante estrategica, ou seja, uma regiao com area grande e que esta area tenha a necessidade de se reformar, proxima de areas ja tradicional da sojicultura, logiscamente proximo de porto e estradas de ferro e rodovias que dão acesso ao porto, que alem da mamoma, soja,tambem desenvolva outras cultura por exemplo a cultura do girassol, oleoginosa esta que se estrai muito oleo e de grande rusticidade ao clima. Assim sendo vejo que a região de Umuarama-Paraná, tem todas estas condições para absorver uma usina deste porte.
 
19.09.2008 - 09:28
Votos: +1

Francisco Antônio Rosa :

Localização da 4ª Usina de Biodiesel da Petrobrás
Sempre que se fala em um grande empreendimento, principalmente da Petrobrás, além dos aspectos técnicos para localização pesa muito o fator político.
Creio que do ponto de vista técnico o município de Nova Russas - Ceará tem uma excelente localização para um empreendimento deste porte. A margem da estrada de ferro que liga Fortaleza a São Luís e a 300 Km do Porto de Pecém. Está próximo as áreas de soja do Piauí e Maranhão e o Ceará tem a maior parte do Estado em zona que a cultura de mamona é viável.
Claro que grandes forças políticas e econômicas irão desestabilizar esta idéia mas seria a mudança econômia e social para a região Centro Norte do Estado do Ceará.
 
20.09.2008 - 07:53
Votos: +1

Telmo Heinen :

Em extinção
Elefantes Brancos deveriam estar em extinção.
Mais uma vez fica provado de que politicos não fazem nada técnica e lógicamente correto.

O futuro do biodiesel está nas plantas perenes e é com este paradigma que sua localização e tamanho devem ser planejados.

Mais um Elefante Branco não! Já fizeram três... Candeias, Quixadá e Montes Claros.
 
20.09.2008 - 11:24
Votos: +1

Francisco Antônio Rosa :

E a oiticica?
Concordo em parte com o pensamento de TELMO HEINEN. Elefantes brancos não são benvindos mas em se tratando de projetos energéticos, para economia de escala tem que ser grande.
Temos na região Centro Norte do Estado do Ceará condições para culturas perenes para produção de biodiesel, como oiticica e pinhão-manso.
 
21.09.2008 - 00:58
Votos: +1

Jonas :

Viva os construtores de usinas e o oligopolio da soja
Amigos a Petrobrás Biodiesel não esta preocupada com o abastecimento desta grandes usinas, pois eles tem muito dinheiro para comprar oleo de soja no mercado oligopolizado ( Bunge, Comanche, Ammagi, Dreyfus, Dureino, ADM ...). A Petrobrás pode suportar prejuizos nesta área por anos e anos sem nenhum problema. Quem é do ramo sabe que ela passou trinta e sete anos tendo prejuizo com uma pequena refinaria no nordeste ( a Lubnor em Fortaleza -CE ). Isto mesmo, a Lubnor so saiu do vermelho nos ultimos sete anos e com uma margem muito pequena.
Três grupos estão ganhando com estas usinas de biodiesel : 1) os construtores das plantas. 2) os fornecedores de oleo de soja e 3) a turma do PT que utiliza o SELO SOCIAL para fazer politica no campo atraves do MDA, INCRA e EMATER. Este pessoal do PT ainda esta metendo a mão no mais novo negocio do mercado de biodiesel: COMPRA DE SEMENTES SUPERFATURADAS ( em quantidade e em preço).
Enquanto a adicao de biodiesel for de até 20 % todo e qualquer adulteracao pode acontecer que nao sera notada, explico: a) Biodiesel sem especificação b) biodiesel vendido, pago, e não entregue e c) biodisel não adicionado ao diesel mineral. A ANP e o TCU precisam entrar em campo e fiscalizar esta turma.
 
21.09.2008 - 01:20
Votos: +1

JOÃO JOSÉ RODRIGUES BONFIM - EX-GERENTE DA CRATEÚS ALGODOEIRA S/A-CRATEÚS-CE. :

BONFIM CRATEÚS DIZ MEU CARO CHICO ROSA O ALGODÃO QUE É CONSIDERADO O OURO BRANCO DO CEARÁ É MUITO VIAVÉL AO BIODIESEL
BONFIM CRATEÚS DIZ,Meu caro amigo Francisco Rosa de Nova Russas-CE,eu seio que você qué puxar
farinha para o seu saco,mais bém ai pertinho na minha bela CRATEÚS-CE,já existe uma usina de biodiesel,que pertence aõ grupo Brasil Ecodiesel,a maior biodiesel do Brasil,o que devemos é se juntar é
toda região para por para funcionar com o biodiesel,por exemplo o algodão,que é considerado a mais importante das fibras texteis,naturais ou artificiais é também a planta de aproveitamento mais completo mais variados produtos de utilidade para o biodiesel,mesmo com a praga do bicudo,basta pulverizar,assim,
está sendo feito em Luiz Carlos Magalhães - Bahia,antigo MIMOSO,que pertência a Barreiras - Bahia,a demanda por biocombustiveis é crescente e o biodiesel de óleo de algodão é 10% mais econômico que o de
soja é uma planta fléxivel com possibilidade de utilizar também,sebo,mamona e pinhão manso.
 
22.09.2008 - 11:21
Votos: +1

JOÃO JOSÉ RODRIGUES BONFIM - EX-GERENTE DA CRATEÚS ALGODOEIRA S/A-CRATEÚS-CE. :

BONFIM CRATEÚS,diz OITICICA,JÁ NÃO EXISTE MAIS NO CEARÁ,EXISTE POUQUISSIMA NA REGIÃO DE IGUATÚ
BONFIM CRATEÚS,DIZ,Caro Dr.Francisco Rosa,OITICICA já não existe mais no Ceará,está extinta e precisa de muita produção,para beneficiar a usina de biodiesel de CRATEÚS,precisa de 118.000.000 de
quilos e se for plantar vai ter que aguardar 10 anos,para colher,sei que eu não preciso está lhe orientando,mesmo sabendo que o Senhor é um grande Engenheiro agrônimo de alta experiêcia eu até
gostaria tivessemos condições de produzir,seria uma grande recordação,me lembro quando era menino e
a gente ficava de férias o meu pai me levava lá para o Riacho do mato,para apanhar oiticica e vender para
comprar os nossos matérias escolar,ou tempo bom,depois fui um grande comprador de oiticica,quando era
gerente dessa inéxquecivél CRATEÚS ALGODOEIRA S/A EM CRATEÚS,Pois é essa é a realidade,outro dia
encontrei o Dr.Jorge Parente - gerente da antiga cidão de iGUATÚ e ele me disse que comprava pequenas
quantidade de oiticica entre Iguatú,Juazeiro do Norte e outras cidades vizinhas,o certo mesmo é mamona,
algodão e girassol esse é a minha opinião.
um abraço fraterno
BONFIM CRATEÚS
HJ EM VISITA A BARREIRAS - BA.
 
22.09.2008 - 15:28
Votos: +0

Felipe M. Gallo :

...
Não podemos esperar dez anos para colher frutos, mas podemos investir bilhões em pre-sal e esperar tanto quanto.
 
22.09.2008 - 20:24
Votos: +1

Assis Reis - São Paulo :

Biodíesel - Energia que vem da sinergia
Prezados Senhores, temos vários exemplos do que não se deve fazer quando se trata de assuntos de natureza estratégica. Quando se trata de um projeto desta natureza, a escala de produção os recursos e os deslocamentos de cargas são preponderantes, ou seja temos que pensar na logística do empreendimento, deixando as paixões de lado.. Se já temos um embrião de usina em Crateus, Vamos avaliar a viabilidade técnica do seu crescimento. A partir daí, vamos pensar em estimular a produção das mais variadas fontes sem exclusões, sobretudo, no consorciamento das espécies. Vamos desenvolver uma rede de pontos de coleta, e aí se estimula a agricultura familar, como tambem o grande produtor rural. QUanto à empresas citadas, elas já têm seu plano estratégico todo voltado para o mercado internacional. O Vale do Acaraú já foi gande produor de oitica antes das enchentes de 1974. A mamona não compete com a oiticica, portanto podemos pensar na exploração das duas oleaginosas, cada uma ao seu tempo. Se o algodão e o girassol são viáveis são mais mais culturas que podem ser consorciadas.
Nós cearenses, se quisermos realmente uma usina, temos que unir forças, e neste sentido, Crateus já está um passo à frente, não sejamos bairristas, A questão logística já aponta nesta direção. O impacto socio economico de um empreendimento desse porte se refletirá positivamente em toda a região. Agora isso é coisa prá quem quer trabalhar. Se for prá ficar "batendo bumbo", como diz o Francklin Martins, aí, colegas não sai nunca. É hora de união de forças, qualquer coisa diferente disso é fazer o jogo dos concorrentes. Eles são fortes e poderos, nós é que temos que correr. Se quisermos participar do merado de energia, comecemos com a sinergia. E tenho dito.
 
24.09.2008 - 16:49
Votos: +1

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Enquanto isso a Paraiba....  Sinceramente nao acredito que se possa produzir bi...
Parabéns!  Isso é o pode se chamar de inteligência. Ao invn..
De trás, traz por fora... Japa!  Palpite furado. Informe-se melhor, onde os japones...
outros interesses  Acho que existem outros interesses por traz de tod...
Clap...Clap...Clap  Tem toda a razão Rita !Assino embaixo.
profesor de maquinaria agricola ,supervisor...  Estamos experimentando con nuestros alumnos de nue...
biodiesel de esgoto  Parabéns Dr. Luciano Basto Pelo seu grande e ma...
Embrapa  Concordo com a opnião apresentada no que diz resp...
Selo dissociado  Eta! ô selinho difícil meu ! Há alguns anos fi...
CATABRÁS  Daqui a pouco, iremos ter um novo monopólio da Co...
Mais comentários...

RSS Feed