Qua22102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Biodiesel Entenda como é produzido o biodiesel

Entenda como é produzido o biodiesel

Segundo a definição do Programa Brasileiro de Biocombustíveis, o biodiesel é o combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de éster (nome técnico para um tipo de gordura) de óleos vegetais com o óleo diesel convencional derivado de petróleo. O diesel vegetal, contudo, já é chamado diretamente de biodiesel pelos técnicos, independentemente da mistura com o derivado de petróleo.

O biodiesel vegetal pode ser obtido de diferentes fontes, como soja, girassol, mamona ou simplesmente óleo de fritura doméstica. Para que seja obtido, é preciso separá-lo do óleo vegetal por meio de reações químicas. Isso é feito principalmente por dois processos, dos quais o mais usado é de transesterificação - reação de um óleo vegetal com um álcool (metanol ou etanol - o álcool comum, usado nos automóveis, feito a partir da cana-de-açúcar), na presença de um catalisador (substância que acelera o processo químico), que produz biodiesel e, como subproduto, a glicerina (produto usado nos sabonetes).

Kleber Mundim, professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), destaca como principal vantagem do processo de transesterificação o fato de que a tecnologia necessária já é amplamente difundida no Brasil. Como desvantagem, o professor ressalta que a glicerina produzida pelo processo necessita de mais etapas para ser comercializada. "O produto [glicerina] tem valor de mercado, mas é contaminado pelo álcool, o que faz com que requer um processo de purificação, gerando um custo adicional", explicou.

Especialista na produção de biodiesel por meio de craqueamento térmico/catalítico (processo que provoca a quebra molecular por aquecimento a altas temperaturas - ou seja, faz com que a substância se "dissolva", ou "desmanche"), Mundim explica que o uso dessa tecnologia viabiliza a produção de biodiesel em pequenas localidades.

No processo de craquamento, segundo o professor, há um gasto relativamente alto com energia térmica, uma vez que a quebra molecular ocorre a partir dos 350° C, e a produção é de pequena escala. "Cerca de mil litros por dia", explica. Em compensação, a tecnologia se mostra mais adequada para pequenas localidades. "Um fazendeiro, por exemplo, pode produzir biodiesel, abastecendo a propriedade e sua maquinaria", diz. "Sobretudo, o biodiesel [produzido pelo craquamento] é quimicamente equivalente ao [diesel] obtido do petróleo, mas sem enxofre – componente altamente poluente".
Leia também

Comentários  

+7 MARI
24 Setembro 2008 - 09:29 am

UM NOVO TIPO DE TECNOLOGIA QUE PRECISA SER À CADA DIA SER MAIS APRIMORADA, MAS NO ENTANTO É UM TEMA MUITO INTERESSANTE DE SE ESTUDAR!
1
+2 nycole
29 Junho 2009 - 18:06 pm

eu achei muito boa e me ajudou muito
2
0 Luane Ximenes
28 Agosto 2010 - 16:39 pm

Gostaria de expressar meu contentamento com um site de tal qualidade formassionais, em especial esse artigo sobre a produção do biocombustível. A sociedade deve se atentar as questões discutidas pela mídia DE MANEIRA DE ESTAR informada para expor seu ponto de vista e opinião.
Obrigada
3
-6 Elisia
28 Setembro 2010 - 19:57 pm

foi bom a meu conhecimento
4
-8 tamires
19 Outubro 2010 - 18:12 pm

acheii boom demaiis sabeer sobree isso
by fiqueei com tudo naa cabeça!♥♥
5
-8 nicoly lima;*
19 Outubro 2010 - 18:24 pm

beiim foi otimo as explicaçãoes de vcs com o que vcs digitaram pra agente eu aprendir muito,axei tudo isso muito interresante e legal.
muito obreigado pela explicação de vcs;*/
6
+3 Clayton
22 Outubro 2010 - 14:15 pm

O conhecimento de tal processo se torna indispensavel não só para mim que pretendo me especializar na produçao de biocombustiveis,mas tambem para toda populaçao brasileira que consequentemente será beneficiada com os investimentos do país nessa area,onde será o maior polo produtor biodiesel do mundo.
Obrigado...
7
-2 DAYANNE
20 Maio 2011 - 17:57 pm

EU ACHO BOM ESSAS COISA POIS O PLANETA PRECISA DE AJUDA MAIS POREM ISSO TB TEM DASVANTAGENS
8
-2 sidney
17 Junho 2011 - 07:48 am

eu acho muito legau ese biodisel,porque eu polui bem menos do que a gasolina e o alcol
9
+4 Alexsandro
03 Novembro 2011 - 10:49 am

Tais informações serão de grande ajuda no meu trabalho e apresentação escolar
10
0 eduardo
26 Junho 2012 - 12:03 pm

O governo gasta tanto com coisas inexpressivas por que não investir mais nesse tipo de tecno gia que poderia ajudar tanto nosso meio ambiente
11
-1 rafaela
13 Setembro 2012 - 23:19 pm

Eu pessoalmente acho que esse artigo ajudou demais nas minhas lições e eu adorei essas informações.Acho também que muitas pessoas gostaram e que ficaram felizes com os resultados de suas pesquisas, trabalhos ou lições, enfim eu adorei.ÓTIMAS INFORMAÇÕES!!!
12
-2 Felipe de Souza
26 Fevereiro 2014 - 15:23 pm

eu tenho uma duvida:

consigo extrair Biodiesel de resíduos sólidos ou liquidos(chorume)???
13

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel