Faça sua Assinatura
  Mapa das Usinas de biodiesel 2009
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Catálogo do biodiesel 2009 / 2010
Início arrow Notícias arrow Baru e pequi do Cerrado poderão virar biodiesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Baru e pequi do Cerrado poderão virar biodiesel

Imprimir E-mail
quarta, 06 abril 2005 . PanoramaBrasil   
Revista BiodieselBR
Assinar
O Programa Biodiesel de Goiás vai aproveitar a produção de soja do estado para estudar a viabilidade da produção de biodiesel. A idéia é cultivar oleaginosas no sudoeste, onde estão concentradas as áreas mais devastadas. Estão sendo pesquisados também o potencial do pequi e do baru, que levam sete anos para produzir.

O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Goiás, grande produtor de soja e algodão, tem 64% de sua área devastados devido à agropecuária. Outro objetivo do programa goiano é o aproveitamento de rejeitos graxos da indústria e do comércio para serem adicionados ao diesel.

A UFG trabalha na caracterização das plantas e no controle de qualidade dos óleos. A Setec será responsável pela realização de pesquisas que vão alimentar o Programa Goiano do Biodiesel. Segundo a secretária Raquel Teixeira, já foram repassados recursos para o principal grupo de pesquisas sobre o tema da instituição de educação do Estado de Goiás.

O governo estadual apóia o projeto e vai criar um ‘selo verde’ para as oleaginosas da região.

Nativo do Cerrado, o baru é uma leguminosa arbórea. O gosto da amêndoa é similar ao do amendoim. O óleo costuma ser utilizado como aromatizante para o fumo e como anti-reumático.
Revista BiodieselBR
Comentarios (11)add comment

Milson Baltazar de Souza :

Pequi
Com todo respeito a sua afirmação de que o Baru e o Pequi levam 7 anos para produzir.
Na verdade deve ser dito que podem levar MAIS DE 5 ANOS para produzir.
 
18.06.2007 - 09:48
Votos: +2

PATRICIA NOBLAT DE PAULA RIBEI :

Baru e Pequi
OU SEJA, APARTIR DE QUATRO ANOS JÁ SE OBSERVA ALGUMA PRODUÇÃO.
 
20.07.2007 - 16:01
Votos: +4

Marcos de Oliveira Soares :

baru
Interressante de explorar o baru para biodiesel, mas acredito que o uso na alimentação também é muito importante, criando-se renda para os pequenos produtores.l
 
26.07.2007 - 11:14
Votos: +3

Fátima Farias :

Biodiesel
Hoje é uma febre com biodiesel...todo copiar essa ideia e esquece da segurança alimentar..tudo seres humanos precisa comer,já imaginou povo bebendo o biodiesel...por causa da fome,sabemos que os paises internacionais tem pouca reserva de solo fertil para produzir alimento,mas o Brasil é o potencial para a produzir alimento... este poder que Brasil tem...essa é a maior arma. Ter o poder de alimenta o mundo. Ninguém vive sem alimento.
 
11.09.2007 - 10:50
Votos: +0

Geni de Cezere Reschke :

Ensaios sócio Geográficos
caros amigos

Nem imaginam como esta notícia me deixa feliz, pois tenho um projeto para uma cidade do Nordeste brasileiro com regiões agrícolas cujo objetivo é plantar matéria prima para o biodiesel, com florestas planejadas, naturalmente orientadas por entidades competentes como a embrapa, com profissionais capacitados em agronomia, engenharia florestal, biologos e profissionais da área de exportação e agronegócios.
Temos uma potencialidade infinita e um pais com dimensões continentais, com um clima tropical onde tudo o que se planta dá. Não consigo aceitar os grandes bolsões de miséria onde poderíamos gerar riquezas e grandes fretes de trabalho.
vale a pena sonhar, pois um sonho a mais não faz mal.

Acreditem poderemos criar um brasil sobrenano, livre das armadilhas e interesses internacionais, que nos vêm como uma nação de idiotas pq precisam vender seu petróleo. Vamos desenvolver um combustível de fontes renováveis que diminuirá em 80%a poluição entre outros benefícios e elevará o Brasil ao rankim dos primeiros na disputa pelo mercado energético

Beijos

Geni Reschke
 
6.10.2007 - 09:33
Votos: +3

Ananias Baracuhy :

Biodiesel X otimismo
Parabéns minha cara GENI DE CEZERE RESCHKE pelo seu entusiasmo,pelo seu sonho de premiar uma cidade do nordeste, o que faz o seu sonho mais especial e realmente se trata de uma pretensão muito objetiva,justa e oportuna.
Faço votos que seus trabalhos logo se iniciem,pois é verdade que o biodiesel está trazendo uma nova era para a nossa agricultura,para nós brasileiros termos instrumento potente no combate ao aquecimento global,podermos contribuir para diminuir doenças nos grande centro urbanos atolados em uma poluição sufocante e etc...acredito que podemos dizer que a marca do século XXI é nos libertarmos da energia do petróleo fonte de energia suja,muito poluidora,e etc...
Poderemos conversar mais sobre bioenergia pois sou um entusiasmado deste tema.

E-Mail ananiasbn@oi.com.br
 
6.10.2007 - 09:58
Votos: +0

leocarmo :

bom senso
boas,
na verdade ,qualquer pesquisa que venha enriquecer nosso conhecimento sobre determinada espécie de planta é bem vinda ,com o cultivo do pequi e do baru ,tanto pra biodiesel quto pra alimentação , estaremos criando renda e garantindo a permanencia do produtor na terra ,só com a reposição de arvores nativas com opção de uso sustentável garantiremos a sobrevivencia do cerrado.
 
6.10.2007 - 15:27
Votos: +0

Ivandir Duarte da Silva :

Dificuldades com as mudas de BARU.
Estou tendo dificuldade em produzir mudas de Baru, quando chegam a germinar, não desenvolvem e terminam morrendo.
Onde estou errando? gostaria se possivel de informações de como produzir mudas e quando devo planta-las definitivamente ou se ja posso realizar plantio direto. Quais os cuidados iniciais e adubação necessária.
Desde já agradeço se alguém poder me ajudar. minha propriedade fica em MG no município de Abadia dos Dourados. digital.i@uol.com.br
 
8.02.2008 - 14:55
Votos: +5

Fabiana Cristina :

Biodiesel de Pequi
Boa tarde pessoal,

Sei que neste site vários conhecedores deste assunto estão sempre em contato. Estou fazendo uma pesquisa para a faculdade sobre o biodiesel produzido a partir do Pequi. Gostaria de saber se alguém pode me passar mais informações sobre o assunto.
Abraço a todos.

Fabiana.
 
22.05.2008 - 17:44
Votos: +0

Simone :

Baru e pequi
Temos um projeto aqui em Minas para produzir doces e salgados a partir do baru. Bem, gostaria de saber se alguém sabe qual o rendimento do pequi e baru para produção do biodiesel, a idéia era fazer um projeto para a plantação alternada de uma oleaginosa com as plantas nativas para biodiesel e crédito de carbono. Qualquer informação será muito bem vinda. Obrigada, Simone
 
18.11.2008 - 17:33
Votos: +0

Evandro Dias Ramos :

não tenho
Gosto de preservar a natureza, tenho em meu quintal um pequeno viveiro de plantas nativas, baru e pequi. A minha idéia é fazer enxerto para produzir mais rápido.
 
17.03.2009 - 17:50
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Estágio  Oi! Sou estudante do curso técnico em informátic...
Discriminação é crime.  Prezado Caio Novaes. Voçe já se alimentou HOJE ?...
VISÂO empreededora  poucos tem a capacidade de te-la ums são miopes o...
Sem terra ,são sem-futuro  Esses sem-terra safados,têm preguiça até de fal...
O MUNDO SE CURVANDO POUCO A POUCO AO BRASIL  É ISSO AÍ SANTELISA!!! E ISSO AÍ SERTÃOZINHO...
AGRONEGÓCIO PARANAENSE  Meu título é extenso AGRONEGÓCIO PARANAENSE-LOC...
Mais comentários...

RSS Feed