PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Alagoas: Palestra fala do uso de óleo reciclado


Assessoria de imprensa - 20 abr 2009 - 14:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08

A coordenação do Programa do Biodiesel de Alagoas (Probiodiesel/AL) realiza na próxima quinta-feira, dia 23, às 14h, no auditório do Sebrae, uma palestra sobre a utilização de fontes alternativas para a produção de biocombustíveis. O tema será abordado pelo professor e pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio José Maciel, responsável pelo projeto Biodiesel Urbano, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, em São Paulo.

Baseado na experiência de sucesso aplicada no interior paulista, com o aproveitamento do óleo saturado para a produção de biodiesel, Maciel irá apresentar alternativas consideradas eficazes para a produção de energia renovável através do uso de óleo de cozinha reciclado. “Muito mais do que uma alternativa viável, a utilização do óleo é uma forma de inclusão social urbana, pois envolve uma rede de pessoas que se envolvem desde o processo de coleta do resíduo até o seu uso na produção de sabões e detergentes”, afirmou Maciel.

Em Indaiatuba são recolhidos dez mil litros de óleo por mês, que se transformam em nove mil litros de biodiesel. Quantidade que abastece boa parte da frota de veículos usada pela prefeitura. A iniciativa gera uma economia aos cofres municipais de R$ 1 milhão ao ano. “Além da economia, esse projeto tem evitado que enormes quantidades de óleo sejam despejadas diariamente nos esgotos”, destacou Maciel.

Para o superintendente de Fomento a Estratégia de Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento, Moisés de Aguiar, a intenção é fazer uma avaliação da disponibilidade e da utilização de óleos residuais na grande Maceió. “Temos pequenos empreendedores que já usam o óleo saturado para a produção de sabão. É importante mapearmos essa demanda e verificarmos a viabilidade da produção de biodiesel a partir do óleo residual”, disse Aguiar.

Um dos objetivos do encontro, segundo Moisés, é firmar novas parceiras a partir das discussões geradas no dia 23 e das reuniões de trabalho que acontecem no dia 24. “Queremos promover um intercâmbio de informações e conhecimentos de forma que possamos implementar novas ideias e pensar nas iniciativas e projetos viáveis para o nosso Probiodiesel”, concluiu.

A palestra do professor Antônio José Maciel sobre o uso do óleo como fonte alternativa para a produção de biodiesel será aberta ao público. Mais informações por meio dos números 82 3315-1531 ou 82 8861-4004