PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Alemanha

Impostos estrangulam crescimento do biodiesel alemão


BiodieselBR.com - 27 jan 2012 - 13:14 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:30

Com um crescimento pequeno nas vendas, a indústria de biodiesel alemã pode encolher mais neste ano, disse Elmar Baumann, executivo-chefe da VDB, associação dos produtores alemães de biocombustíveis, em entrevista à Reuters nesta quarta-feira.

Apenas 56% da capacidade de produção foi utilizada em 2011, e para este ano é previsto um crescimento apenas moderado nas vendas.

“Os ânimos no setor continuam tensos. A consolidação entre produtores de biodiesel ainda não chegou ao fim”, disse Baumann.

Mais duas usinas alemãs de biodiesel declararam insolvência em 2011, ano em que os impostos sobre o combustível verde continuaram a cortar a demanda por biodiesel nos postos de gasolina, transformando a mistura com combustíveis fósseis no principal mercado para o produto.

Quase metade das 49 usinas de biodiesel existentes na Alemanha interrompeu a produção ou está insolvente, de acordo com a VDB.

Em dificuldades, o setor ainda recebeu o ataque de um relatório divulgado na sexta-feira por assessores do governo alemão. O documento critica severamente a importação de matérias-primas para a fabricação de biocombustíveis e defende que o abastecimento de gêneros alimentares deve ter prioridade sobre a expansão da bioenergia.

Em junho do ano passado, dez agências, entre as quais o Banco Mundial e o Programa Alimentar Mundial da ONU, pediram aos governos que cortassem apoio para os biocombustíveis, uma vez que eles pressionam o preço dos alimentos.

Em dezembro, assessores do governo britânico pediram também que a expansão dos biocombustíveis fosse mais lenta.

Segundo Baumann, alguns trechos do relatório alemão possuem “erros factuais”, e a maior parte do biodiesel produzido na Alemanha utiliza colza europeia, com pequenos volumes importados de outros países.

“A produção de biodiesel e bioetanol na Alemanha não leva à escassez global de alimentos nem ao aumento dos preços da comida e da terra”, disse Baumann. “Estamos usando os excedentes da produção europeia, sem empurrá-los para os mercados em desenvolvimento através de dumping, como fizeram os Estados Unidos na década de 90.”

As usinas integrantes da VDB utilizaram o óleo de colza como base de 87,3% da produção em 2011, de acordo com a associação. O óleo de soja respondeu por 2,5% da produção; o óleo de palma, por 0,5%; óleo de cozinha reciclado, 5,1%; gorduras animais, 2,2%, e o restante veio de outros óleos.

Produção em queda em 2011
Segundo estimativas da VDB, as vendas alemãs de biodiesel caíram de 2,53 milhões de toneladas em 2010 para 2,33 milhões em 2011. A indústria de biodiesel da Alemanha tem uma capacidade de produção para 4,8 milhões de toneladas anuais.

As vendas alemãs tiveram um auge de 3,32 milhões de toneladas em 2007, mas vêm caindo constantemente desde que o governo passou a taxar os combustíveis verdes vendidos em postos de gasolina.

Do total vendido no ano passado, 2,27 milhões de toneladas foram destinadas à mistura com o diesel fóssil em refinarias de petróleo, contra 2,29 milhões em 2010.

As vendas de biodiesel puro em postos e diretamente para empresas transportadoras caíram para 60 mil toneladas em 2011, contra 260 mil toneladas em 2010 e 1,84 milhões de toneladas em 2006, o melhor ano da série, antes que os impostos afetassem as vendas.

Para reduzir emissões de gases de efeito estufa, a Alemanha obriga a mistura de 6,25% de biocombustíveis no diesel fóssil, que pode ser cumprida com biodiesel ou com etanol.

De acordo com Baumann, a demanda para mistura foi ligeiramente menor que em 2011 devido ao preço alto das matérias-primas, em especial no começo do ano. Como as petrolíferas excederam as metas de mistura obrigatória nos anos anteriores e puderam transferir esse crédito para 2011, o volume de vendas destinadas a suprir a quota caiu significativamente.

“Este fator vai mudar em 2012, então a demanda pode até vir a ser um pouquinho maior, com o aumento da demanda para mistura”, disse o executivo.
Segundo ele, a introdução no ano passado da gasolina tipo E10 (com 10% de etanol) foi recebida com reserva pelos consumidores alemães, o que também pode abrir espaço para o biodiesel no cumprimento da quota.

Um máximo de 7% de biodiesel pode ser misturado ao diesel fóssil. A associação está discutindo o aumento desse percentual em setores específicos, como o de transporte por caminhões e trens.

A associação torce para que isso se concretize no plano da Alemanha para alcançar a meta europeia de 10% de energia renovável no transporte até 2020.

 “Não estamos buscando um aumento de ponta a ponta no limite de mistura de 7%”, disse Baumann. “Estamos dialogando com a indústria automobilística e petrolífera para ver como essa meta pode ser alcançada. Não estamos tentando um aumento dos níveis de mistura para carros, mas buscando outros setores onde o modelo do biodiesel possa ser usado, especialmente o de transporte por caminhões.”

Fonte: Vancouver Sun
Tradução: BiodieselBR.com

Tags: Alemanha