PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

As mudanças e os problemas do Selo Social são foco principal de Congresso


BiodieselBR.com - 25 jun 2012 - 15:55
agribio-pm
A produção de biodiesel em todo o mundo tem como força motriz o fato de ser um combustível renovável e menos poluidor que o diesel fóssil. O Brasil é o único país do mundo que tem um motivo adicional para seu uso, a inclusão social na cadeia de produção.

O uso de matérias-primas produzidas por agricultores familiares na produção de biodiesel foi uma ideia que surgiu junto com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel através do Selo Combustível Social. Em resumo, as usinas que atingirem algumas metas de aquisição de matéria-prima dos agricultores familiares ganham este selo e tem acesso a benefícios fiscais e a uma fatia maior do mercado cativo de biodiesel.

Problemas
Por ser uma ideia nova e inédita no mundo, ela teve que passar por alguns ajustes. Em 2009 teve sua primeira grande revisão e este ano está concluindo a segunda. Ao longo dos anos o desafio da inclusão social se mostrou mais difícil que o esperado. A meta inicial de participação da agricultura familiar não foi alcançada, e as regiões que mais precisam de apoio são as mais custosas, acabando, portanto, recebendo menos recursos dos produtores de biodiesel.

Os agricultores familiares, representados por suas cooperativas e federações, o governo e as usinas de biodiesel concordam que é preciso melhorar o selo Combustível Social. Contudo, cada um desses grupos tem visões diferentes sobre como fazer isso, aumentando a necessidade do debate para atingir o objetivo comum.

Congresso
É pensando em ajudar o desenvolvimento da agricultura familiar que a BiodieselBR, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário está realizando o Congresso AgriBio – A Agricultura Familiar no Biodiesel. O evento se propõe a reunir todos os grupos que atuam com o Selo Combustível Social para debater a atual situação da agricultura familiar e buscar soluções para uma maior e mais efetiva inclusão social.

Com destaque para as regiões de menor desenvolvimento socioeconômico, as discussões visam ampliar o número e a renda das famílias envolvidas, além de garantir a viabilidade do negócio para os produtores de biodiesel.

O evento acontece em São Paulo na semana que vem. As inscrições vão somente até sexta-feira.

Serviço:
Congresso AgriBio – A Agricultura Familiar no Biodiesel
Data: 5 de julho de 2012
Local: São Paulo – SP
Mais informações: http://www.biodieselbr.com/agribio
Tags: Agribio