BiodieselBR.com

Sex29082014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Destaques 2005 Biodiesel: Combustível renovável e ambientalmente correto

Biodiesel: Combustível renovável e ambientalmente correto

Introdução

           
            O aquecimento global, provocado pelo efeito estufa, vem causando graves alterações em nosso ecossistema. O dióxido de carbono, principal causador, é liberado na atmosfera com a combustão do óleo diesel.
            O biodiesel, um biocombustível renovável, apresenta-se como uma possível solução para os atuais malefícios provocados pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos gases causadores do aquecimento global.
            Resultante de um processo químico, onde o principal elemento é a biomassa, caracteriza-se como um produto agrícola, biodegradável e não-tóxico.
            Este artigo tem como objetivo relatar a necessidade do uso de um combustível renovável e ambientalmente correto nos motores do ciclo diesel e propor o biodiesel como uma possível solução para os problemas ambientais e, inclusive, sócio-econômicos, que estamos enfrentando nos dias de hoje.

Os biocombustíveis

          
            Os biocombustíveis são energias renováveis, provenientes de biomassas. Liberam na atmosfera uma quantia significativamente menor de poluentes em relação aos combustíveis derivados do petróleo. Alguns exemplos mais conhecidos são: o hidrogênio, o álcool (etanol) e o gás natural. Porém, este último é uma fonte de origem não-renovável. (1)
O biodiesel, por sua vez, consiste em uma fonte renovável de energia e apresenta conveniências frente ao hidrogênio e ao álcool: é mais barato que o hidrogênio e sua produção é menos limitada à região sudeste, como no caso do etanol proveniente da cana-de-açúcar. Ele pode ser produzido em qualquer região do país, inclusive no semi-árido. (1)
            Produzido a partir de óleos vegetais, sebo de origem animal, óleo de frituras e da matéria graxa encontrada nos esgotos municipais, é considerado um forte candidato a substituto do petróleo e seus derivados. (Fonte: D’ARCE, 2005.).           

Vantagens ambientais do biodiesel

O biodiesel apresenta vantagens ambientais frente ao diesel de petróleo. Ele permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono, ou seja, a planta que será utilizada como matéria-prima, enquanto em fase de crescimento, absorve o CO2 e o libera novamente quando o biodiesel é queimado na combustão do motor. Segundo estudos, com esse ciclo fechado estabelecido, o biodiesel reduz em até 78% as emissões líquidas de CO2.(1)
Além disso, o uso desse biocombustível reduz significativamente as emissões de:

  • 20% de enxofre;
  • 9,8% de anidrido carbônico;
  • 35% de hidrocarbonetos não-queimados;
  • 55% de material não-particulado;
  • 78 a 100% dos gases causadores do efeito estufa;
  • 100% de compostos sulfurados e aromáticos;

Vale lembrar também que os materiais não-particulados são os principais causadores de problemas respiratórios e os compostos sulfurados são os precursores do câncer e da chuva ácida. (1)
O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 pelos países industrializados, exceto pelos Estados Unidos, foi criado com o objetivo de reduzir ou controlar as emissões de carbono a um nível, em média, 5,2% menor que no ano de 1990, com um prazo de cumprimento até o ano de 2012. (3)
Criou o chamado “Mercado de Carbono”, onde cada país ou empresa possui uma cota para emissão desse gás na atmosfera e, se não atingido o nível máximo de sua cota, o excedente pode ser vendido através de um projeto chamado MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. (3)
O MDL possui programas de reflorestamento de áreas desmatadas e de captura de carbono antes mesmo de ele ser lançado na atmosfera. O financiamento pode ser feito através do CBF – Fundo Bio de Carbono, administrado pelo Banco Mundial. (1)
O Brasil é considerado uma das fontes mais limpas do mundo: 35,9% da energia fornecida pelo país são de origem renovável, como mostra o gráfico 1.
Gráfico1.
Percentual de energia renovável no mundo
Imagem Fonte: D’ARCE, 2005.

Entretanto, além das vantagens ambientais, o biodiesel pode, também, gerar empregos, fortalecer o setor industrial, principalmente nas regiões norte e nordeste, incentivar a agricultura familiar e melhorar a geração e distribuição da renda, contribuindo para a erradicação da fome e para um equilíbrio do êxodo rural. (2)

Existem no país vários projetos e algumas unidades-piloto instaladas com a finalidade de pesquisar e experimentar o uso do biodiesel para que se possa chegar a um custo final do produto, acessível ao consumidor. (2)
Como exemplo, há o projeto Mamona-Ceará, que visa gerar renda e melhor distribuí-la, gerar empregos e fortalecer o setor industrial da região e a unidade-piloto de Teresina-PI, cujo objetivo é funcionar como uma fábrica-escola para capacitação profissional na produção de biodiesel. Além disso, também pretende contribuir para a erradicação da miséria na região. (5)

Vantagens sócio-econômicas

Detentor de uma grande diversidade de biomassas, o Brasil se destaca com relação à sua capacidade produtiva: o país tem condições de liderar a produção mundial de biodiesel, promovendo a substituição de, pelo menos, 60% da demanda mundial atual de óleo diesel de petróleo. (4)
            O Presidente Lula aprovou uma medida provisória autorizando a mistura de 2% de biodiesel ao diesel convencional, o que poderá gerar uma grande economia de divisas, podendo chegar a US$ 160 milhões nos primeiros 8 anos, o equivalente a 800 milhões de litros de petróleo, desencadeando um possível processo de crescimento econômico no país. O prazo para vigorar essa medida inicia-se em 1º de janeiro de 2006. (4)
            A cada 1% de substituição de óleo diesel convencional por biodiesel poderá gerar cerca de 45 mil empregos no campo e uma renda anual de aproximadamente R$ 4.900,00 por emprego, o que levará a uma maior concentração do homem no campo, diminuindo o êxodo rural. (4)
            Com essa medida, o setor industrial poderá ser fortalecido, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde a produção de dendê, que pode ser utilizado como matéria-prima, é considerável. (2)
            Além disso, a agricultura familiar será incentivada através do selo “Combustível Social”, que será atribuído às empresas que se utilizarem de matérias-primas provenientes de pequenos agricultores. Em troca, essas empresas recebem incentivos fiscais, como a isenção de parte do Pis e Cofins. (4)

Conclusão

O Brasil apresenta vantagens competitivas em relação aos outros países devido ao solo e clima favoráveis à produção das matérias-primas. Porém, se chegarmos a uma completa substituição do diesel convencional pelo biodiesel ao invés de apenas fazermos uma adição percentual do mesmo, os países, inclusive o Brasil, podem não possuir um número tão grande de áreas cultiváveis, em que as mesmas não estejam sendo usadas para fins alimentares.
            Ainda assim, muitos países têm apresentado interesse quanto ao uso do biodiesel para que se cumpram as medidas propostas no Protocolo de Kyoto.
            Entretanto, as vantagens do biodiesel se sobrepõem às suas possíveis desvantagens, levando-o ao conceito de melhor alternativa atual como um combustível para motores do ciclo diesel.

por Roseane Aparecida Coletti

BiodieselBR

Referências bibliográficas

1. D’ARCE, Marisa A. B. Regitano. Matérias-primas oleaginosas e biodiesel. ESALQ/USP, setor de açúcar e álcool, 2005.

2. HOLANDA, Ariosto. Biodiesel e inclusão social. Brasília: câmara dos deputados, coordenação de publicações, 2004.

3. KENSKI, Rafael. O começo do fim. Revista Super Interessante, São Paulo, edição n. 218, ano 19, n. 10, p. 44-54, out. 2005.

4. PAÍS está preparado para produzir combustíveis pouco poluentes, diz Lula. Último Segundo, São Paulo, 27 abr. 2005.

5. PROJETO Unidade Piloto de Teresina. Tecbio Tecnologias Bioenergéticas.

Comentários  

+19 roberto
08 Março 2006 - 11:30 am

recebo com grande proveito as informações descritas para adicionar a minha monografia sobre alternativa de combustível alternativo,a fim de corrigir e aperfeiçoar meus conhecimentos, já que coube-me após leitura, situar-me com maior firmeza do andamento na visão governamental, em colocar em prática esse tão questionado potencial brasileiro.
1
-10 Jose Eduardo Manucci
14 Março 2006 - 04:12 am

O que se deve fazer para que após a extração dp óleo da soja possamos ter a torta pronta para consumo animal. Torrar, aquecer?? Que equipamentos usar?
2
-6 Lelio Vrancovich
14 Março 2006 - 05:35 am

Jose Eduardo:
Com uma extrusora depois de tirar o oleo a torta fica pronta para consumo animal. Coloca teu mail e vai receber a resposta.
Lelio Vrancovich
3
-6 Telmo Heinen
28 Março 2006 - 08:29 am

Caros amigos, é só ir clicando nos links deste site que V. encontrará todas as informações sobre biocombustíveis existentes no mundo, eu disse, no mundo!
hA uma mania do pessoal de esperar informações prontas... incrível@
Abs,
4
-5 Roberval
26 Junho 2006 - 14:22 pm

Este artigo foi d grande importancia para mim e para meu grupo tiramos muita coisa importante desse artigo para nosso projeto de conclusão de curso, obrigado

5
-2 Ana Luíza
18 Novembro 2006 - 09:48 am

Muito Obrigada!
Este artigo foi de suma importância para a conclusão de um trabalho.
6
+9 Renata
16 Janeiro 2007 - 18:32 pm

o artigo está interessantíssimo, muitas dúvidas que eu tinha sobre o biodiesel se esclareceram agora... realmente é a alternativa mais inteligente que temos em todos os aspectos, principalmente no ambiental e no sócio-econômico !!!
7
+5 marina
17 Janeiro 2007 - 15:14 pm

muito legal esse artigo, agora fiqui por dentro de tuuuudo sobre combustiveis!!
qdo eu crescer quero escrever tao bem qto a mina q escreveu esse artigo...
sou sua fã numero 1!!
mas.. o moco la em cima... deve torrar, aquecer..??
8
-9 mario cosmo corrêa
25 Setembro 2007 - 19:02 pm

não dá para acreditar que os biocombustíveis sejam solução para os gravesa problemas ambientais. Com um pouco de bom-senso basta imaginar as inconvenientes e enormes monocultururas que serão necessárias cultivar, degradando terras e recursos hídricos, degradando nossas últimas espécies vegetais e animais.
9
-3 Antonio Batista Neto
04 Outubro 2007 - 01:41 am

Eu tenho medo é que usem as áreas para o de cultivo da cana e deixem faltar alimentos na mesa dos mais desfavorecidos.Já que irá ocorrer uma grande busca dos empresários em obter lucros e mais lucros.
10
+5 Ananias Baracuhy
04 Outubro 2007 - 14:51 pm

Meu caro Antonio Batista Neto,em termos de Brasil esse argumento carece de maior argumentação...
Atualmente estamos com 7 000 000 ha.plantados de cana e em 2010 estaremos com 10 000 000 de ha.seria muito se fosse numa Costa Rica,numa Cuba e etc...aqui dispomos de 200 000 000 de ha.agricultáveis,temos mais de 150 000 000 ha.destinados a pastágens...como se sabe degradam os solos e é de baixa produtividade agrícola,poderemos usar essa imensa área com alimentos para o homem e para a pecuária e somente aí,triplicando a capacidade desses ha....
A falta de alimentos não é falta de comida,é falta de dinheiro para comprá-la,portanto é questão social e os biocombustíveis prometem trazer mais emprego e consequentemente aumento de renda que redundará em mais alimentos no prato dos baixas renda...
O nosso potencial agrícola é imenso e temos áreas sim,para se fazer as duas agriculturas sem conflitar com a produção de alimentos...
Mais informações que V.S. deseje,use o meu E-Mail-
11
+6 Fernando Novais
16 Outubro 2007 - 13:02 pm

So venho aqui agradecer este conteudo a nossa disposição, pois com ele estou melhorando o conteudo de minha monografia.
Obrigado!!!
12
+3 Bianca
09 Março 2008 - 19:57 pm

Eu tenho um trabalho da escola e esse site foi muito bom para meus estudos!!!
Estou na 6º série e um profº meu me passou um trabalho com o tema:Tudo sobre biocombustivel
E esse site foi uma fonte para aprimorar meus estudos,meus conhecimentos e meu trabalho escolar.
13
-5 Maíra Assunção
01 Junho 2008 - 12:01 pm

Com toda a certeza os biocombustíveis estam se encaminhando para um mercado promissor.
Bom saber que o Brasil tenha postura aos grandes desastres que estamos vivendo, tentando apresentar uma saida.
O esperável é que SE entrar em vigor geral mesmol, não saia do controle. Que sejam determinadas as quantidades e qualidades do cultivo de fontes renováveis e que as pessoas estejam concientes do que estam optanto a fazer.
Que além da melhoria da renda dos desfavoráveis, melhore a qualidade de vida e que a educação esteja disponível para tal.
14
+1 julieta
22 Setembro 2008 - 17:32 pm

o bioediesel ainda é a melhor solução para tantos problemas ambientais, o que deve ser feito são estudos para poder minimizar os impactos causados na ultilização deste combustivel limpo.
15
-4 Paulo luiz Pinto gonçalves
04 Novembro 2008 - 16:41 pm

Gostaria de saber qual a principal vantagen do BTL em relação ao biodiesel, e em que geração de biocombustiveis o BTL se enquadraria; e tamben em relação á qualidade (desenpenho na aplicação e impactos ambientais), como se comporta o BTL em comparação aos combustiveis fósseis?
16
-5 Paulo Gonçalves
04 Novembro 2008 - 17:08 pm

A onda do Biodiesel e do aproveitamento de óleo reciclado foi bastante pródiga para com dois segmentos:

O dos autores de monografias, e o dos vendedores/compradores de óleos usados.

Basta ler os forums especializados no Brasil.
17
-6 luíza brum
23 Setembro 2009 - 17:03 pm

o bioediesel ainda é a melhor solução para tantos problemas ambientais, o que deve ser feito são estudos para poder minimizar os impactos causados na ultilização deste combustivel limpo.
18
-5 Wagner P. da Silva
17 Outubro 2009 - 06:08 am

Em Todo a Brasil e no mundo se fala arespeito do biodiesel, con fortes endiceis de ele ser o salvador da patria; mais esquesem que cada Kg de soja ou outro tipo de materia prima usado para a fabricação do biodiesel seria fundamental para matar a fome de muitos que morem de fome no Brasil e no mundo, vi uma reportegen que a fome e a maior causadora de morte no mundo; e a previsão que vai almentar ainda mais, então nos se preocupamos se vamos ter combustivel para ir ate o mercado, para não ir apé, mas não se preocopamos em poder levar um susto oa chegar no mescado e não encontrar o alimento na parteleira, visto que o Leite o Bolo a farinna etc. esta Trasformado em combustival no tanque do nossos carros...acho que devemos Rever os nosssos conceitos!!!
19
-7 Adriana Cecim
23 Novembro 2009 - 08:28 am

Eu nem sabia o que era biodísel renovável e adorei esse texto esclarecendo tudo. Este pode ser um dos temas do vestibular este ano e se vier já tenho uma informãção e uma argumentação a seguir.
20
+4 Ismael Quirino da Silva
17 Fevereiro 2010 - 14:31 pm

Muito interessante as infomações que eu peguei desse resumo sobre os combústiveis renovaveis. Eu vou prestar vestibular esse ano e com algumas pesquisas que já havia feito mais essa agora, poderei ir tranquilo para a prova que já estou bem preparado.
21
+2 SÔNIA
19 Março 2010 - 18:59 pm

Quero dizer, baseado no que li. Passou um filme em minha mente. Tempos bons quando tinhamos bondes e onibus eletricos. Mas o homem sempre inventa. Hoje estamos com um problema tão grande, onde se tem mais carros nas ruas do que gente. Já passou da hora de deixarmos a ficha cair. É realidade!!!!! Estamos indo de mau a pior. Precisamos tomar decisões URGENTE!!!! Que será das novas gerações que virão? ACORDA BRASIL !!!!!!!!!!!!! Bjsssssssssss
22
-5 Kawe
14 Abril 2010 - 14:34 pm

Até que é "bom" por que o biodiesel só não é tão forte quanto o diesel normal mais ja é um grande avanço!!!
23
-3 PAMELA
16 Abril 2010 - 14:07 pm

GOSTEI MUITO,BASTANTE INTERESSANTE,SOH FALTO FALA DAS DESVANTAGENS...
24
-3 Radamis
18 Abril 2010 - 13:25 pm

Muito interessante essas informações, gostei muito posso lhe dizer que obtive várias informaçoes novas para preencher meu conhecimento, Obrigado. Que os Biocombustiveis seja uma das soluções para que possa ocorrer a diminuição da emissão de gases poluentes frente ao aquecimento global.
25
-3 ohana
09 Agosto 2010 - 17:47 pm

muito legal éu precisava faser um trabalho de geografia e peguei desse site !!
valeu ai ien
26
-5 amo JB
10 Agosto 2010 - 19:54 pm

eu tirei meu trabalho desse site e tirei 10 +.valeu ai brothers.
27
-3 José Carlos
21 Novembro 2010 - 08:12 am

Primeiramente quero parabenizar pelo texto bem explicativo e com boas referencias , realmente o Biodiesel é a maneira mais facil de diminuir os prejuizos causados pelo efeito estufa , além de promover o desenvolvimento social no Brasil, espero que nosso país caminhe cada vez mais para o desenvolvimento tecnologico aliado a preservação do meio ambiente , Pra frente BRASIL !!!!!!!!!!!!
28
+3 Ricardo Allerberger
04 Janeiro 2011 - 00:35 am

O texto tá exelente... Só tem alguns pontos que as pessoas se enganam. Tá ótimo, menos emissão de dióxido de carbono... Mas como isso pode ser visto como solução se a anos que se utiliza o petróleo e derivados da destilação ( Óleos, Gasolina, Asfalto ) ! Isso não pode ser visto como SOLUÇÃO!! Isso é provisório!
29
+5 José Teofilo da Silva
22 Janeiro 2011 - 20:37 pm

A Matéria é bastante interessante, mas é necessário, que as pessoas envolvidas com a questão ambiental e principalmente com o biodiesel, tenha um olhar também no sentido de educar as pessoas, pois precisamos criar hábitos que vão amenizar os problemas do meio ambiente. Existem excessos de informações, precisamos que esta chegue para as pessoas em tempo e quantidade, e que possamos adequa-la ao uso. Para que tenha-mos um melhor aproveitamento.
É necessário que todo tipo de informação, sobre melhoria do meio ambiente, seja massificada. Téo Supervisor de Projetos Ambientais - Projeto Biodiesel Osasco.
30
+2 thayna
23 Maio 2011 - 11:00 am

fiz um trabalho sobre isso
31
+5 José Teófilo da Silva
20 Junho 2011 - 16:03 pm

Só vamos melhorar a nossa qualidade de vida, quando melholar-mos a vida do planeta.
Para isso será necessário, uma grande campanha de concientização de massa, porque é através da nossa
ação que iremos ter ganhos significativos em relação ao meio ambiente.

32
-3 José Teófilo da Silva
23 Junho 2011 - 19:03 pm

Residuos de Óleo de cozinha deve ter seu destino correto para não agredir o planeta
33
-3 José Teófo lida Silva
12 Julho 2011 - 22:01 pm

Hoje todoum ndo fala em melhrorar a auqlidade do nosso planeta, mas tem muita gente tocando projetos
na área ambiental e esquecendo o discurso e lembrando muito do dinheiro Vendendo resíduos de óleo de coiznha para pessoas ou empresas que tranformam esses resíduos em ração anamal, isto é alimentar uma cadeia produtiva que vai reproduzir um seguimento agricola, que emite um dos iamores gases de efeito estufa que é o gás METANO. Is to é inrserponsábilidade ambiental. Téo é Supervis droe Projetos Ambientasi na Secterária de Meio mabiente na cidade de OASSCO. Preicsamos combater estes erros.
34
-2 Importante!
29 Setembro 2011 - 12:08 pm

muito importante esse texto retratando a questão do biodiesel , como meio defensor do meio ambiente , sendo, melhores alternativas de combustíveis e melhores projetos no setor industrial.
35
0 Francisco carlos lucena
07 Outubro 2011 - 11:33 am

primeiramente parabenizo ao autor deste texto tão explicativo e esclarecedor ,logo deve-se reconhecer esse tipo de combustivel como sendo o futuro nos meios e fontes de energia.
36
+4 Nicole
29 Outubro 2011 - 20:23 pm

Nossa quem escreveu esse texto ta de parabéns... daora!!!
37
+5 jordao rocha
29 Maio 2012 - 12:46 pm

parabens ao site por essas informaçoes!!
38

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel