Previsão de consumo de petróleo

// 26 junho 2009 // Energia renovável

A Administração de Informação de Energia (EIA) agência do governo americano divulgou no mês passado o International Energy Outlook (.pdf 1,4mb) e  prevê para 2030 um consumo mundial de petróleo 107 milhões de barris por dia, ante os atuas 84 milhões. Segunda a agência, a produção de biocombustíveis, entre eles o etanol e o biodiesel, alcançará 5,9 milhões de barris por dia.

Acredito que são previsões feitas em cima de cenários atuais sem prever significativos saltos tecnológicos nesta área. E por isso são a meu ver muito modestas.

Pela projeção, apenas 5,5% do total de petróleo produzido em 2030 será biocombustível. É pouco. Grandes países consumidores de petróleo do mundo estão hoje com projetos (alguns em execução) de misturas de combustíveis renováveis entre 5% a 20% para os próximos anos.

E quando os biocombustíveis de segunda geração chegarem, especialmente o etanol feito com material celulósico (a expectativa é que venha em cinco anos), mudará, e muito, as previsões de consumo de derivados de petróleo.

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login