O pinhão-manso e a geada

// 13 março 2008 // Biodiesel

jatropha e a geada

Algumas mudas de pinhão manso foram plantadas na região de Ijuí no Rio Grande do Sul na primavera de 2006, com o intuito de observar seu comportamento no clima frio e o que poderia acontecer na planta após algumas geadas.

Após o transplante, durante a primavera e até o inicio do frio no outono as plantas desenvolveram-se bem. Seu crescimento foi superior a um metro, mas não emitiram flores.

Com a chegada do frio as plantas perderam as folhas mesmo com umidade no solo. Diferente do que acontece no Sudeste e Centro-Oeste, onde a planta perde as folhas por deficiência hídrica e entra em dormência.
pinhão-manso geada

Pinhão-manso e geada 3

O galho central desta planta foi queimado pela geada de agosto de 2007. Observem que a planta secou até o solo e depois, na primavera, emitiu diversos brotos que partiram da parte da planta abaixo da superfície que ainda estava viva. O pinhão-manso apresenta o mesmo comportamento da mandioca atingida pela geada.

jatropha e geada 4

As plantas voltaram a ter um bom crescimento após serem danificadas pela geada alcançando mais de um metro de altura, porém até hoje não emitiram floradas.

Nas regiões de clima com possibilidades de geadas fortes o pinhão-manso não parece ser uma boa alternativa. Nesse caso, se o tempo ajudar no próximo inverno, estas plantas poderão florescer no verão de 2009, 30 meses após o plantio. Nas regiões com clima adequado o pinhão-manso começa a produzir já no primeiro ano.

Por Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



7 Comentários em “O pinhão-manso e a geada”

  1. Telmo Heinen disse:

    Tungue. Esta é a planta apropriada para o clima temperado, no lugar do Pinhão Manso.
    Poor sinal, ambos são da mesma família = Euphorbiáceae

  2. Caro Sr. Telmo
    Todo mundo lá do Rio Grande sabe que o Tungue é a melhor solução e que o Pinhão Manso não se adequa a esta região, mas tem gente que gosta de dar murro em ponta de faca. Trouxe para o Paraná algumas mudas do Tungue e o bicho cresce que dá medo, não fosse a maldita da formiga que adora suas folhas. Quero ver se alguém vai dizer que o Sr. tá errado desta vez?

  3. Gentil Dallo disse:

    No Centro Oeste do Paraná não foi diferente do RS, Fiz quase 2000 mudas e distribui de graça para os produtores testarem e ver o comportamento. as notícias que tenho é de que a geada matou até a raiz das mudinhas mais novas, que foram plantadas em janeiro, fevereiro e março de 2007. as sementes foram incubadas em novembro de 2006. as mudas estavam bem bonitas e sadias. No fundo do meu quintal tenho uns pés que sobreviveram as geadas, as mais novinha morreram. Vamos o comporamento neste inverno, espero que sebrevivam.

  4. Fábio Hungria Lobo disse:

    Sr. Univaldo, parabens qualquer iniciativa no sentido de pesquisa é valido, eu plantei aqui na região de Itapetininga-S.Paulo, com inicio em outubro/2008 e terminei no final de março/2009 umas
    10.000 mudas, e estou apreensivo com a chegada do inverno, fiz varias experiencias que gostaria de trocar informações com outros plantadores. estou a disposição no meu e-mail.

  5. Edson Paz disse:

    Acho que o governo deveria fazer distribrição de terras em áreas degradadas e utilizar como meio de subsistencia dos acentados a rpodução dessas oleaginosas, Tungue, pinhão manso e outras, já que essa culturas não exigem muito conhecimento e são bastante resistentes a prgas, com garantia de compra da produção. E quem não viesse produzir de maneira satisfatória perderia a direito ao lote, que seria repassado para outro interessado.
    Assim poderias ter produção suficiente de bio cmbustiveis

  6. gostei da ideia do edson paz disse, se o governo distribuise terras para o plantiu de pinhão manso eu seria um dos primeiros candidatos a querer um lote para fazer um belo prantiu de pinhão. apesar de hoje ser alfaiate de profição, mas gostaria muito de ter um pedacinho de terra para que pudesse fazer o meus sonho aconteser, sou filho de lavrador mas não paro de penssar no que poderia fazer com um pouco de terras.

  7. Ivone Carneiro disse:

    Sou do Rio Grande do Sul, tegião de Santo Angelo. Estou enteressada em fazer uma plantação de tungue, já que o pinhão manso não se adapta ao frio. Gostaria de saber se o tungue de adapta bem com a geada, se existe comercio e assistência tecnica nesta região

Deixe o seu comentário

Login