Tungue: O Pinhão Manso da Região Sul

// 11 setembro 2006 // Biodiesel

Por Univaldo Vedana

Tungue: a Planta e seus frutos

Talvez poucos de vocês tenham ouvido falar do Tungue (Aleurites fordii), uma planta nativa da Ásia, com excelente potencial de produção de óleo por hectare. Seu plantio é recomendado em áreas onde a agricultura mecanizada é impossível e pode ser plantada em toda a região sul, pois precisa de frio para alcançar boa produtividade.

A colheita é simples, pois os frutos maduros caem no chão, bastando apenas juntar os frutos caídos. Inicialmente nós acreditamos nesta cultura para a agricultura familiar, nas pequenas propriedades rurais, onde esses agricultores poderão produzir cerca de 1.500 litros de óleo por hectare.

Para as regiões mais quentes do Brasil o pinhão manso é a grande alternativa para o biodiesel, mas na região sul o tungue será a escolha segura e lucrativa.

Será que o governo vai gostar desta planta? Vejamos:

  • Planta voltada para a agricultura familiar.
  • Necessidade de colheita manual
  • Emprego para o campo
  • Baixo custo de extração do óleo.

Kit Biodiesel vidros com biodiesel de diversas fontes

Não é uma planta para o Nordeste brasileiro, mas é a alternativa que faltava para sul.

Agora o Lula só precisa acrescentar o biodiesel de tungue naqueles vidrinhos, apresentado aos chefes de estado em visitas a Brasília.

Saiba um pouco mais sobre o tungue.

Catálogo do biodiesel 2010



34 Comentários em “Tungue: O Pinhão Manso da Região Sul”

  1. EVALDO VIANA disse:

    Impressiona o descaso e desinteresse pelo que é nosso, pela nossa biodiversidade, pelos vegetais que temos no nosso país. Esse Tunque, que doravante chamarei de tunquinho, é algo mais do que desprezível frente à comadre-do-azeite, cujo teor oleaginoso apurado pela UNICAMP foi de 59,65% e pode produzir, por baixo 4.800 litros por hectare. Quem conhece sobre as potencialidades da comadre-do-azeite ? Não há um só sabichão que se jacte de conhecer oleaginosas que saiba da comadre-do-azeite mais que o seu nome científico (omphalea diandra). O Pará vai surpreender com essa cultura, não o brasil, mas o mundo. É só aguardar.

  2. João Gabriel disse:

    Caro EVALDO VIANA. O comadre-do-azeite pode ser plantado em regiões frias como o sul do país ??

  3. EVALDO VIANA disse:

    João Gabriel,

    Acredito que não. Mas não há estudos que atestem ou afastem essa possibilidade. será necessário ainda algum tempo para dar uma posição segura em relação a isto. O que posso dizer é que no Norte(pará, amazonas, etc.) o clima é extremamente favorável. E como aqui temos muita terra, barata e esse vegetal é perene; é por essas bandas que a comadre-do-azeite vai se firmar, não tenho dúvidas, como a mais poderosa oleaginosa já conhecida no Brasil e talvez no mundo.

    Evaldo Viana

  4. euripedes rodrigues disse:

    Evaldo Viana,

    Como arranja algumas sementes de comadre-do-azeite?

    Abraços

  5. jair rubens pinheiro disse:

    pretendo conhecer essa planta, pois conheço o pinhão manso,
    mas o tungue não conheço, quero saber sobre sementes, modalidade de plantio, tempo de planta e inicio de produção, manejo e mais…..

  6. EVALDO VIANA disse:

    Eurípedes,

    Infelizmente não será possível conseguir as sementes da comadre-do-azeite agora, mas só no início do próximo ano.

  7. Enio Carlos Fenner disse:

    Evaldo Viana – o azeite dessa “Comadre” tb é comestível? Vc tem foto da planta – é arvore, arbusto ou vegetação rasteira? O nome comum é esse mesmo? Tem algum centro de pesquisa no sul já fazendo experimentos? Abraço. Enio

  8. Elionar disse:

    Achei muito interessante as reportagens.
    Gostaria de receber mais fotos ilustrativas em meu e-mail.

    Elionar, estudante.

  9. EVALDO VIANA disse:

    Olá Enio,

    Quando a UNICAMP realizou a primeira análise dessa oleaginosa, em 1989, o Professor Walter esteves sinalizava que a composição lipídica da comadre-do-azeite poderia dar um bom óleo de mesa. A composição dos ácidos graxos (oleico, linoleico, linol~enico..etc) apresenta percentuais muito próximos aos da soja. Quanto á forma do vegetal, quando cultivada, ela se estrutura na forma de arbusto. Em relação às pesquisas é lamentável que os órgãos oficiais até o momento não estejam dando a merecida importãncia a essa oleaginosa e não, até agora, nenhum estudo a respeito da cultuta desse vegetal. Nos próximos meses um professor alemão que desenvolve pesquisas sobre as potencialidades de oleaginonas na amazônia estará publicando um estudo com o resultado de várias que foram por ele pesquisas e nessa pesquisa a comadre-do-azeite oupará um lugar de destaque. O meu email é lduartea@gmail. mande-me o seu que lhe enviarei uma foto desse vegetal.

  10. Marcio Breier disse:

    Evaldo Viana estou fazendo um projeto sobre o pinhão manso e gostaria de saber sobre está variedade se ela pode ser cultivada na regiao centro oeste mais preciso na regiao de campo novo do parecis mato grosso

  11. EVALDO VIANA disse:

    Márcio,

    A comadre-do-azeite não é uma variedade do Pinhão Manso. Ela é um arbusto da família das euforbiáceas, cujo nome científico é Omphalea Diandra. É um vegetal perene que produz umas amêndoas com 60% de teor de óleo.

  12. Adilson Figueiredo disse:

    Desejo mais informações sobre a cultura do Pinhão Manso, estou numa região de longo período chuvoso; predomínio de pequenas propriedades;a extração de madeira é o única atividade produtora, que atualmente encontra-se paralisada; na região falta perspectiva economica viável e rentável à população. O que faremos?

  13. flavia couto disse:

    Tenho muita curiosidade em saber porque naõ existe em nosso pais o cultivo da planta tunque , me criei no meio de plantação de tunque ,ouvindo que era para fazer óleo para caminhão ajudei a colher ,ou juntar do chão,as arvores eram altas , enchiamos os tunéis e alguém vinha pegar,não sei para onde levavam , era na cidade de taquari a 100km de Porto Alegre no Rio Grande Do SUL depois de alguns anos vi novamente uma plantação na cidade de Alvorada a 5km de Porto Alegre,as arvores continuam lá , amaioria estão secas , acho que se o governo conhecer melhor o tunque abriria grandes frentes de trabalho no pais ,pois terras temos sobrando , gostaria que alguem que quisesse converssar sobre esta planta enviar um email , para trocar-mos ideias sou a favor de geração de empregos e ao plantio de arvores , esta planta é rica ,o produto é rico , aplanta e´uma arvore grande de muitas folhas , tem um potencial grande de oxigenio , por ter que catar no chão daria bastante mão de obra , e acredito que a casca do fruto é aproveitavel ok Flavia

  14. Gentil Dallo disse:

    Flavia Couto

    Gostaria de obter sementes de tungue, pois pretendo introduzir na minha região. Por aqui só se planta soja, milho e feijão, niguem conhece outra alternativa. Já iniciei na produção de pinhão manso e quero conhecer tabem o tungue.

  15. Deivili Rocha Braga disse:

    Gostaria de saber quais as possibilidades de ser plantado o pinhão manso na região sul do rio grande do sul, e se o frio pode vir a impossibilitar o plantio dessa cultura?

  16. Leandro Oliveira da Costa disse:

    Sou estudante de agronomia em Passo Fundo, na universidade UPF, e estou desenvolvendo um projeto sobre tungue, mas aqui temos pouco conhecimento dessa oleoginosa, e queria, se alguém se dispor a me passar informações, ficaria agradecido. Toda parte fisiológica, enfim, tudo sobre o tungue.
    Meu endereço eletronico:
    [email protected]

  17. VALDIR RUTHES disse:

    Tenho árvores de TUNGUE na minha propriedade e sabia que do seu fruto pode ser extraído óleo para ser usado como lubrificante para motores e que foi usado durante a 2ª guera mundial como lubrificante para os motores dos aviões.Já produzi muitas mudas e distribui mas pensando nas flores que ela produz.Fiquei surpreso hoje quando pesquisava “PINHÂO BRAVO” ereconheci pelas folhas que eram iguais as folhas de TUNGUE da minha propriedade.

  18. ILDO GASPARETTO disse:

    HÁ TRINTA E CINCO ANOS NA CIDADE DE TUPARENDI/RS, MEU PLANTAVA TUNQUE, MAS NÃO TEVE APOIO E AS PLANTAS FORAM DERRUBADAS. GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA AS PLANTAS DAR O FRUTO E QUAL É VIDA ÚTIL DAS MESMAS.

  19. francisco kaikai disse:

    eu queria um pouco de semente para fazer umas esperiencias plantar para mostrar ao publico

  20. miguel duarte disse:

    Qual a pocibilidade de produzi pinhão manso na região do sertão da paraiba no municipio de cajazeiras….

  21. Eduardo Bohn disse:

    Caros amigos,

    Siento destruir vuestra ilusión, pero no es posible fabricar biodiesel de aceite de tung (Aleurites fordii), soy de la zona productora de tung de Paraguay y ya hemos analizado este aceite para fabricación de biodiesel con resultados técnicos negativos, posee ácidos grasos trans que polimerizan fácilmente (forman laca sólida), su número de iodo es de 180, cuando la normativa de biodiesel solo permite hasta 120. Además el valor del aceite en el mercado mundial es siempre mayor de 1000 U$S/ton, mayor todavía que el de ricino o mamona.

    Tampoco entiendo la insistencia en producir óleo de piñón manso, hallo que es imposible producir un óleo barato a partir de esa cultura, solo basta calcular que el rendimiento realista de colecta manual es de 2 a 4 Kg de semilla/hora según experiencias en Africa, por lo menos aquí en Paraguay, con ese rendimiento es imposible cerrar los costos para obtener un aceite que sea factible de convertir en biodiesel.

    Interesante el comentario sobre omphalea diandra, es posible utilizar la torta de extracción para alimentación animal?, de dónde es originario?

    Todavía no encuentro mejor opción que la macaúba o bocaiúba como materia prima para biodiesel para nuestros países.

    Saludos.

  22. Srs, estou procurando sementes de tungue. Se alguem sober ou tiver , favor informar via e-mail [email protected]

    Vou Plantar consorciado Pinhão Manso x Neem Indiano x Tungue.

    att

  23. adilson t disse:

    que coisa ne pesquisando na internet encontrei neste site algo que não via a uns 25 anos atras quando ainda morava em cianorte parana ,hoje moro em são paulo ,na minha cidade natal havia muitos pes de tungue gostava dela pelas flores muito bonitas.

  24. FLAVIO MICHELETTO disse:

    BOM JA QUE APARECE OUTRA ESPÉCIE COMO TUNGUE,,,, NAO CONHEÇO,, AGORA EU PERGUNTO A TODOS QUE LEREM ESTA MINHA PERGUNTA,,,: VOCEIS CONHECEM SEMENTE DE SUCUPIRA? OU FAVINHA? JÁ VIRAM? HAM? BOM ELA É UM POCO MAIOR DO QUE UMA SEMENTE DE PINHAO MANSO, MAS ACHATADA,,VOCE QUEBRA JA SAI ÓLEO DOS DOIS LADOS DA SEMENTE TEM MUITO ÓLEO,, INCRIVEL,,VOCE COLOCA NO FOGO INCENDEIA E NAO PARA DE QUEIMAR ESTA SEMENTE,,,, HAM? JA VIRAM? QUEREM AMOSTRAS..? A ÁRVORE DE SUCUPIRA É 10XMAIOR DO QUE PINHAO MANSO,,, OU SEJA MELHOR CADA FOLHA UMA SEMENTE ,,, A SEMENTE É ENVOLVIDA AO REDOR POR UM ARCO FOLEAR,,NO MEIO FICA A SEMENTE , OUTRA É MEDICIONAL , SERVE PARA CURA DE ANEMIA, HAM?… MANDO PARA TODO O BRASIL DE GRAÇA AMOSTRA ,, BIODIOSEL AGORA É VERDE, SE QUEREM TER UN SINAL VERDE PARA O FUTURO, CLIQUEM NESTE EMAIL,, [email protected] COM DRo. MICHELETTO

  25. Cajueiro disse:

    Acompanhei com bastante curiosidade e interesse essa troca de informações e comentários sobre oleaginosas. Neste caso, posso tecer comentários a respeito da espécie comadre-de-azeite (Omphalea diandra), a qual conheci a partir de estudo realizado no norte de Rondônia e sul do Amazonas. Não resta dúvida que se trata de uma excelente fonte de matéria prima para óleo com fins diversos. Todavia, outras plantas mostraram potencialidade para energia, entre elas destacamos as conhecidas como castanha de cutia (Couepia edulis Prance) e castanha de galinha (Couepia longipendula Pilger), ambas com ocorrência na Amazônia. O óleo dessas castanhas é utilizado na alimentação, fabricação de sabão caseiro e outros usos pelas das populações tradicionais da região. A propagação vegetativa de castanha de cutia foi tema para minha dissertação de mestrado (concluído em 2007).

  26. isabela disse:

    tudo bem que o pinhao manso é tipico na regiao sul mas nao esite outra arvore nao

  27. Alcindo Pavan disse:

    Pelo que Eu tenho de conhecimento aqui no estado do Rio Grande do Sul a pessoa que mais conhece sobre TUNGUE, chama-se Antonio, é proprietário da Industria de Oleos Verela LTDA, este planta e extrai oleo a mais de vinte anos, ainda, é um grande incentivador para o aumento de plantações de tungue.

  28. Alberto Thieme disse:

    Olá pessoal,
    Nasci em Arapongas, Norte do Paraná, e desde menino, trabalhei na cultura do tungue. Meus avós vieram da Alemanha, porém, já faleceram e não tenho apenas uma ou duas tias(irmãs) de papai morando em Arapongas e/ou Apucarana. Na minha infancia e adolescencia, na fazenda do meu avô a grande parte da plantação era tungue. Sua descrição:
    1.Arvores frondosas, altas, chegando a atingir talvez 15m de altura, se não me engano, ou proximo disto.
    2. Sua semente tem mais ou menos 5 cm de diametro, contendo dentro de 6 a 8 sementes, semelhantes a castanha do Pará, porém, a casca é mais mole.
    3.O fruto possui uma casca meio espessa, da qual se fabrica verniz.
    4. Da semente, branca,’extra-ise o óleo vegetal em abundancia, tanto que quem ingerir um pequeno pedaço, provoca diarréia devido a quantidade de óleo provavelmente.Não é seguro.
    Da semente de onde se extraiu o óleo, fabricava-se sabão, aliás um bom sabão para lavar roupa, louças etc.
    CONCLUSÃO : Tudo do fruto do tungue se aproveita, como viram acima, exceto a casca fina que cobria as 6 ou 8 sementes encapsuladas dentro do fruto do tungue.
    Se algúem souber onde existe plantação do tungue gostaria de voltar a reve-lo pois na década de 1960, nosso bom governo, arrebentou muitos lavradores, trocando o oleo de tungue que eram usados nas usinas, pelo óleo diesel, por ser mais barato, porem, penso que foi a pior decisão tomada no Brasil, mesmo ele sendo hoje auto-suficiente em petróleo que ainda não acredito, pois enquanto este governo Petista mentiroso estiver no poder, não dá para acreditar em nada. Se fosse auto-suficiente, o diesel e a gasolina estariam com preços muito mais baixos. Por que não estão? Enquanto um galão de gasolina (3.78 litros) custa cerca de $3 dolares, no Brasil 1 litro de gasolina custa R$3,00 por enquanto. Mas vamos ao assunto tungue: Quem souber, por favor, informe-me onde posso conseguir sementes de tungue. Obrigadissimo,
    Alberto Thieme

  29. Alberto Thieme disse:

    Desculpem pelas erratas:
    1. Onde se lê: já faleceram e não tenho apenas uma ou duas tias…
    Leia-se : já faleceram e tenho apenas uma ou duas tias…

    2. Quando falei no preço do galão de gasolina a $3.00 (dolares), estou me referindo aos EUA.

    Obrigado
    Alberto Thieme

  30. Andrea disse:

    Caro professor, gostaria de saber se a semente de tungue é comestível para animais. Pretendo plantar um cultivar de tungue no campo onde futuramente pretendo criar ovelhas e gansos. Necessito da informação, pois me preocupo, se existe ou não, toxidade do fruto ou folhas.
    Agradeço se puder me responder.
    Att
    Andrea

  31. herbert disse:

    por que so a regiao sul tem esta plantas.

  32. Matcus disse:

    Onde consigo sementes de tungue? Podem me passar alguns contatos?
    Desde já, obrigado!

  33. AIRTO rizzi disse:

    Olá tb gostaria de saber.como se faz pra germina as sementes de.tunque ou pinhão manso. Desde hê agradeço.

  34. Rita Belon disse:

    Gostaria de saber se alguém tem esta planta por perto de Arapongas no Paraná, gostaria de obter sementes e folhas verdes e frutos para conhecimento, obrigada

Deixe o seu comentário

Login