O Problema do Álcool Anidro e Hidratado

// 26 outubro 2006 // Biodiesel

Por Univaldo Vedana
Molécula de Etanol

O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 94,5% de pureza, este último é o que colocamos em nossos carros.

As usinas de etanol vendem o álcool anidro às distribuidoras para a mistura na gasolina e este é isento de impostos. Esse mesmo álcool, quando vendido para uma usina de biodiesel (que o utiliza para realizar a transesterificação) paga “somente” 32% em impostos.

Uma usina de biodiesel que usa a rota etílica gera álcool hidratado em seu processo de transesterificação, ou seja, a usina precisa recuperar o excesso de álcool, caso contrário o biodiesel não alcançaria os padrões de qualidade além de tornar-se inviável economicamente.

Assim, uma usina de biodiesel é também uma usina de álcool hidratado, e aí está o problema. Pela legislação atual, uma usina de biodiesel não pode vender o álcool hidratado às distribuidoras e isto vem acarretando um aumento dos custos industriais na produção de biodiesel.

Temos aí, dois problemas de fundamental importância para o sucesso do programa, simples de serem resolvidos e o mais importante, o governo tem interesse de resolver, pelo menos um deles. Pois permitindo a venda de álcool hidratado a arrecadação do governo é maior, mais dinheiro vai para os cofres públicos e nenhum efeito colateral.

Como está, o produtor de biodiesel tem problemas devido a alta carga tributária em cima do álcool anidro e a impossibilidade de venda do álcool hidratado, sub-produto do processo de produção.

Catálogo do biodiesel 2010



25 Comentários em “O Problema do Álcool Anidro e Hidratado”

  1. Lincoln disse:

    Enquanto a Petrobás estiver no caminho vai ser dificil resolver o problema,pois o Biodiesel nada mais é um programa para desovar a sua produção de oléo diesel.
    Pode-se perfeitamente utilizar o oleo vegetal puro,denominado BIO 100,pois este é produzido nas industrias erroneamente chamadas de produtoras de Biodiesel,quando são
    produtoras de oleo vegetal puro,além de outros sub-produtos.
    Estas industrias que usam o seu capital de risco não podem vender livremente o seu produto principal, OVP,como combustivel,porque não há legislação para isso,mas para a
    Petrobras pode.
    Não adianta misturar o OVP ao diesel mineral,pois só minimizará o problema ambiental e a dependência do petroleo.
    Para encerrar,a agroenergia é renovável e o oléo é finito!!!

  2. Neusa Moreira disse:

    Não sabia que, do processo de fabricação do biodiesel gerava álcool hidratado. Achei muito interessante, e fiquei curiosa em saber como isso acontece. Será muito bom para o país se houver leis que regulamentem a venda desse álcool.

  3. Mario Piscari disse:

    Li sobre fazer biodiesel com metanol. O grande problema é que não temos metanol aqui da maneira como nos EUA e Europa.
    Aqui temos etanol. O álcool anidro não é vendido em postos de combustíveis, somente o hidratado que muitas das vezes ainda é acrescentado água.
    Como fazer biodiesel usando esse álcool “molhado” vendido nos postos de combustíveis brasileiros (espertinhos, como o pessoal do Congresso)?

  4. Angelo Duarte disse:

    Por meio deste, vou perguntar, afirmar, e deixar no ar algumas suposições.

    Porque a esquerda brasileira quer tanta distancia dos USA ao ponto de não enxergar que o Brasil tem muito a ganhar na parceria com os USA na questão ETANOL ?

    Porque será, que a esquerda brasileira induz os jovens e aos menos informados que nossos visinhos como: Venezuela, Bolívia e Argentina são países amigos de verdade?

    Mais uma pergunta bem objetiva: Se a Bolívia, Uruguai e Colômbia e principalmente Argentina tivesse a tecnologia que o Brasil tem hoje do Etanol, você acredita que eles teriam o mesmo comportamento do governo Brasileiro, que fica esnobando um acordo grandioso desse com o USA.

    Em minha modesta opinião, se nossos visinhos tivessem a tecnologia e grandiosidade do Brasil, pode acreditar, eles pouco se importariam com as opiniões de seus visinhos.
    E Digo mais, se a Argentina tivesse a grandeza da tecnologia do Brasil, pode apostar, eles dariam as costas para o resto da América latina, e estariam sim fazendo parceria com a Europa e USA.
    Infelizmente o Governo brasileiro por ser esquerda, fica alimentando uma amizade perigosa com nossos visinhos como, por exemplo, o Ditador Hugo Chávez, Bolívia e Argentina.
    Esses países não são confiáveis e já deram certa demonstração disso no passado e no passado recente.
    No caso da Argentina, essa é uma das piores, piores porque eles não admitem e não aceitam que o Brasil se torne um dia o líder da América latina.
    A Argentina não aceita e sempre votou contra o Brasil ter cadeira na ONU.
    A verdade é que Lula devido esta esquerda idiota do PT onde tem ditadores disfarçados de socialistas não querem enxergar a realidade.
    A realidade é fácil, o Brasil não precisa ficar se explicando aos seus visinhos e pior, dando satisfação se fará ou não acordo com os USA.
    Somos soberanos e devemos sim buscar o melhor para nós, e ao fazer isso, estaríamos fazendo simplesmente o que qualquer outro na América latina faria com certeza.
    O Brasil é um adulto e o povo brasileiro merece que esta nação vá a busca do melhor, e o melhor no momento, é a real oportunidade de se fazer uma parceria de verdade com os USA em pró do ETANOL.
    Somos uma potência nesta área e temos que aproveitar e só os idiotas não enxergam que se tornar um parceiro dos USA será mais benéfico para o Brasil porque os americanos vão precisar de álcool.
    Infelizmente os ideais radicais do PT, não permitem que o Brasil se aproxime definitivamente do USA, e isso é ruim para essa nação .
    Não sou contra o Brasil ser amigos de seus visinhos, más não aceito que eles impõem condições, cobrem satisfações e até usem a força para conseguir as coisas do Brasil.
    Na prática nossos visinhos mais querem tirar do Brasil do que propriamente dar.
    Pergunto: Já imaginou se o USA colocasse seu exercido para tomar uma empresa brasileira nos USA ?
    Isso seria um uma BOMBA !!!
    Mas a Bolívia e outros visinhos já fizeram e outros tentaram isso e o nosso governo foi benevolente e bonzinho com eles dizendo até que os pobres de lá são mais pobres que os de Cá.
    Durma com um barulho desses.
    A verdade é o Governo Lula tem favorecido e MUITO nossos visinhos: Anistiou a dívida que Bolívia tinha com O Brasil, aceitou imposições e ameaças da Bolívia na questão do Gás, Investiu e construiu uma ponte na Venezuela com dinheiro do banco do Brasil, Emprestou a perder de vista dinheiro ao Paraguai e outras coisas mais.
    Pergunto: Porque Lula tem sido tão bonzinho assim com nossos visinhos?
    O que nossos visinhos tem feito de favorável ao Brasil no passado e no presente ao ponto de se achar que estamos lhes pagando algum favor?
    Sinceramente não entendo mesmo, porque o que sei, é que nossos visinhos mais nos tiraram e nos contrariaram que nos foi a favor.
    O que sei é que eles nossos visinhos como: Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia tem mesmo é muita inveja do Brasil e já mais vão aceitar que nos tornamos uma potencia de verdade.
    E acredite se for depender deles, o Brasil nunca chegará Lá: POTENCIA!!

    Essa é a opinião de alguém que não confia em nossos visinhos.
    Podemos ser amigos deles comercialmente, mas não precisamos se aliar a eles, não são confiáveis.

    Ângelo Duarte

  5. […] O Problema do Álcool Anidro e Hidratado 26Out06 […]

  6. lu disse:

    qual a estrutura quimica do alcool anidro?

  7. F.D.B disse:

    Angelo Duarte, oque lhe faz pensar que os EUA e a solucao para o Brasil? Porque pensa que temos que nos “unir” com o “confiavel” regime militarista, autoritarista e cruel americano para que podemos ser uma “POTENCIA” um dia. Sera que e tao dificil de enchergar que os EUA nunca ajudou ninguem a crescer economicamente.E que eles, como voce, tem uma mentalidade egoista de que tudo que temos que fazer tem que ser em beneficio unico e direto a eles mesmos.
    Pare de culpar quem nao tem culpa!
    Gracas a Deus vivemos em constante evolucao, e pessoas como voce ja e parte do passado.
    F.D.B.

  8. Marisa disse:

    Não há a possibilidade evaporação e recondensação deste álcool produzido, no processo do biodiesel, por uma nova destilação do produto obtido(álccol água)?

  9. Moisés disse:

    Ao Ângelo Duarte.
    A moral da história do que está acontecendo na América Latina é simples de entender:todos os governantes destes países(com excessão da Venezuela e talvez do Peru) estão associados e cegamente comprometidos com as suas agendas ideológicas de esquerda ou marxista (alguns tem até a cara de pau de dizerem que estão lutando por um “SOCIALISMO CRISTÃO” como Hugo Chaves – Lhes pergunto: alguém já viu um ladrão honesto? Uma prostituta fiel ao marido? Uma cor vermelha que parece azul? Um comunista que fosse realmente cristão??? Água e óleo náo se misturam!!! Pura propaganda falsa.
    Aos amigos tudo(comunistas para comunistas) aos inimigos nada(comunistas para capitalistas) entendeu??? Esta é a mentalidade desses líderes.E o pior é que estamos perdendo dinheiro com toda essa brincadeira. COMUNISTAS NUNCA SÃO CONFIÁVEIS!!!

    Ao F.D.B.
    O que lhe faz pensar que pelo menos não ganharíamos com EUA? Jamais deram calote ou expropriaram uma só empresa, nem sequer uma renegociação de dívida, ou seja, sempre foram bons pagadores.E quanto a acusação de ser militarista, autoritarista e cruel, vá dizer isto ao amigo Hugo Chaves, que está ganhando muito dinheiro graças aos EUA QUE COMPRAM O SEU PETRÓLEO!!! Sem a venda desse petróleo, ele ficaria com uma “mão na frente e outra atrás” e não poderia se rearmar com material bélico russo.
    Acorda!!! Amigos amigos, negócios á parte.

  10. Alejandro Albuquerque disse:

    Ângelo Duarte, por favor, pare de escrever “abobrinhas”, está bem ??

    Essa “estória” de que a Argentina daria as costas à América Latina se acontecesse “isso” ou “aquilo”, só tem fundamento e lógica numa cabecinha minúscula (com o perdão da redundância) e retrógrada como a tua.

    Meu garoto mal informado (ou mal intencionado, talvez), pesquise um pouquinho: quem sempre desprezou tudo (ou quase tudo) que fosse latino-americano foi teu Brazil.

    E não o inverso.

    Tenho família tanto na Argentina quanto aqui, e escrevo isso com conhecimento de causa.

    Quem, na primeira oportunidade que apareceu, se aliou aos EUA (e está alinhado até hoje), não foi a Argentina, e sim o Brasil.

    Foi por causa de pessoas (brasileiros) como você, com essa ridícula mania de grandeza imperialista que só esconde um gigante complexo de inferioridade, que principalmente a partir da década de 1940 (Segunda Guerra Mundial) o governo tupiniquim, com a inestimável ajuda da imprensa em geral (note que Galvões Bueno existem até os dias atuais), passou a “taxar” tudo que tivesse origem latina como “brega” ou coisas do gênero.

    Por exemplo: você conhece algum cantor chileno, peruano ou venezuelano ???

    A única área em que foi praticamente impossível impor uma “reserva de mercado” foi a literatura (e, de certa forma, o cinema).

    Com tantos escritores latino-americanos conquistando o Prêmio Nobel (2 chilenos, 1 colombiano, 1 mexicano, sem contar meu conterrâneo Jorge Luis Borges que só não levou o prêmio por questões políticas) não deu pra impedir a entrada de seus livros no mercado nacional, não é mesmo ??

    Sem contar que o único filme destas bandas que já foi agraciado com o Oscar se chama “A História Oficial”, e é argentino.

    Estranho isso, não ??

    Com todo o gigantismo deste país, nenhum escritor “brazuca” jamais conquistou o Prêmio Nobel (nem escritor, nem químico, nem físico, nem ninguém, diga-se de passagem).

    E a coitadinha da Argentina, tão “atrasada” tecnologicamente, com você diz, já gerou 5 Prêmios Nobel, sendo 3 de áreas ligadas à ciência.

    Menos, Ângelo, menos ….

    Baixe a bolinha, está bem ??

    Você, além de não saber nada de nada, é um grande preconceituoso.

    Talvez, até mesmo por não conhecer muito sobre o que escreve.

    Até nunca mais.

  11. Guido Ferreira disse:

    Angelo Duarte,

    Pelo amor de deus!! Pare de falar asneiras….
    E vizinho se escreve com “Z”!!!

    E Parabens ao Alejandro pela bela explicação ao “menino”.

    Inté!

  12. Flavio Corbucci disse:

    Esta pagina é importante para nossa formação, de idéias e opinião.

  13. Rodrigo Lima disse:

    Bom dia amigos tamta briga e discursão sobre nossos vizinhos… e acabamos esquecendo de nos…gente como eu substituo o alcool anidro… se todos deste forum para de reclamar e se juntos urnimos para criarmos um projeto para produção de biodisel poderemos levantar uma corporativa…mas pernsar em nos agora para depois termos condissões para ajudar os outros..topam…todos juntos deste forum num projeto de biodisel…
    msn [email protected]
    fone: 011 8128-2834

  14. Fernando disse:

    onde encontro alcool anidro?…quero fazer biodiesel. Dpois q conseguir fazer compro uma picape diesel e um carro flex q dá pra abastecer os dois…hehe. Mas onde está o maldito alcool anidro?

  15. Rogério Silva disse:

    Eu acho que vizinho nenhum quer o mal do outro, simplismente cada qual ” puxando brasa pra sua sardinha” simplismente.

  16. Ricardo Laste disse:

    Desculpem minha ignorância, mas aprendi na faculdade de Gestão Ambiental que o processo de transesterificação do biodiesel tinha como sub-produto a glicerina (ou glicerol), também um álcool, porém diferente do etanol. Alguém pode me informar se este dado confere, e caso sim, qual a proporção de etanol/glicerol como sub-produto? Grato.

  17. felipe disse:

    entao posso dizer q eu sou um frentista
    qual é a melhor forma de eu garantir para todos q o alcool combustivel é realmente bom

  18. Mauricio (Jampa) disse:

    Gostei muito do que o Angelo comentou, porém um certo exagero em algumas coisas. Em relação ao Sr. Alejandro, amigo pq vc também não baixa sua bolinha, afinal vc está no Brasil e aqui meu amigo tem muito nacionalismo sim, não é ser pre-potentes e achar que somos melhor que ninguém, mais nossos “hermanos” tem sim muita inveja e se sentem quando pisam em nosso solo. Acham que aqui é terra de ninguém. Prova disso quando entram por nossa fronteira e desrepeitam a primeira lei que encontram (lei de transito) achando que não vão pagar multa quando regrasseram a suas casas com seus carrinhos com placa de fora.
    Cada um vão puxar sardinha mesmo pro seu lado e sinceramente também não confio em nossos vizinhos, prova foi o que fizeram com Gas. Porém comentários aos vizinhos a parte e vamos nos ater ao assunto em questão.

    Existe algum lugar para compra de Alcool Anidro? Algumas dicas de onde encontra? Se puderem postem aqui pra comunidade por favor.

    Abraço a todos!

  19. Valerio Santos disse:

    Amigos, vamos melhorar o mundo para as pessoas de bem. Não importa as fronteiras. Abaixo os monopólios.

  20. vende pra miim ueahuhue

  21. claudio souza disse:

    quero seber eu tenho 10 litro de alcool anidro e queria usar no meu carro quantos porcento de agua eu coloco nele pra dar a queima certa me responda por favor se for possivel obrigado

  22. adriano disse:

    quero saber se o etanol anidro e o mesmo do hidratado
    e se o anidro pode abastecer o carro flex

  23. ro disse:

    Gente, o problema brasileiro são as leis e o judiciário podre que temos. Enquanto não aprendermos a votar e não tivermos um judiciário sem vendas não adianta ficar na ladainha de aliar-se com os terroristas norte-americanos ou com os patriotas russos. Isso aqui vai continuar sendo uma fábrica de bilionários às expensas do erário, citando como ótimo e recente exemplo, os ladrões Lula e Lalau, um da política e outro do judiciário. Ah, ladrões estes chamados de doutores por milhares de ignorantes. E viva o Brasil!

  24. Quero fazer parte da equipe desta empresa, como um grande profissional agradeço desde já? Atividades profissionais, como compras e vendas, motorista carro leve, auxiliar de escritório, auxiliar de recepção, almoxarifado, apontador, mensageiro, etc. Estou cursando administração de empresas 2 modulo na etec bebedouro SP. / Contato 1733436522 / 17997090987. Bebedouro-sp

  25. Quero fazer parte da equipe desta empresa, como um grande profissional agradeço desde já? Atividades profissional agradeço desde já? Atividades profissionais, como compras e vendas, motorista carro leve, auxiliar de escritório, auxiliar de recepção, almoxarifado, apontador, mensageiro, etc. Estou cursando administração de empresas 2 modulo na etec bebedouro SP. / Contato 1733436522 / 17997090987. Bebedouro-sp.

Deixe o seu comentário

Login