Lula apóia o pinhão manso

// 01 fevereiro 2007 // Biodiesel

Lula Segurando a jatropha curcas

A imagem acima é a foto de capa da Folha de S. Paulo de hoje, tirada durante a inauguração da usina de Crateús da Brasil Ecodiesel. Para aqueles pouco familiarizados, a planta que o Presidente está segurando é o agora famoso, pinhão-manso (Jatropha curcas). O presidente há tempos vem aos poucos falando da planta, e hoje aparece no jornal de maior circulação do Brasil segurando o pinhão manso, e não mais a mamona.

O pinhão manso que no início da década de 80 foi alvo de um excelente trabalho de pesquisa pela EPAMIG, mas que depois de concluída a primeira etapa, foi abandonado (por motivos que não cabem ser colocados aqui), e não se ouviu mais falar da Jatropha até 2003. Quando então, com o lançamento do site www.pinhaomanso.com.br e com ajuda dos produtores e pesquisadores de todo o Brasil, nós conseguimos fazer essa planta voltar ao cenário de pesquisas e cair nas graças do presidente.

Talvez o maior motivo pelo qual Lula está associando sua imagem ao pinhão manso é o fator social da planta. O pinhão manso não é uma cultura mecanizada e ao contrário da cana, precisa de mão de obra o ano inteiro. Isso geraria emprego fixo no campo, muitos empregos.

Mesmo sem muitas pesquisas que comprovem sua eficiência em larga escala, o pinhão manso pode deixar um legado que nenhum presidente se arriscaria a deixar passar.

Catálogo do biodiesel 2010



6 Comentários em “Lula apóia o pinhão manso”

  1. Bender disse:

    Será que o combustível fabricado a partir do pinhão manso não ficaria caro com tanta demanda de mão-de-obra?

    Uma coisa que é importante lembrar-se é a competitividade da indústria. E não adianta nada subsidiar a cultura só para afundar o Estado em dívidas.

  2. José Luiz Prado disse:

    Estamos plantando Mamona e Pinhão Manso em Dois de Abril, vale do Jequitionha, MG. Tanto a mamona quanto o pinhão são nativos por aqui e o desenvolvimento dessas culturas é luxo puro aqui em nossas terras. Mas está nos faltando apoio financeiro, das vinte hectares que plantamos e já começou a produzir, por enquanto não sabemos pra quem vender. Estamos procurando parceria, já que temos terra ótimas para essas culturas.

  3. Arlindo M. Freire disse:

    Perspectiva

    Se o presidente Lula, antes de encerrar o seu mandato, deixar o Pinhão-Manso com as vastas culturas necessárias, bem como a comercialização de sua produção, além da transformação desta em biodiesel – certamente, sem a menor dúvida, ele ficará na história do Brasil ocupando o espaço que jamais foi atingido por alguém.
    Para que isso venha acontecer – não compete ao presidente Lula estruturar ou organizar a produção dessa cultura oleaginosa e medicinal, mas, também aos produtores rurais de todo o país, especialmente do Nordeste, pois assim têm sido realizados os grandes projetos governamentais – a participação da coletividade é uma necessidade básica e fundamental em qualquer empreendimento governamental.
    Esperamos que isso – venha ocorrer, sem maior distancia no tempo e espaço – para que assim o passado e atualidade das decepções, miséria, fome, abandono, doença e ignorancia de 40 a 50 por cento da população sejam evitados, pelo menos nas proporções atuais.
    O passado do Pinhão-Manso ficou para trás. Agora, vamos para a frente – fazer dele o primeiro tijo do grande edifício que podemos e devemos construir – mediante o incentivo do governo e a decisão coletiva.

  4. sergio carvalho azevedo disse:

    Nosso país o Brasil ja teve varias culturas , de grande valor por ex; ciclo do Café da Seringá, nossa madeira o pescados, nossos mineiros que hoje sao explorado por CIA Estrangeira por falta de incentivos a nossas riquezas sao desenvolvidas em outros paízes com técnicas mais avançadas sera quer o nossos cultivos vai parar nao de estrangeiro por falta de investimento do governo o que aconteceu no gov. passado DESPERTAI GOV. E POVO BRASILEIRO, NAO VAMOS ABRIR A MÃO DO QUE É NOSSO PELO MENOS DESSA VEZ.

    vamos unidos trabalhar pelos nossos filhos e netos !!!

  5. Jenelicio G Rocha disse:

    Nós, aqui do nordeste, não temos mais o que pensar duas vezes, é começar a plantar o PINHÃO MANSO, mesmo em pequenas quantidfade, todos, até no quintal de nossas casas, pois, esse costume já se tem com o pinhão roxo, para evitar olhado e olho grosso, agora vamos plantar o pinhão branco, e adeus “olho grande”, certamente virá os bons fluidos do Pinão Branco, com o mercado do Biodiesel em franco desenvolvimento.
    Também, permitam-me deixar o recado para o governo:que este desenvolva um plano de crescimento do nordeste, na direção da produção de pinhão branco, começãndo por conscientização do homem do campo e distribuição de sementes, minimo de 12 ha para cada produtor familiar.
    Jenelicio G. Rocha

  6. Aroldo Almeida disse:

    Estou muito interessado no que falam no combustiveis renovaveis; Etanol. Biodisel….Apeasar de estar vivendo longe do Brasil mas estou fazendo um pouco…Tenho sitio em
    MG, e estou fazendo um reflorestamento e pletento investir em Mini usina de etanol…e vendo esta reportagem sobre o Pinhao manso fiquei muito animado.

Deixe o seu comentário

Login