BiodieselBR.com

Qui02102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Biodiesel Definição Sobre o biodiesel

Sobre o biodiesel

O que é biodiesel?
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de fonte mineral nos motores de combustão interna de ciclo (movidos a) diesel, como os de caminhões, tratores, ônibus e outros veículos, ou em motores estacionários, como os utilizados para geração de energia elétrica.

O biodiesel tem as mesmas características do diesel oriundo do petróleo?
Não, o biodiesel é um éster (produto da reação de um ácido, geralmente orgânico, com um álcool), enquanto o diesel é uma n-parafina (ou Normal-Parafina, subproduto do petróleo processado nas refinarias).

Quais são os ingredientes utilizados na produção do biodiesel?
Óleos vegetais ou gorduras animais, etanol ou metanol e catalisadores.

Quais são as matérias-primas utilizadas na produção do biodiesel?
Algodão, Amendoim, Babaçu, Buriti, Canola, Dendê, Gergelim, Girassol, Jojoba, Linhaça, Mamona, Nabo Forrageiro, Óleos de fritura, Palmiste, Pequi, Pinhão manso, Soja, Tucumã, Resíduo da Indústria, Sebo ou Gordura animal

Como são denominadas as misturas de biodiesel ao óleo diesel?
Para a mistura de 2%, a denominação é B2 (2% biodiesel e 98% de óleo diesel); a mistura de 25% chama-se B25 (25% de biodiesel e 75% de óleo diesel); a mistura de 36% tem o nome de B36 (36% de biodiesel e 64% de óleo diesel); e assim por diante, inclusive o B100 (100% de biodiesel).

Misturas / variações de biodiesel

Há diferença de desempenho nos veículos que usam biodiesel?
No caso do B5 (5% de biodiesel e 95% de óleo diesel), por exemplo, pesquisas do Cenpes comprovaram que é praticamente impossível notar as diferenças de desempenho do motor em relação ao uso do óleo diesel puro.

Quanto custará o biodiesel para o consumidor?
Como a produção do biodiesel ainda é pequena, atualmente seu custo é alto. Para ter o mesmo preço do óleo diesel, precisará de incentivos do governo, escala de produção e aperfeiçoamento do processo.

Qualquer veículo poderá usar o biodiesel?
Não, somente veículos com motores diesel.

O aumento do uso do biodiesel afetará o diesel consumido e produzido no Brasil?
A regulamentação estabelece obrigatoriedades de mistura criando um “mercado cativo” de biodiesel, deslocando parte do diesel consumido no país. É importante lembrar que o consumo de diesel é crescente, mas o país ainda é importador desse produto. Portanto, o biodiesel ajudará na diminuição de remessa de divisas brasileiras para o exterior.

Qual é a expectativa de produção de biodiesel no Brasil a curto, médio e longo prazos?
Desde janeiro de 2005 e até o término de 2007, o país terá produzido aproximadamente 840 milhões de litros de biodiesel. De 2008 a 2012, a previsão é de um mercado firme de 1 bilhão de litros/ano de biodiesel B2; a partir de 2013, a demanda deverá subir para 2,4 bilhões de litros anuais.

Expectativa de produção de biodiesel no Brasil

Como o biodiesel é distribuído no país?
Obiodiesel chega a todos os estados do Brasil através de uma extensa cadeia de distribuição. A Petrobras Distribuidora, por exemplo, já oferece o produto em todos os seus cerca de 5.500 postos de abastecimento instalados em território nacional.

Quais são as projeções para produção de biodiesel nos próximos anos?
O Plano Estratégico da Petrobras estabelece, para 2011, a meta de produção anual de 885 mil metros cúbicos de biodiesel.

O que são os leilões de biodiesel, como são feitos e por quê?
Os Leilões Públicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foram criados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) como instrumento para estimular a produção de biodiesel em todo o país. Os leilões são realizados pela própria ANP, que arremata as melhores propostas para venda de volumes do combustível. Nos cinco primeiros leilões realizados, coube compulsoriamente à Petrobras a compra de 93% do biodiesel arrematado, destinando-se os 7% restantes à Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP.

Fontes
Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Empresa de Pesquisa Energética – EPE/MME, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, União da Indústria de Cana-de-Açúcar – Unica, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis, e de Lubrificantes – Sindicom, F.O. Licht, IDB-OMC, Icone, The Economist, Toepfer Institute, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, Automotores – Anfavea, International Energy Agency [Key World Energy Statistics/2006]

Informações da Comunicação Institucional do Abastecimento da Petrobras

Tudo sobre biodiesel