011

Entrevista: Alysson Paulinelli


BiodieselBR.com - 29 jul 2009 - 14:29 - Última atualização em: 20 jan 2012 - 11:49
Nesta entrevista o ex-ministro da Agricultura fala sobre os problemas enfrentados pelo programa de biodiesel, a situação atual da Embrapa e a importância das políticas governamentais.

Ele foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel de 1974 a 1979, época que virou marco do desenvolvimento da agricultura e dos biocombustíveis no Brasil. Foi quando Alysson Paulinelli supervisionou a criação e implementação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Proálcool.
alysson

Seu esforço em divulgar pelo mundo nossa “tecnologia tropical” é reconhecido mundialmente, o que lhe trouxe em 1996 o Prêmio Mundial da Alimentação (The World Food Prize). Nesta entrevista, ele faz uma análise das políticas agrícola e energética do país no passado – e seus reflexos nos dias de hoje – e comenta os principais desafios tecnológicos da agroenergia brasileira.

Paulinelli não poupa críticas ao governo e chama a atenção para a falta de vontade política para alavancar o programa de biodiesel. No entanto, ele é extremamente otimista e diz não ter dúvidas de que o biodiesel será competitivo, assim como é hoje o etanol.