009

Usinas - Radiografia do setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 08 abr 2009 - 13:11 - Última atualização em: 23 jan 2012 - 10:05
Pesquisa exclusiva faz um mapeamento completo dos projetos e usinas de biodiesel em operação comercial no Brasil

Alice Duarte, de Curitiba

Qual é o tamanho real e o perfil do mercado brasileiro de biodiesel? O que pensam os empresários sobre os leilões e o que planejam para 2009? Ao fim do primeiro ano de mercado obrigatório, as perguntas se fazem necessárias, principalmente em um cenário de grande turbulência econômica, que trouxe à tona as velhas inseguranças e incertezas que tanto tiram o sono dos empresários. Uma pesquisa exclusiva, feita pelo grupo BiodieselBR nos meses de novembro e dezembro de 2008, apresenta dados que revelam como está a situação das unidades em operação comercial no país.

Hoje são 62 usinas autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a comercializar biodiesel, mas o mercado é bem maior que isso. Nos dois últimos anos, a indústria de biodiesel deu um grande salto em capacidade instalada, saindo da casa dos 100 milhões de litros para três bilhões de litros ao ano. O número de miniusinas para fins de pesquisa ou consumo próprio também acompanhou esse crescimento.

A pesquisa avaliou um total de 220 indústrias de biodiesel. Mas, após uma seleção criteriosa, foram excluídas 112 unidades, cujos projetos estavam parados e sem previsão de se viabilizar no curto e médio prazo ou se tratavam de usinas piloto – e, portanto, sem representatividade no mercado. Ao final da análise, a sondagem focou em 107 usinas. Um total de 58% dos empresários responderam a pesquisa, que foi realizada por email e telefone. O resultado: há hoje no Brasil 49 plantas industriais produzindo comercialmente, 24 prontas mas sem produção, 15 em construção e 19 em fase de planejamento.

Atualmente 29 usinas desfrutam dos benefícios fiscais do Selo Combustível Social e 48 possuem autorização da Receita Federal para operar. Todas as que detêm o selo também possuem autorização tanto da ANP como da RF. De acordo com a pesquisa, 46 usinas não possuem nenhuma dessas três certificações.

Essas e outras informações foram publicadas em janeiro no Mapa das Usinas de Biodiesel 2009, que está em sua terceira edição.

Fim dos leilões de biodiesel?