BASF
009

Perfil da Indústria: Binatural


BiodieselBR.com - 23 mar 2009 - 15:07 - Última atualização em: 23 jan 2012 - 09:54
Apesar da nuvem de incertezas que paira no setor, o Grupo União pretende investir este ano cerca de R$ 20 milhões na ampliação das atividades da usina Binatural, em Formosa (GO)

Fernanda Guirra, de Goiânia

O Grupo União, fundado em 1984, sempre esteve ligado a dois setores estratégicos da economia brasileira: o energético e o do agronegócio. E são vários os ramos de investimentos. Eles atuam na corretagem de mercadorias agrícolas, na assessoria de fusões e aquisições, na geração e comercialização de energia elétrica e na produção de etanol. De olho no mercado de energia limpa e renovável (que está em franca expansão), nada mais oportuno que apostar também no biodiesel. Assim, surgiu o interesse do grupo em investir na construção da usina Binatural, localizada no município de Formosa (GO).

“O grupo opera no agronegócio há mais de 25 anos, por meio da União Corretora de Mercadorias, que atua no setor de grãos, óleos, milho, trigo e farelos, além de marcar forte presença no setor sucroalcooleiro. Somos, por exemplo, acionistas da Destilaria Alda, que produz etanol em Goiás com uma capacidade de moagem de 1,5 milhão de toneladas de canade- açúcar por ano”, afirma João Batista Cardoso, diretor da Binatural.

A União Energia, criada em 2001, é a parte do grupo especializada na comercialização de energia, com atuação em todo o território nacional. A empresa tem investimentos em geração de energia via Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que são usinas com capacidade de produção entre 1 e 30 megawatts e com área total do reservatório igual ou inferior a três quilômetros quadrados, conforme a especificação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Também atuamos na área de fusões e aquisições. Assim, entendemos que poderíamos utilizar nossa experiência nesse setor e ampliar nosso negócio também para uma usina de biodiesel. O interesse do grupo cresceu ainda mais a partir da forte sinalização do governo de que iria apoiar a produção de biodiesel no Brasil, como realmente está ocorrendo”, explica o diretor.
Tags: Binatural