PUBLICIDADE
007

Biodiesel de soja: Exemplos


BiodieselBR - 31 out 2007 - 12:55 - Última atualização em: 23 jan 2012 - 10:48

Apesar das discussões que cercam a commodity, o pesquisador da Embrapa faz questão de destacar que o trabalho de pesquisa para o melhoramento genético e adaptação da soja no país, assim como os avanços tecnológicos das lavouras, tanto no plantio quanto na colheita, e o parque industrial solidamente estruturado para a transformação da matéria-prima em produtos de maior valor agregado são fortes exemplos da sojicultura para outras oleaginosas. Para ele, com os devidos investimentos em pesquisa e tecnologia, outras matérias- primas usadas ainda timidamente no setor podem avançar muito.

Bonomi, do IPT, afirma que as novas culturas a serem desenvolvidas para a produção do biodiesel podem aproveitar realmente vários exemplos da soja. “Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de variedades adequadas às condições climáticas e ao solo, sem falar na organização logística de produção e de comercialização.” Mesmo o elevado grau de mecanização da cultura da soja, diz ele, pode servir de exemplo para outras matérias-primas potenciais. “Com o incentivo dado para a agricultura familiar, as pequenas propriedades, organizadas em cooperativas, poderão se beneficiar da mecanização para reduzir custos de produção”, analisa.

O consultor José Zílio defende que a soja “é uma grande escola para o Brasil.” Ele ressalta que a qualidade dos derivados e o avanço da tecnologia agronômica foram sempre metas do setor ligado à commodity. Os produtores de oleaginosas secundárias, aconselha, deveriam se associar para unir forças nos próximos dez anos, que serão decisivos. “A falta de liquidez internacional para sementes não protéicas nos força a concentrar a estratégia para o mercado interno e sonhar menos com exportações”, recomenda.

Com o passar do tempo, Zílio prevê que a soja deverá perder importância no setor de biocombustível. “Principalmente por ser um alimento.” Ele diz que países importadores certamente cobrirão os prêmios para adquirir os derivados da oleaginosa e lembra que isso abre uma imensa oportunidade para as demais sementes – em especial, para os produtores da agricultura familiar. “Os movimentos sociais sérios têm uma nova Estrela de Belém, que é o biodiesel.”