001

No topo do pódio


Edição de Out / Nov 2007 - 09 out 2007 - 14:35 - Última atualização em: 18 dez 2012 - 15:26

O portal brasileiro Biodieselbr.com é o site mais visitado do mundo na área

Da Redação

O site nasceu em 2003 e, de lá para cá, veio crescendo até chegar à impressionante marca de portal mais acessado do mundo na área de biodiesel. A proposta, desde o princípio, foi acompanhar de perto todas as movimentações do setor, sempre primando pela qualidade e credibilidade.

Segundo a Alexa, empresa norte- americana subsidiária da Amazon.com e especializada em monitoramento de tráfego na internet, o portal brasileiro ficou na frente de grandes portais especializados do mundo. Em ordem de acessos, o quatro maiores são: o brasileiro biodieselbr.com, o norte-americano biodiesel.org, da National Biodiesel Board, o também norte- americano biodieselnow.com e o espanhol biodieselspain.com. Alemanha e França, embora sejam os maiores produtores de biodiesel do mundo, não têm uma presença tão expressiva na internet.

O site brasileiro venceu uma disputa desigual. Os Estados Unidos possuem uma quantidade muito maior de computadores conectados, sem contar que os sites americanos são escritos em língua inglesa, o que facilitaria o acesso de outros países aos conteúdos. Mesmo em um país que tem menor número de internautas e disponibilizando as informações em português, o site Biodieselbr.com tomou a liderança.

Para Miguel Angelo Simczak Vedana, diretor executivo do portal Biodieselbr, o sucesso é conseqüência da qualidade e da quantidade das informações disponíveis no site. Os espaços dos visitantes também são atrativos poderosos. Muitas notícias ganham outra dimensão com os comentários escritos pelos visitantes.

O pódio do biodiesel na internet

1. www.biodieselbr.com
Site brasileiro criado em 2003, é ponto de encontro e referência do setor de biodiesel no Brasil. Agrega informações sobre toda a cadeia de
biodiesel, com especialistas opinando sobre o assunto em colunas semanais, notícias diárias e análises do setor. O site possui fórum de discussões e blog especializado.

2. www.biodiesel.org
Criado em 1996 pela Associação de Biodiesel dos EUA (NBB), o site busca informar as atividades da associação e defender os interesses do setor. Apresenta excelentes informações sobre o desenvolvimento do mercado norte-americano e detalhes importantes para os consumidores de biodiesel.

3. www.biodieselnow.com
Criado em 2002, baseado no conceito de comunidade. Tem como principal atrativo o fórum de discussão onde consegue agregar visitantes ativos de diversos países. Depois de um período de inatividade, o site mudou o visual e está investindo no blog.

4. www.biodieselspain.com
Site espanhol criado em 2005 com foco principal em notícias. Conta com um fórum interessante e ajuda interessados que buscam emprego no setor de biodiesel.