Produção e consumo

Vendas mensais de diesel se aproximam da máxima histórica


BiodieselBR.com - 02 set 2021 - 18:25

O mercado nacional de óleo diesel está mesmo em marcha acelerada. No mês de julho, as distribuidoras reportaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vendas superiores a 5,61 milhões de metros cúbicos (m³) do derivado de petróleo. Esse é o segundo maior volume mensal no histórico, perdendo apenas para outubro de 2014 quando a demanda superou a barreira de 5,73 milhões de m³.

Até agora, tudo parece se encaminhar para que 2021 finalmente supere o ano de 2014 como o melhor da história. E a vantagem está se alargando. No primeiro semestre as vendas de diesel somaram 29,7 milhões de m³ batendo o recorde por uma margem de 3,1%. Agora, a diferença já está em 3,9% a favor de 2021.

Observando a curva de consumo dos últimos anos, o pico da demanda ainda está para chegar. Normalmente, os meses de agosto e outubro são os mais agitados do ano. Se o mercado se comportar como nos últimos cinco anos, o consumo de diesel deverá crescer cerca de 2,5% entre julho e agosto o que deverá levar o mercado acima de 5,75 milhões de m³.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR